Namoro: o que é, como acontece, onde vai dar

Namoro / Reportagens

Por Daniel Machado
produtor do Destrave

Desde o tempo das cavernas a forma de relacionamento entre o homem e a mulher passou por várias mudanças ao longo da história. Sobretudo com as grandes transformações da sociedade do século XX e XXI estas mudanças continuaram a acontecer, mas junto com elas também vieram as perdas de alguns valores fundamentais para um relacionamento sadio.

A história deu várias voltas e chegamos aos dias de hoje com o namoro estilo “test drive”, no qual é preciso a experiência antes de um compromisso sério. Com a desculpa de que estamos vivendo numa nova geração com novas formas de relacionamento a pessoa é de todos, ao mesmo tempo em que não é de ninguém, e nesta confusão perguntamos: Afinal, o que é o tempo do namoro?

“Namoro deve ser olhado sob a ótica da vocação, ou seja, é um tempo de preparação para se assumir uma vocação específica que é o matrimônio”, afirma padre Paulo Ricardo.

Para o casal de namorados Ralphy e Tamires, integrantes da Companhia de Artes CN, o namoro é um tempo sério de conhecimento. “Quando o Ralphy me procurou ele me disse: ‘Tamy, eu não quero ficar com você para depois namorar, vamos fazer um caminho de conhecimento, aprofundar na amizade, antes de namorarmos’”, declarou a jovem que namora Ralphy há 5 anos.

“Eu acho que as pessoas confundem muito a paixão com o amor. Existe, sim, a paixão, aquela coisa gostosa de estar ao lado da pessoa, de querer vê-la, de pensar o tempo todo nela, etc. Mas quando você começa a conviver, a ver os defeitos, as falhas, a conhecer a pessoa como ela é realmente, é aí que entra o amor”, afirma Ralphy.

Sim, o que Ralphy declarou acima é algo que a galera confunde muito: a paixão (desejo) com o amor. Quem nunca ouviu aquela famosa frase: “Se você me ama me dê uma prova de amor”? Nem precisamos adivinhar a intenção dessa “prova de amor”, não é verdade?

Chegamos então a um assunto que é meio tabu entre os jovens, inclusive os de dentro da Igreja: o sexo no namoro. “O sexo diz para a outra pessoa: ‘Eu me entrego inteiro para você’. Se o sexo diz isso, que sentido tem eu dizer ‘eu me entrego inteiro para você’ e depois me levantar e ir para a minha casa?”, indaga padre Paulo Ricardo. Para o sacerdote, o sexo no namoro é uma mentira porque divide o corpo e a alma. “O sexo no namoro, em vez de solidificar a relação, a abala, porque fica sempre a dúvida: ‘Será que esta pessoa me ama ou está usando o meu corpo?’”

Padre Paulo Ricardo está correto segundo a Associação Americana de Psicologia, que realizou uma pesquisa com mais de dois mil casais nos Estados Unidos da América. O estudo constatou que os casais que tiveram relação sexual somente depois do casamento obtiveram nota 22% mais alta na estabilidade conjugal, 15% mais alta na qualidade do diálogo entre os cônjuges e 20% mais alta na qualidade da vida sexual em comparação com casais que não viveram a castidade no namoro.

Sexo no namoro: somente questão de pecado?

Ralphy e Tamires vivem a castidade no namoro e testemunham os aspectos positivos na vida deles. “Eu vejo pelas consequências na vida dos meus amigos – que não optaram pela castidade no namoro – que eu fiz a escolha certa”, testemunha o jovem. Para Tamires, muitos jovens querem viver essa virtude [castidade], mas muitas vezes não encontram pessoas que lhes digam que isso é possível e bom. “Tenho um amigo na faculdade que ficou abismado por eu não fazer sexo no namoro, e quando eu disse a ele que era possível ele disse: ‘Nossa! Bem que eu poderia propor isso para minha namorada’. Então a sua vida acaba sendo um testemunho”, afirma a jovem.

Clarissa entrevista pe. Paulo Ricardo

“As verdades que a Igreja prega a pessoa pode enxergar dentro de si. Depois que você passou à noite ficando, ficando, ficando; você constata que existe um vazio no interior. Então se o jovem for sincero com ele mesmo ele vai perceber que, no final de uma noite em que ele ficou com 2, 3, 5 pessoas, vai encontrar na sua alma a tristeza, a desilusão e o vazio”, salienta padre Paulo, referindo-se ao “ficar” tão comum entre os jovens.

Sim, namoro é um tempo bom, um tempo de curtir um ao outro com respeito e limites. Tudo o que começa certo tende a crescer e dar muitos frutos. “Se você começa certo vai dar certo, mesmo que tenha alguns tropeços no caminho, mas você alcança a vitória”, testemunha Tamyres.

Voltamos então à nossa pergunta inicial: o que é o namoro? Namoro é um tempo de crescimento no amor e no conhecimento de um homem e de uma mulher que almejam se entregar um para o outro, de corpo e alma, para o resto de suas vidas. Este amor, provado, comprovado e abençoado por Deus tem um nome: matrimônio. E o fruto desse amor amadurecido entre um homem e uma mulher tem seu nome: família.

Assim é o plano de Deus sobre o qual está a base de uma sociedade sadia.

Confira também:

Paixão e amor: qual a diferença?

Quero namorar e não consigo

Bastidores das gravações

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

 

78 Comments to Namoro: o que é, como acontece, onde vai dar

  1. Adriana C.'s Gravatar Adriana C.
    June 30, 2011 04:22 Permalink

    é uma pena q muitos homens estão invejando as mulheres e se tornando.. “GAYS”!! ser mulher é muito bom, mas nós gostamos de homens

    Adriana Carvalho – SP

  2. Égila's Gravatar Égila
    June 30, 2011 11:17 Permalink

    Parabéns pela matéria, adorei, é tudo isso ai mesmo falado no texto acima, vivo a castidade no meu namoro confesso q não é fácil, as vezes me questiono, mas sempre rezo pedindo a Deus pelo meu namoro e pelo amor que eu sinto pelo meu namorado para q Deus nos dê força e que não nos deixe cair na tentação do corpo… Eu e o meu Amor começamos assim e assim eu quero q seja até o dia do nosso matrimônio. Que N. Senhora interceda a Deus por nós, amém. E que sejamos felizes

  3. Mário Augusto Fernandes's Gravatar Mário Augusto Fernandes
    June 30, 2011 11:24 Permalink

    Victor tudo bem, envio te esta mensagem de coragem. tio Mário

  4. Ana Paula Moreira's Gravatar Ana Paula Moreira
    June 30, 2011 11:58 Permalink

    Tem muito bom a ser abordado. Nós jovens de precisamos encarar esse “desafio” no nosso namoro. Digo desafio pelo que a sociedade nos impõe, uma sexualidade desregrada que ao final acaba deixando ferida no outro. Tenho um baita orgulho em dizer que EU VIVO A CASTIDADE em meu namoro. Quero um matrimonio santo, e não uma pessoa “fixa” para ter relação sexual quando quero e a hora que quero e do jeito que quero. E ai é outro ponto, pois as vezes nós que vivemos a castidade ficamos tão preocupados em não ter relação no namoro e com tanta pressa para casar que acabamos esquecendo o real sentido do namoro: o conhecer o outro. Digo isso por que até um tempo atrás vivia assim. Logo percebi que se não vivesse o não namoro não iria saber ao final com quem estava me casando….Digo para o meu namorado “se o amor que eu sinto por você não te levar para mais perto de Deus então não vale apena”. E é essa frase que na minha opinião devemos levar para os nossos namoros. Afinal Use a castidade, Deus quer e você consegue!!

    • Cecilia's Gravatar Cecilia
      June 30, 2011 20:47 Permalink

      Gostei da frase Ana Paula!Vivo a castidade tbm grçs a Deus e kero continuar viver vou levar sua frase pro meu namoro: “Se o amor q eu sinto por vc ñ te levar para perto de Deus ñ vale a pena.”

  5. Edson Segate Nunes's Gravatar Edson Segate Nunes
    June 30, 2011 15:08 Permalink

    Sim, eu creio que é possível, eu moro em itaberaí-GO e estou vivendo esta fase de amizade e oração, com o desejo de namoro e casamento. Graças a Deus esta reportagem veio confirmar oque estamos vivendo pois não nos envolvemos por decisão e já estamos rezando e conversando a 11meses, nenhum beijo na boca demos, pois queremos realmente beber da graça de conhecer e amar um ao outro sem essa paixão transbordante que brota em nossos corpos e mente, que até parecem vir do coração, quando ficamos nos “beijando” e na “pegação”, pois vivi muito isso quando estive afastado do senhor e escravo do pecado, inclusive nas drogas. Aprender a me interessar pelos sonhos e conhecimentos de minha futura companheira está sendo surpreendente, pois não estamos sendo conquistados pelo prazer sexual, que podemos proporcionar um para o outro, por envolvimentos fisicos, graças a Deus essa experiência espiritual tem me dado muito mais prazer e gozo, tem me aproximado mais de Deus, o que eu satisfazia falsamente antes com beijos e abraços, drogas e sexo, hoje faço isso na oração, partilha, confissão, leitura da palavra, celebração da missa, missões…JESUS preenche o espaço que o pecado mente que pode suprir, e ocupar. Muito obrigado por esta matéria que me anima para continuarmos na luta pela vitória certa. Como um atleta que corre perseguindo o alvo, e sabendo para onde vamos, rumo ao alvo, o premio celeste, a salvação, a vida eterna. Glória e graças a Deus, em Jesus Cristo vosso filho e senhor nosso que nos torna dignos da herança de vida eterna, no espírito santo e no teu corpo e sangue que nos une em um só corpo mesmo sendo muitos e espalhados pelo mundo todo. Icorintios 10,16-17. AMÉM. /

  6. ana flávia de oliveira lima's Gravatar ana flávia de oliveira lima
    June 30, 2011 15:32 Permalink

    ótimo o assunto e melhor ainda os esclarecimentos para nos jovens que precisamos tanto estar continuamente atentos as questões de sexualidade e afetividade, para não cairmos em tentação.Amém!!!

  7. Ana Lima's Gravatar Ana Lima
    June 30, 2011 15:35 Permalink

    Muito bom quero sempre que a Canção Nova nos mantenha com estes esclaecimentos de grande importancia para nós Jovens.

  8. Lo's Gravatar Lo
    June 30, 2011 19:05 Permalink

    Pena que a proporção dos homens e mulheres que pesam assim é muito desigual.
    Da para ver pelos comentários abaixo.
    As mulheres tem maior facilidade de compreender isso, quanto aos homens, é raríssimo!

  9. Letícia's Gravatar Letícia
    June 30, 2011 19:46 Permalink

    Namoro a quase 2 anos e desde o começo meu namoro foi santo, temos nossas dificuldades e na nossa idade (eu tenho 18, ele 20) é difícil de nos controlarmos principalmente por eu não gostar de abrir mão de certas coisa como ficar sozinha com ele, gosto desse momento, eu e ele… sem ninguém por perto, sei que é a hora que o pecado passa mais perto de nós mais é o momento que pra mim, só existe ele no mundo. O incentivo do namoro santo veio do meu namorado, sinto muito orgulho de dizer isso MEU NAMORO É SANTO LALALA, hehe. É dificil vermos meninos ou ate mesmo homens com esse tipo de caráter hoje em dia por isso vale a pena esperar e rezar (rezei MUITO) para encontrar aquele alguém que faça a diferença aquele alguém que faça seu coraçào disparar e que ao mesmo tempo te respeite e cuide de você como se você fosse a coisa mais preciosa do mundo, tenho orgulho do meu namoro, e orgulho de, num mundo tão perdido e cheio de valores invertidos, ser uma jovem diferente, agradeço a Deus por não a única :)
    Quem ainda não fez voto de castidade no namoro FAÇA! se seu parceiro(a) não aceita, ele(a) não é a pessoa que Deus reservou para você!

    • ClarissaMsil's Gravatar ClarissaMsil
      October 31, 2013 19:50 Permalink

      Curti muito seu testemunho >< Nuca desista desse objetivo, a recompensa será muito melhor… =p

  10. Adriana's Gravatar Adriana
    June 30, 2011 20:06 Permalink

    Tenho 25 anos e nunca namorei. Me se sinto travada c relação a isto, me apaixono mais tenho medo de me relacionar.

    • Milena's Gravatar Milena
      July 1, 2011 03:50 Permalink

      Olá, Adriana, minha irmã em Cristo! A Paz de Jesus!!! Gostaria muito de deixar uma resposta para vc, mesmo sem conhecer a sua história e a sua vida, principalmente, pq tenho 22 anos de vida e alguns anos de espera no Senhor pelo namoro de verdade q sabia q Ele tinha reservado pra mim, mas q não via acontecer na minha vida. Namoro esse q é real, de castidade e muuuuuuuuuita oração, q foi sendo moldado em uma profunda amizade e q hj acontece em minha vida e na vida do meu namorado Diego, com muitas lutas, com a graça de Deus e na unção do Espírito Santo, o mesmo Espírito Santo q pela intercessão de Nossa Senhora nos apresentou um ao outro no Território Eucarístico q é a Canção Nova. Me senti impelida a partilhar com vc essa minha história pq de fato: “A Esperança não decepciona, porque o Amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo q nos foi dado”. Eu sempre caminhei em meio a amigos q não partilhavam da mesma fé q eu e me mantive em Deus por graça d’Ele. Tinha muitos medos de me relacionar e me machucar e isso me preservou. Depois q tive meu encontro pessoal com Jesus passei a interceder por meus amigos junto a Deus e, como o Padre Léo disse uma vez em uma de suas pregações, eu pude experimentar q: “quanto mais nos aproximamos de Deus, mais chances temos de ficar encalhadas” pq a beleza de Deus encanta de tal forma q homem algum se compara a perfeição de Jesus e gostar nenhum se compara a profundidade do amar do Senhor. Nada preenche com o gosto do Amor de Deus os vazios todos do nosso interior. Depois dessa experiência quando adolescente, passei anos somente querendo em minha vida a presença de Deus, buscando somente Jesus e sem perceber q Ele estava me colocando numa trilha de cura interior muito necessária para q hj eu pudesse estar caminhando com meu namorado e com Deus. Deus e nós. Deus conosco e em nós. Acima de tudo Deus. Pra q muitos dos meus medos fossem curados eu precisei me entregar somente a Deus e deixar q Ele passasse a ser não apenas Aquele q havia me mantido pura por todo esse tempo a custa de muita luta, oração, confissão, Eucaristia, terço, meditação da Palavra do Senhor, suor e lágrimas pq o mundo cobra de nós, os amigos cobram, a família cobra e como tudo está muito precoce no mundo, ter 20 e poucos anos e nunca ter namorado é quase q uma afronta ao q o mundo quer q seja visto como normal. Voltando a minha história: Deus se tornou um amigo q me devolve pra mim mesma as vezes q me perco e q me impulsiona a ir ao encontro dos meus irmãos para testemunhar muitas vezes no silêncio q é possível ser toda de Deus. Por isso, minha irmã, estou escrevendo tudo isso. Pq não quero só guardar a minha história pra mim. Hj percebo q ela é história de salvação de Deus q me ama muito e q tem um plano de amor pra se cumprir em minha vida q já existe no Coração de Deus. E sei q é assim com todas as pessoas. Deus nos ama pessoalmente. Se vc tem no seu coração uma certeza de q Deus tem um relacionamento casto, santo, pra ser vivido por vc em Deus, com Deus, não desista de esperar e não coloque resistências a Deus nesse processo de cura dos seus medos. Vc tem um tempo q só Deus sabe. O homem q o Senhor preparou pra vc tb tem um tempo q só Deus sabe. Tempo de espera, mas não de ócio pq Deus tem seus mistérios, mas não negligencia nenhum dos nossos suspiros, nenhuma das nossas lutas, nenhuma das nossas lágrimas. Coloque Ele acima de tudo e em tudo na sua vida q tenho certeza q tão logo vc experimentará um Amor maior q tudo q vc já experimentou, maior q todas as paixões q vc já sentiu e, depois de ser encantada assim por Jesus (pq esse amor q descrevo é o amor de Jesus q nos ensina a amar), Ele vai realizar na sua vida os sonhos q vc nem sabia q tinha, sonhos q vc nem ousou sonhar pq a felicidade q Ele tem para aqueles q O amam já começa aqui na terra e excede tudo q possamos passar de tribulações aqui, pois tem gosto de eternidade e é para isso q nós nascemos: para a eternidade. Deus não tem para nós famílias construídas na base de paixão só, Deus tem para nós Amor. Amor leva para a Eternidade. É Amor apaixonado de um Deus Apaixonado q foi até a Cruz por essa Paixão e quer famílias construídas em base sólida, famílias q vão até o fim no Amor e na Obediência ao Senhor e, por consequência, vivem o amor e o repeito entre si. Sigo com meu namorado na oração, confissão, Eucaristia, no terço, meditação da Palavra do Senhor, muitas vezes não tanto quanto gostaríamos, mas sabemos q Deus vê as nossas lutas. Seguimos nos conhecendo sob a luz do Espírito Santo e não na superficialidade do q enxergamos e podemos tocar pq queremos ver além, ver com os olhos de Deus e assim caminhar seguindo as pegadas de Amor de Deus para o cumprimento da Sua vontade em nós, q rezamos para q seja um matrimônio santo, mas q entregamos com confiança nas Mãos de Deus q sabe o q é melhor para nós. Paz e Misericórdia, minha irmã! Força e Coragem pra todos nós q nos dispomos a, não apenas no namoro casto, no casamento casto, na família casta, fazer a vontade de Deus, mas fazer a vontade de Deus acima de nós mesmos sempre, a cada passo com o Senhor! Nossa trilha de cura é um processo q só termina quando nos encontramos com Jesus face a face. Q possamos perseverar naquilo q nos cabe pq Deus sempre faz a Sua parte. Com muito carinho e orações :)

      • Luciana's Gravatar Luciana
        November 22, 2013 23:14 Permalink

        Bonito seu testemunho Milena, mas só consegue seguir esse tipo de relacionamento quem conseguir encontrar uma pessoa do mesmo tipo, do mesmo meio, ou seja, religioso. E até nesses lugares existem pessoas \”não confiáveis\” e \”estranhas\”, sem iniciativa, sem vontade de fazer as coisas darem certo. E, sem reciprocidade, nada vai para a frente, por maior que seja a fé, por mais \”forte\” que seja a oração e a perseverança. E aí, a vida, a juventude passam e muitos ficam numa espera sem fim, muitos morrem esperando uma pessoa, alguém que, infelizmente, não existe! Boa sorte para vc! Beijos!

  11. Flávia's Gravatar Flávia
    June 30, 2011 20:15 Permalink

    Qual o nome da música que toca ao final da reportagem?
    “agora te encontrei, não quero te deixar sem mim”

  12. fernandha oliveira's Gravatar fernandha oliveira
    June 30, 2011 21:08 Permalink

    Adorei a matéria mas é tão complicado a pessoa já ter uma vida sexual ativa e deparar com uma pessoa que não tem e simplesmente ter que respeitar.É fato que a castidade no namoro proporciona sim uma família bem constituída,mas o problema é conseguir não cair em tentação,somos humanos e somos tentados a todo o momento,eu admiro muito casais que buscam e isso e eu também quero ter essa coragem essa ousadia de me consagrar a Deus até na hora do matrimônio.um abraço,obrigada pelos textos edificantes que postam têm sido de grande utilidade porque com eles vou montando a minha característica e firmando no meu propósito com Deus.Paz e bem

    • FELIPE J's Gravatar FELIPE J
      July 2, 2011 12:55 Permalink

      Gostei da sua sinceridade em relação às dificuldades, o primeiro passo e reconhecer que somos fracos, pois e nas nossas fraquezas que Jesus age, força, pois você não esta sozinha nesta luta contra as tentações Deus envia seu Espírito Santo a cada momento que sopra em teu coração você e vencedora e vai conseguir viver uma vida e um namora santo.fique sempre na presença de Deus.

  13. Sandro Claudio's Gravatar Sandro Claudio
    July 1, 2011 20:37 Permalink

    Nós, em geral, todos os humanos, acabamos esquecendo que o dia é feito de 24 horas, e queremos que ele, o dia, tenha pelo menos umas 40 horas. Esse desejo está transferido para tudo que esta a nossa volta. As crianças querem ser adolescentes com cinco anos. Por sua vez os adolescentes querem ser jovens, cada vez mais cedo, existem vários exemplos em nossa sociedade, meninas com 11 anos, na balada, e até com menos, em algumas regiões. Os jovens, bem os jovens querem ser sempre jovens. Não querem ser adultos, mais também não querem somente as 24 horas do dia. Querem mais! Por que? Porque trata-se de uma necessidade de consumo, onde os jovens precisam ser sempre jovens e os balzaquianos e os da terceira idade também precisam comprar a juventude, para manter tudo que existe por trás da moda, dos programas televisivos e filmes, carros, casas. etc… Não quero aqui dizer que o mundo tenha que mudar, mais sim dizer que nós como um todo precisamos aprender a enxergar a manipulação deste mundo sobre as nossas vidas, seja em que fase nós estejamos.
    Porém sobre os jovens a cobrança é muito maior, para que eles não pensem e simplesmente executem a “Manipulação”, que o mundo coloca sobre eles.
    Jovens,o mundo quer de vocês o que vocês tem de melhor, que é a sua força e vitalidade, capacidade de mudar tudo, mais tudo mesmo que queiram mudar. Sabendo disso, “o mundo”, que sabemos que ele tem nome e endereço, Capeta, Inferno, precisa manter todos os jovens focados e presos, aos conceitos que a todo instante, acabam recebendo através dos meios, tv, internet, revistas, fofocas, etc, com isto, está também a idéia de que para ser livre, precisa ser descolado, transado, despojado, antenado, e tantos outros ados, que realmente deixam os jovens plugado em uma necessidade de viver tudo ao mesmo tempo. Não permitindo que os jovens tenham a menor chance de pensar, mais simplesmente deixar que todos os estímulos de exemplos, sexuais, imorais, sejam aceitos e consumados pelos seus corpos.
    Onde o namoro, não tem vez, vamos logo para os finalmentes.

  14. aline santos souza's Gravatar aline santos souza
    July 4, 2011 21:57 Permalink

    meuy nome e aline moro teixeira de freitas. ass.aline

  15. Elisangelazinha's Gravatar Elisangelazinha
    July 5, 2011 03:59 Permalink

    Namoro eh doar sem medida!!!!!!!! Eh a maior matéria pq engloba tudo!!

  16. Angela Duarte - Barbacena - MG's Gravatar Angela Duarte - Barbacena - MG
    July 5, 2011 16:29 Permalink

    hoje em dia ta muito dificil namoro santo, mas nao impossivel, os homens sao os mais preocupantes,pois eles soh pensam em seus prazeres e esquecem de nos mulheres, vamus nos unir e ensinar um para o outro o valor q cada um d nos temos…

  17. HENRIQUE PASSAMANI's Gravatar HENRIQUE PASSAMANI
    July 9, 2011 00:10 Permalink

    hoje em dia está dificil viver um namoro santo, namorei tive tres namoradas, tive que terminar pois uma queria sexom,e vivo a castidade, esperei e orei muito e ele foi fiel colocou um especial em minah vida mas de outro estado eu sou capixaba e ela mora em São Paulo, infelismente, o mundo a mídia influencia muitos jovens, esculto muitas piadinhas de colegas de faculdade pois 28 anos virgem, renunciou a mastubaçao, pornografia e namora uma moça de outro estado impossível. mas sei que DEUS ESTA FELIZ COMIGO. DEUS ABENÇOE A TODOS

  18. JOAO's Gravatar JOAO
    July 11, 2011 20:29 Permalink

    HOJE COM 30 ANOS VIVO A CASTIDADE NO NAMORO COM A GRAÇA DEUS,,,APRENDI COM A CANCAO NOVA E OS TESTEMUNHOS. ABRAÇO

  19. Paulo Franklin's Gravatar Paulo Franklin
    July 14, 2011 23:00 Permalink

    juventude é a época de grandes e belas decisões. Tantas coisas a escolher, tantas a deixar de lado; mas toda descoberta traz consigo o gosto de realização.

    O namoro é um marco na vida de qualquer pessoa. É o encontro de dois corações rumo ao verdadeiro amor.

    É uma pena que muita gente não descobriu o sentido do namoro em suas vidas. Cansaram-se de procurar alguém para juntos, caminharem rumo ao matrimônio e daí entregarem-se um ao outro num amor-doação.

    E ai surgiu à proposta do “ficar”. Entende-se por ficar o envolvimento sem compromisso. É aproveitar o momento, sem se preocupar em criar laços com a pessoa. Aqui o amor não tem espaço pra nascer.

    Não se encontra a verdadeira alegria vivendo desta maneira. A sensação de alegria e prazer que o “ficar” traz é apenas um paliativo de momento, mas em pouco tempo o jovem [U]ficará [/U]frustrado por perceber que não conseguiu conquistar ninguém.

    O bom mesmo é estar comprometido, namorando. E esta palavra tem muito a ver com amor. Veja que a palavra n[B]AMOR[/B]o tem amor no meio. Namorando, o jovem vai crescendo no amor e terá condições de levar adiante a proposta do Criador: que cada um seja feliz à medida que faça alguém feliz.

    O jovem cristão só fica com alguém se for pra namorar. Ficar por ficar é coisa de gente fraca, sem metas pra sua vida.

  20. Alan Flôres's Gravatar Alan Flôres
    July 17, 2011 17:51 Permalink

    concordo estou namorando a algumas semanas tive a experiencia de namorar uma vez antes me decepcionei fui logo para o fikr sem primeiro conhecela e no final o relacionamento foi a abaixo ja nesse meu namoro atual eu conheci ela fui bem amigo por um bom tempo e agr nos demonstramos interesse um pelo outro e deu certo ate intão a gente quer fikr pertyo ter a companhia e não pensa só como eu pensava no meu primeiro relacionamento que era fikr atração fisica e sim apenas demonstrar o quanto eu gosto dela conhecendo ela cada vez mais e tentar evoluir com isso para aprender no futuro a conviver com ela e enfrentar as crises que podem vir a acontecer, eu des do termino do outro relacionamento ate esse fui em alguns retiros e debates sobre o assunto da igreja e tenhu certeza que ainda irei aprender muito mais para viver um namoro casto.

  21. Ana's Gravatar Ana
    July 22, 2011 13:24 Permalink

    A castidade no namoro é a prova mais linda de amor ao companheiro e principalmente a Deus… E com esta demonstração de amor, o Senhor derrama muitas graças, tornando este casal belo e santo aos olhos da humanidade. Mesmo com as dificuldades, Deus sempre os fortalece e se mantém ao lado mostrando sua força.
    Sentir orgulho de viver a castidade, é aceitar a bem aventurança e evangelizar apenas com seu modo de viver a muitos outros que desconhecem ou não aceitam esta prática. O céu faz festa quando uma casal se une pela vontade do Senhor.
    Deus Seja louvado por todos os namorados e noivos que vivem a castidade!

  22. DANIELLE's Gravatar DANIELLE
    July 25, 2011 15:29 Permalink

    BOA TARDE,
    EU E MEU MARIDO TIVEMOS UM NAMORO DE 6 ANOS COMPLETAMENTE DO MUNDÃO,CIUMES, BEBEDEIRA, VIOLENCIA, E ETC MAS HOJE, VIVEMOS UM CASAMENTO EM DEUS , COM A MAIOR NOVIDADE DO MUNDO QUE É JESUS, QUE RENOVA TODAS AS COISAS, ESTAMOS CASADOS A 7 ANOS E A OPÇÃO POR JESUS NO NOSSO RELACIONAMENTO FAZ BROTAR UM AMOR NOVO E PROFUNDO, QUE SE TRANSFORMA A CADA DIA, E JUNTOS ESTAMOS CAMINHANDO PRA SERMOS AGRADAVEIS A DEUS.

  23. Fabio's Gravatar Fabio
    July 25, 2011 20:23 Permalink

    Achei a produção interessante. No entanto, creio que todas as coisas merecem discussão. Todos tem o direito de expressar seu ponto de vista (como o programa expressa) mas ninguém pode julgar ser dono da verdade. Achei o conteúdo um tanto moralista. Antes que condenem, me considero um jovem cristão, mas amar incondicionalmente alguém – como fala o padre – é algo quase impossível, pois o mínimo que você espera é que o outro retribua o que sente por ele. E essa não é uma atitude egoísta, mas lógica. Talvez só o amor de Cristo seja incondicional. Admiro jovens que assumem um compromisso como este, mas nem por isso os outros devem ser considerados como “pecadores” e errados por tabela.

    • Ana's Gravatar Ana
      July 28, 2011 18:50 Permalink

      Amado Fabio, ame e viva a castidade, e verás como é lindo um relacionamento seguindo os preceitos de Deus. É uma benção maravilhosa!!!

    • Pathy's Gravatar Pathy
      October 25, 2013 14:53 Permalink

      Olá Fábio ninguém falou que os \”outros\”(jovens) são pecadores!Como também ninguém nem o padre quer ser o dono da verdade! a reportagem mostra que existe uma outra realidade a ser vivida a castidade! e que essa verdade foi deixada por Deus por tanto a reportagem quer mostrar jovens tentando cumprir a vontade contida na verdade de Deus, Ele sim é o dono da verdade!E perceber que tem jovens que buscar viver essa realidade deixada por Deus é lindo e nós como vc e eu cristãos precisamos defender a vontade que é de Deus!A forma de retribuir esse amor que vc acha impossível não é o sexo!

  24. Lorrainny's Gravatar Lorrainny
    July 28, 2011 12:09 Permalink

    Não

  25. Valdemar Tarifa Navarro's Gravatar Valdemar Tarifa Navarro
    August 18, 2011 01:12 Permalink

    Para o cristão católico, o namoro é um tempo a fim de vivenciar se aquela pessoa é ou não pensada por Deus para mim. Com o passar do tempo, caso Deus confirme, então surge o tempo do noivado. O que é o noivado? O noivado é outro tempo que os namorados passam a conhecer melhor a família do outro.
    Dentro desse contexto, é preciso que os jovens tenham recebido a Fé, principalmente dos pais, pressupondo que pertençam a uma Família Cristã praticante, pois precisará ter o discernimento e uma vida de boa consciência dos valores cristãos.A palavra chave chama-se castidade ou namoro santo.O mundo não sabe nada disso.Eles, embora vivendo na morte, dizem que os valores cristãos é coisa do passado.Cristo é ontem, hoje e sempre.

  26. Gustavo Prado's Gravatar Gustavo Prado
    August 30, 2011 16:37 Permalink

    Valores não se perdem, se transformam, assim como tudo na natureza… e se Deus fez a natureza, então ele sabia dessas transformações…

    Antes jogavam mulheres no fogo por serem bruxas, agora abençoam essa peça fundamental na família. Perdemos esse valor com relação a mulher ou transformamos essa visão perante um mundo moderno e global?

  27. Daiane Santos's Gravatar Daiane Santos
    September 27, 2011 21:24 Permalink

    Eu acho que todos temos ou tivemos alguma experiencia desagradável, na vida, já passei por varias agora quero e tenho qe esperar a hora certa de namorar

  28. Luana's Gravatar Luana
    October 7, 2011 14:42 Permalink

    Desculpe, eu tenho uma dúvida sobre namoro, não é sobre a castidade. Peço por favor q alguém me responda, estou passando por uma tribulação muito grande no meu namoro.
    O padre falou que o namoro é um tempo de crescimento no amor e no conhecimento de um homem e de uma mulher que almejam se entregar um para o outro, de corpo e alma, para o resto de suas vidas.
    É pecado vc namorar com uma pessoa sendo q vc ainda, e friso denovo: AINDA, não tem a certeza de que será para a vida toda? Estou fazendo errado? Estou tirando o tempo dele em me esforçar em ser uma pessoa melhor e uma namorada melhor?
    Ele é muito católico e eu estou conhecendo a religião agora, estou frequentando a comunidade dele e rezo pra Deus todos os dias me dar um pouco do Seu amor e compaixão para que eu possa fazê-lo e me fazer feliz.

  29. Camilla's Gravatar Camilla
    October 12, 2011 15:19 Permalink

    queria mto encontar um namorado tenho 18 anos me ajuda anjo da guarda!

  30. Renata's Gravatar Renata
    October 17, 2011 22:00 Permalink

    ÓLA GALERA DO DESTRAVE,AMEI A MATÉRIA SOBRE NAMORO. Eu tenho aprendido muito com você da canção nova e é esses valores cristão que eu quero para vivenciar com a pessoa que Deus tem para mim.Confesso que estou na espectativa de descobrir essa pessoa.Rezem por mim.
    Valeu amigos!!!Fiquem com Deus.

  31. Renata's Gravatar Renata
    October 22, 2011 15:41 Permalink

    Castidade algo muito bonito que quero muito viver, um dos meus objetivos de vida e por isso peço a oração de todos.

  32. Gislainy Sena's Gravatar Gislainy Sena
    November 3, 2011 21:32 Permalink

    Muiito booa essa materiia,gosteei muiito :D

  33. tati's Gravatar tati
    November 8, 2011 17:41 Permalink

    nossa é muito lindo ver que jovens se consagram a Deus, e vivem a castidade!! Tudo que esta nessa materia esta certo…. eu tambem tinha a aliança com Deus em viver a castidade em meu namoro, mas fui fraca e acabei quebrando essa alinça com Deus.
    hoje tenho um filho lindo de 2 anos e infelismente eu e o pai dele brigamos muito, ate tentamos ficar juntos, mas brigamos muito mesmo…..
    tenho certeza que se eu fosse forte e não quebrasse a alinça da castidade com Deus minha vida seria bem melhor…. não me arrependo do meu filho que é tudo pra mim…. mas a castidade faria meu namoro ser abençoado por Deus….
    com isso perdi tudo, o carinho da minha familia, amigos, minha caminhada na igreja…. e minha alegria, pois no final so se sente solidão, tristeza e vergonha de Deus.
    que Deus me perdoe por isso.
    que Deus abençoe todos vcs que trilham o caminho da castidade, continuem nessa direção, pois o que começa certo, acaba certo!
    abraços a Todos

  34. Hadênia - Natal,RN's Gravatar Hadênia - Natal,RN
    November 19, 2011 17:30 Permalink

    Nossa, que massa o artigo. Gostei mto do artigo, sei q vai ajudar mta gente, assim como me ajudou ^^

  35. Luzia's Gravatar Luzia
    December 15, 2011 11:13 Permalink

    Minha vida mudou e ainda está mudando quando mim desidir viver a castidade.Se eu falar que é fácil não é verdade. Mas não é impossível e a recompensa é melhor ainda. Estou passando por um processo de transformação no meu corpo e nos meus pensamentos, mas com a força de deus estou conseguindo viver uma vida casta. Amém.

  36. Claude's Gravatar Claude
    January 6, 2012 02:11 Permalink

    Eu não tive um namoro santo, me casei no civil tive dois filhos e não vivia bem, nós separamos.Quando voltamos começamos a participar da igreja,após 4 anos juntos gostaríamos de nos casar e foi proposto a abstinência até nossos votos.Assim fizemos por 6 meses até o casamento, e foi uma grande graça.Hoje 12 anos depois posso dizer vivemos uma grande benção,fomos abençoados ao longo desses anos com mais 2 filhas, todos estão na igreja.Minha filha mais velha tem 16 anos ainda não namorou, por uma opção dela e diz que tb quer ter um namoro santo.Deus tem me dado grandes graças,amém!

  37. PEREIRA DE MACEIO's Gravatar PEREIRA DE MACEIO
    February 15, 2012 14:08 Permalink

    Bom eu tenho um namoro meio complicado. namoro com uma menina da igreja protestante e ela me está propondo várias regras como por exemplo: quando a gente casar não vai ter nenhuma imagem dentro de casa, nao vou poder batizar os filhos rescem nascidos e o nosso casamento vai ser em uma igreja protestante por um pastor. e não to sabendo se dá com tudo isso. me de uma sugestão por favor….. sou da igreja nossa senhora rosa mistica…..

  38. Edilaine's Gravatar Edilaine
    February 28, 2012 23:10 Permalink

    Ola, eu e meu namorado somos da igreja, mas nao conseguimos ter um namoro santo, mas queremos muito, porque queremos formar uma família em Deus…e sofremos por nao conseguir :(rnrnna verdade me vem um pensamento de que ja nao vale mais tentar um namoro santo ja que, ja pecamos, e mesmo se tivermos nao terei coragem de testemunhar que vivi um namoro santo, pois ja fizemos sexo…

  39. Dinelsa's Gravatar Dinelsa
    February 28, 2012 23:13 Permalink

    eu fiz sexo com meu namorado, eu posso ainda testemunhar que vivi a castidade??

  40. thamyres's Gravatar thamyres
    March 6, 2012 13:48 Permalink

    e muito importante saber tudo sobre o namoro

    • maria bizeneide mendes de lima's Gravatar maria bizeneide mendes de lima
      March 6, 2012 16:47 Permalink

      meu namorado tem 24 anos e eu tenho 39 ja fui casada duas vezes o ultimo marido eu vivi 8 anos e faz 10 meses que deixamos agora tou namorando um cara de 24 e ele era crente da igreja evangelica mas divido agente ter trançado ele nao quiz mas frenguentar a igreja mi fala alguma coisa mi dar a resposta que eu tanto procuro er pecado esta amando alguem assim como eu pra ele ter que deixar a sua crença pra nao ser condenado?♡?gostaria muito de conversar com alguem como vcs pra entender mas almenos o eu deve faser mi responda por favou meu msn e …..

  41. Srta Cris's Gravatar Srta Cris
    March 16, 2012 23:26 Permalink

    Tá bom… Mas em relação as pessoas que nunca terão oportunidade de vivenciar o namoro? Como elas ficam? Qual é a posição da igreja Católica em relação a essas pessoas? Ou essas pessoas não existem para a Igreja?rnSim, eu realmente acredito que existem algumas mulheres, e homens também, que não nasceram para casar. Aliás até conheço muitos exemplos de pessoas assim.. E o que Deus tem pra elas? A Solidão de não terem alguem pra compartilhar a vida? A igreja não pode ignorar essas mulheres e homens que não nasceram para casar e nem pra o celibato. Aqui no site só tem matérias, reportagens, artigos para casais de namorados ou pessoas destinadas ao celibato. Seria muito interessante se vcs publicassem alguma reportagem que é possível sim ser feliz sem estar casada ou confinada dentro de um mosteiro.Deus se importa muita com essas pessoas Portanto, buscar uma vida equilibrada e feliz, é um desafio para todo ser humano, seja casado ou não.

  42. Srta Cris's Gravatar Srta Cris
    March 19, 2012 15:19 Permalink

    As pessoas não conseguem entender que existem pessoas que não precisam de relacionamento amoroso.

  43. May's Gravatar May
    April 30, 2012 01:49 Permalink

    Ah… isso é tão bonito…mas tão difícil de achar. Tipo, acho vou acabar sozinha para sempre, pois não acha ninguém que ache castidade uma coisa boa. Nas matérias da CN é muito lindo, mas no mundo real eu não consigo achar uma pessoa que concorde. Até agora a única pessoa que eu achei que pensasse assim era mulher, e eu também sou. Até mesmo dentro do circulo da igreja é difícil.

  44. roberta rocha da silva's Gravatar roberta rocha da silva
    May 29, 2012 00:17 Permalink

    olá gostei como faço para adqueri essa revista fiz hoje 28/05/2012 o cadastro para receber as revista da cancao nova mas gostaria de receber essa revista? ok

  45. Maria das Graças Oliveira Milhorance's Gravatar Maria das Graças Oliveira Milhorance
    June 15, 2012 10:19 Permalink

    Eu li o texto,excelente,pena que por muitas vezes caimos nas tentações do mundo.E hoje realmente os nomoros tem essa coisa de ficar,amanhã não tem mas nada.E o que sentimos?um vazio pois como diz PADRE FABIO,até na net,quando fechamos a tela do pc ,quem é que vai ficar?Uma coisa que tenho pensando muito,pois vivemos esse tempo,a internet,as salas de bate papo,rntudo onde oferecem exatamente esse contato,porém ficamos no vazio.Por isso precisamos repensar e mudarmos,para seguirmos o caminho que DEUS quer que seguimos.Amém

  46. luiza's Gravatar luiza
    June 19, 2012 12:02 Permalink

    olá, rngostaria de saber então como fazer para saber se a pessoa me ama ou só está apaixonada. Achei q se apaixonar fizesse parte do amor e pq é possível uma pessoa quando está em um relacionamento/namoro há muitos anos, se apaixonar por outra assim q a conhece. Como fazer pra saber se estou com a pessoa certa, e como fazer quando nos apaixonamos por quem achamos q não devia. me apaixonei por uma pessoa através de amizade, nunca tinha pensado na pessoa antes como passei a pensar depois q fui conhecendo e vendo como a pessoa é. será q Isso é amor,ou paixão?

  47. Jéssica's Gravatar Jéssica
    June 25, 2012 16:26 Permalink

    Essa matéria é muito interessante e me deu mais confiança em relação ao meu namoro que é uma relação bem mais complicada pelo fato de morarmos a 1500km de distancia um do outro, mas nós queremos chegar ao matrimonio e nos amamos, e essa matéria me mostrou que o namoro é uma preparação para uma vocação e é agradável aos olhos de Deus. Muito Obrigada pela matéria. Pode ter certeza que ajuda muitas pessoas, e mesmo não sendo \”prazeroso\” namorar com alguém a distancia, posso responder para qualquer um que vier me dizer pra arrumar outro cara mais perto. \”Eu o amo, e abro mão sim de ter alguém do meu lado por uns dias, pois o quero ao meu lado por toda a vida.\” Com muita fé e oração eu sei que é possível.

  48. Mirelly Farias's Gravatar Mirelly Farias
    July 1, 2012 21:49 Permalink

    Namoro é um tempo bom, um tempo de curtir um ao outro com respeito e limites. Tudo o que começa certo tende a crescer e dar muitos frutos.

  49. Denise's Gravatar Denise
    July 11, 2012 15:27 Permalink

    gostaria de saber se existe alguma agencia de \”namoro santo\”, pois precissam criar uma é tanta gente q gostaria de se relacionar com pessoas q querem a mesma coisa e não acham, tenho filhas q procurram so q no lugar errado,mas se existisse uma agencia com pessoas serias e de DEUS seria possivel a indicação, pois é o q eu + gostaria p minhas filhas, obrigada

  50. regiane lisboa's Gravatar regiane lisboa
    July 18, 2012 19:01 Permalink

    acho muito lindo quem vive a castidade no namoro,uma coisa que poucos vivem,sexo no tempo de hoje virou moda poucos faz sexo por prazer,por amor..eu vivi a castidade no namoro mais o menos dois anos e meio,hoje tenho tres ano de namoro e 1 ano de noiva,irei min casar no fim desse ano…entao a vcs que vive a castidade ate o matrimonio DEUSabençoe…

  51. Lili's Gravatar Lili
    November 23, 2012 22:19 Permalink

    Henrique,rnrnQuem dera que tivesse mais homens no mundo como você! Tudo que eu quero é um homem assim. Mas parece cada vez mais difícil encontrá-lo!!

  52. LUCIANA's Gravatar LUCIANA
    November 30, 2012 21:49 Permalink

    Infelizmente hoje o que vemos é uma realidade totalmente contrária à aquilo que nos é proposto, viver um namoro santo.rnTudo dá certo quando agente quer.

  53. LUZINEIDE CERQUEIRA's Gravatar LUZINEIDE CERQUEIRA
    December 17, 2012 19:44 Permalink

    GOSTARIA DE PARTICIPAR DE UM SITE DE NAMORO SANTO ONDE HOUVESSE PESSOAS (HOMENS) DE CAMINHADA CRISTÂ CATÓLICA SÉRIA DE FIRMES COMPROMISSO COM DEUS E A NOSSA IGREJA PARA RELACIONARMOS AFETIVAMENTE E SEGUNDO AS VONTADES DE DEUS, DE PREFERÊNCIA EM MINHA CIDADE SALVADOR.VCS CONHECE ALGUM PRA MIM INFORMAR?????

  54. Livia's Gravatar Livia
    December 24, 2012 10:11 Permalink

    Achei o tema muito interessante. Tenho um namorado e todos os dias lutamos contra as tentações que o mundo oferece e admitimos, sempre, que a castidade é algo que vem de Deus e que nos prepara pra uma experiência ainda maior e divina: o matrimônio.rnObrigado.

  55. FRANCISCA MOURÃO TEÓFILO's Gravatar FRANCISCA MOURÃO TEÓFILO
    January 4, 2013 22:01 Permalink

    O TEME É MUITO INTERESSANTE…ESSE TEMA É MUITO RARO SER VIVIDO. DIGO ISSO POR EXPERIÊNCIA PRÓPRIA…NO MOMENTO NÃO TENHO NINGUÉM POR OPÇÃO,POIS SE NÃO ENCONTRAR UMA PESSOA DENTRO DAS DOUTRINAS QUE MINHA IGREJA OFERECE,MELHOR SÓ.

  56. Laura Mora Rucabado's Gravatar Laura Mora Rucabado
    January 29, 2013 15:23 Permalink

    Es un tema delicado, a la vista complicado pero sencillo, no se puede dejar de lado, como comienza la vida con la concepcion, tambien con el secxo, no se detienen en su formacion los dos, por lo tanto tenem os que prestarle atencion y no avergonsarnos y taparlo e ignorarlos, y no engañar a los niños porque ellos entienden todo pero no pueden expresar todavia todo que entienden y sienten, lo van ha hacer en la medida en que los padres los vallan guiando, didacticamente esta muy bien explicadi en el ametodo Belling de ovulacion, los hijos no deben creser engañados!!!!!!

  57. Raiane Morena's Gravatar Raiane Morena
    February 7, 2013 23:06 Permalink

    Sinceramente??? Nem me dou o trabalho de ler o artigo. Tempos atrás Deus me prometeu que arrumaria minha vida sentimental.O tempo passou e constatei que Deus NÃO cumpriu a promessa em minha vida, me revoltei e comecei a questionar essa possibilidade, pois a graça nunca vem,a graça acontece na vida das pessoas na minha NUNCA acontece.rnPutz…Se sabe que não vai dar conta de cumprir pq promete então?rnNa boa, Deus nem existe. Boba sou eu que insisto em acreditarrnCN posso dar uma sugestão de tema? Que tal falar sobre as pessoas que Deus designou para serem SOLTEIRAS Pra sempre?Aquelas que NÃO possuem vocação para a vida religiosa e NEM aquelas que estão para o casamento.Infelizmente muitos jovens serão solteiros pra sempre, inclusive EU ;-(

    • Ligya's Gravatar Ligya
      March 30, 2013 23:45 Permalink

      As vezes pode ser dificil seguir confiando em Deus quando as coisas não acontecem como queremos. Mas os pensamentos de Deus não são como os nossos. O que adiantaria ganhar o mundo e perder nossas almas…Deus não nos daria coisas boas para perdermos coisas melhores.rnnão sou mais jovem, vou fazer 43 anos e desde a infância desejei uma familia, e o Senhor a prometeu-me. rnHoje vejo cada vez mais que Deus deseja que eu o ame acima de todas as coisas, que eu o deseje, espere por Ele e me rejubile de estar em sua presença. Que Ele seja meu primeiro e imbativel amor. Muito mais tempo Ele esperou por mim.

    • Fred Oliveira's Gravatar Fred Oliveira
      May 19, 2013 12:31 Permalink

      Estou na mesma linha de pensamento..

    • Lenise's Gravatar Lenise
      November 27, 2013 22:42 Permalink

      Raiane, já dei vários depoimentos neste site e não vou ser repetitiva, mas vc vai acabar entendendo qual a minha situação neste pequeno texto! Não sei qual sua idade, mas acabei de fazer 41 anos e sou fundadora e membro vitalício do clube dos \”forever singles\”, dos \”dedo podre\” e dos \”pé frio\”, rssss….Das duas uma, ou vc leva certas \”determinações do destino\” na brincadeira, ou fica doente nos aspectos físico e mental! Sei que é difícil, mas a gente acaba conseguindo, nós mulheres somos fortes e guerreiras! O negócio é ser feliz, aproveitar o que a vida tem de bom! Beijos!

  58. Karina's Gravatar Karina
    September 5, 2013 09:09 Permalink

    Eu quero viver a castidade no meu namoro, e tenho fé em Deus que vou conseguir, mas estou namorando a quase 4 meses e meu namorado até diz que aceita, mas tem certas atitudes dele que não parece ser isso que ele quer, ja conversei muitas vezes com ele, mas eu estou ficando chateada com essa situação..Ja pedi a Deus uma resposta, pois ele é uma pessoa muito legal,mas não sei o que eu faço..

  59. suely's Gravatar suely
    October 12, 2013 20:09 Permalink

    E quem não sente que tem vocação pára o matrimonio??é obrigada a ficar sozinha para sempre?

  60. Sandro Gomes Ferreira's Gravatar Sandro Gomes Ferreira
    October 31, 2013 18:13 Permalink

    Acho que descobri o que é Matrimônio; um AMOR, em família(responsabilidade séria), para a ETERNIDADE.rn A tristeza que sinto é que fui um jovem que não deu certo, mas amo uma mulher e espero que ela me ame.

  61. Fabiana Oliveira's Gravatar Fabiana Oliveira
    November 5, 2013 10:55 Permalink

    Achei o tema muito interessante. Pretendo passar pra o meu namorado. Ele não segue nenhuma religião. Mas estou com ele, porque é responsável, trabalha, estuda, e sei que precisa de mim, assim como preciso dele. Estamos passando por um momento dificil, onde os nervos estão a flor da pele. Como podemos esperar ate o casamento, caso tenhamos que esperar uns 10 anos? Preciso de uma opinião a respeito. rnGrata,

    • Nayara's Gravatar Nayara
      December 16, 2013 13:38 Permalink

      Pois é, minha história é parecida, namoro há dois anos e meu namorado é católico, mas só de ir em missa, de vez enquanto, mas é a pessoa que eu amo e que me ama, é responsável,inteligente, etc., etc., embora eu quisesse muito, não conseguimos viver a castidade. Mas não desisti de querer que ele conheça verdadeiramente a Deus para que possamos dar esse passo juntos, seguir um novo caminho, que é viver a castidade(que não é sinônimo de virgindade)então acredito muito que Deus me de a graça. E espero que você seja muito forte e consiga, estarei rezando por você. Se Deus quer você consegue!

  62. Vanderson de Paulo R dos Santos's Gravatar Vanderson de Paulo R dos Santos
    November 21, 2013 21:12 Permalink

    Super bacana é acreditar no amor,e quem ama sabe esperar o momento da relação. Essa história do namoro dos jovens na reportagem paresse com a vivência de um casal de amigos.

  63. Nayara's Gravatar Nayara
    December 16, 2013 13:24 Permalink

    Gostei muito da matéria, e fiquei um pouco incomodada como sempre fico, quando se coloca o namoro em questões da igreja. Namoro mais de dois anos e não consegui viver um namoro santo, as vezes penso que devia ter lutado mais para viver a castidade. Agora o que peço a Deus todos os dias é que me dê a graça de viver a experiência do namoro santo, antes do matrimônio com meu namorado, pois é a pessoa que eu amo e que eu quero viver, e peço a graça de que meu namorado conheça a Deus verdadeiramente, para que possamos viver esse propósito, pois não é fácil quando só um quer. É muito difícil, as vezes não sei o que fazer, pois sempre quis, casar virgem e ter um namoro santo, mas estou passando por isso, o que faço??? tenho que rezar muito mesmo,e peço que orem por mim também.

  64. Tatiane's Gravatar Tatiane
    February 4, 2014 11:09 Permalink

    Adorei a matéria! rnAbraço!