Namoro: um sentimento semeado com Deus

artigos / Namoro / Reportagens

Conteúdo enviado pelo internauta Luis Gustavo Pereira

Um namoro semeado com Deus purifica os sentimentos e faz o relacionamento amadurecer

Poucas pessoas entendem verdadeiramente o sentido de um namoro. Muitos pensam em só curtir, outros querem alguém para estar ao lado; outros ainda veem o companheiro apenas como um objeto de prazer totalmente carnal. Mas poucos encaram o verdadeiro sentido do namoro enquanto tantos se deixam levar pelo mundo.

namoro-destraveNós possuímos, naturalmente, um espaço vazio dentro de nós que precisa ser preenchido por algo ou por alguém. Deus fez o homem e deste a mulher para completá-lo. Esse vazio dentro de nós necessita ser preenchido por alguém em quem confiamos e que esteja disposto a viver ao nosso lado e fazer disso algo que vem de Deus e para Deus. “Pois como a mulher foi tirada do homem, assim também o homem nasce da mulher, e tudo, afinal, vem de Deus” (I Coríntios 11,12).

A amizade é o começo de todo relacionamento, o amor Philos (amizade no grego moderno, um amor virtuoso desapaixonado) é o primeiro passo para a relação de qualquer casal. A amizade é algo muito importante, pois é nela que começa os primeiros passos de sentimento que muitos experimentam; é a vontade de conversar e estar perto. É do Philos que começa todo caminho para um namoro.

Muitas pessoas já me questionaram sobre a importância de rezar antes do namoro; outras ainda têm dúvidas sobre essa importante etapa. Para esclarecer melhor, vamos mudar a palavra rezar para discernir. Quando o casal de amigos decide tomar esse passo, o diálogo é indispensável à convivência.

Essa fase começa quando o casal começa a se conhecer e a entrar na intimidade um do outro; começam a perceber defeitos, qualidades e feridas, começam a conhecer a vida da pessoa mais profundamente. É indispensável a oração conjunta do casal.

Confira o especial sobre namoro

Quando estes buscam a santidade, precisam ser muito íntimo de Deus e colocá-Lo no meio de toda a fase do discernimento. Com tudo isso, da convivência e da oração conjunta do casal de amigos – que já não são só amigos -, começa a brotar o amor Eros (do grego moderno “erotas”, “amor romântico”). É quando vem aquela paixão gigantesca; quando começamos a sentir que aquela pessoa que está ao nosso lado preenche o vazio que há no nosso coração; então, sentimos a sua falta nas vezes que ela ou ele não está por perto.

“A amizade é o começo de todo relacionamento. É o primeiro passo para a relação de qualquer casal”

Da amizade para o namoro começa a verdadeira luta. O casal de namorados precisa viver um esquema mais ou menos assim: homem + Deus + mulher. O Senhor tem de ser o alvo do casal; Ele tem de ser o centro de tudo na vida dos namorados. “No entanto, diante do Senhor, como a mulher depende do homem, assim também o homem depende da mulher” (ICoríntios 11,11).

A Palavra de Deus nos fala em IJoão 2,14: “Eu vos escrevi, jovens: sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o maligno”. O jovem que reza abala o inferno; o casal jovem que está disposto a consagrar sua vida a Deus, destrói o inferno. O inimigo se incomoda e os combates são constantes para o casal. A afetividade é o principal alvo dele, por isso é importante a oração, a vigilância e a prudência dos namorados.

O mais belo do namoro é saber que temos alguém que está disposto a viver ao nosso lado e junto de Deus. Ter alguém que sofre conosco, que chora e reza junto de nós nos prepara para a maior e mais verdadeira vocação: o casamento. O casal se torna um só e gera frutos, que são os filhos, para que sejam jovens e derrubem o inferno.

Deus nos fez para sermos felizes, por isso é importante essa união com Ele. O casal de Deus que não reza, não permanece em pé.

Confira também:

Paixão e amor: qual a diferença?

Quero namorar e não consigo

Sexo no namoro: somente questão de pecado?

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

17 Comments to Namoro: um sentimento semeado com Deus

  1. Maninha's Gravatar Maninha
    21 de outubro de 2011 15:46 Permalink

    Oi

  2. GREYCE's Gravatar GREYCE
    21 de outubro de 2011 16:13 Permalink

    Realmente casal que não reza não permanece em pé.
    Pois DEUS e o esteio de nossas vidas.

    • Jean's Gravatar Jean
      4 de março de 2012 09:27 Permalink

      Ole1, adorei o texto, achei reiicvnl, e me identifiquei muito.Namoro a distancia tanto pode dar errado, quanto certo, depende somente da vontade e esfore7o de ambas as partes, veja meu caso:”Fui amiga de um garoto a 18 anos,nunca pensei em ter algo serio com ele, ate9 entao sempre foi amizade, uma amizade de infancia, sf3 que depois de muito tempo sem nos vermos e conversarmos, ao exato 3 anos,comee7amos a nos falar via internet, nisso comee7amos a sentir algo um pelo outro que nunca haviamos sentido antes, sf3 que sentimos apreendidos, por dois motivos eu moro em se3o paulo e ele no rio de janeiro, e somos primos de segundo grau.Mas mesmo com esses desafios, decidimos por um namoro a distancia, e entre familiares, namoramos 6 meses, a distancia machucava muito, a carencia, mas sempre conversavamos muito, e ja estavamos combinando de nos vermos, foi ente3o q ne3o aguentamos a distancia e terminamos, mas continuamos a conversar do mesmo jeito, eu tive outros casos, e ele tambe9m…sf3 que o que sentimos era te3o forte q novamente voltamos ao namoro, ficamos juntos mais um meas, e a distancia e o desafio de sermos primos nos afetou muito, terminamos novamente, estamos muito machucados cm isso.Mas como somos primos de uma forma ou de outra sempre iremos nos ver, ente3o optamos por ficarmos juntos tdas as vezes que nos encontrarmos, mas sem um compromisso serio, pois assim ne3o vamos nos machucar e tbm vamos ficar juntos,… essa e9 a prova de que qnd a esfore7o pode conseguir um relacionamento, porq eu ainda ne3o desisti desse amor forte q sinto, e ne3o pretendo desistir.bjO a todos CaH

  3. victor's Gravatar victor
    21 de outubro de 2011 19:56 Permalink

    sofro muito por conta minha castidade queria muito essa medalha como diz o Prof Felipe Aquino mas infelizmente não tenhu ainda auto-controle de mim mesmo, mas eu rezo bastante por isso
    eu espero no Senhor

  4. Beth's Gravatar Beth
    22 de outubro de 2011 15:44 Permalink

    Parabéns pela mensagem, temho fé em Deus que muitos jovens (ou não)possam ter coragem de viver um namoro santo para assim, formar famílias estruturadas em DEUS.
    A bençao de Deus recaia sobre todos.

  5. maria augusta maia de souza's Gravatar maria augusta maia de souza
    22 de outubro de 2011 23:33 Permalink

    Realmente Casal que não reza juntos,não permanece juntos.Assim,o amor a Deus e o amor aos nossos semelhantes abrem horizontes de esperança por um futuro de justiça,paz e ordem no seio da humanidade,quem busca amor semelhantemente ao jeito de Deus jamais fará discriminação de ninguém na circularidade da vida familiar,comunidade e social Amem.

  6. Alan Ribeiro Fernandes's Gravatar Alan Ribeiro Fernandes
    24 de outubro de 2011 02:13 Permalink

    Essa matéria foi escrita por um jovem de 17 anos que vive hoje como dizem suas palavras um namoro que abala o inferno.. Glória a Deus por isso!!!

  7. kézia Maria Catarina's Gravatar kézia Maria Catarina
    26 de outubro de 2011 16:03 Permalink

    Essa matéria é muito interesante, sou uma pessoa que quero viver assim. tomara que, todos ao lêr essa matéria possa sentir o desejo de viver o desejo de deus em sua vida.

    Bendito seja Deus pela vida de voces.

  8. Valdelice carneiro galvão's Gravatar Valdelice carneiro galvão
    27 de outubro de 2011 10:15 Permalink

    Quero dizer que gostei muito desse tema e vou dizer pro meu namorado que o casal que reza permanece de sempre de pé mesmo diante das dificuldades.Graça e paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo.

  9. Andréia(shalom)'s Gravatar Andréia(shalom)
    27 de outubro de 2011 15:41 Permalink

    Eu quero um amor de verdade,amor que é presente de Deus e no qual Deus está presente!

  10. Rubens McDowell's Gravatar Rubens McDowell
    1 de dezembro de 2011 14:50 Permalink

    Tenho muito orgulho em dizer que esse jovem que publicou essa matéria foi a pessoa que me levou a ter uma experiência com Deus.
    E hoje vejo o quanto Deus tem um carinho por ele e pelo seu namoro.
    Deus abençoe sempre primo!!!

  11. Robson Sanches's Gravatar Robson Sanches
    27 de dezembro de 2011 15:03 Permalink

    Td isso não é verdade bem que poderia ser assim mas não é,eu me decepcionei tanto sofri tanto com isso que nem quero mais,não acredito no namoro ,nem em ninguem ninguem me valoriza,portanto eu tenho que me valorizar ser independente ,não esperar amor de ninguém a não ser de Deus,ja aceitei a condição de viver sozinho,ja fui muito rejeitdo ,corri muito atras das pessoas agora chega!!! se fosse depender do amor pra sr feliz ja tinha me matado ,sorte foi conhecer Jesus ele nunca nos abandona!!!eu porem odeio o namoro ,pra mim só Deus é amor!!!

    • Luis Gustavo (Autor da Materia)'s Gravatar Luis Gustavo (Autor da Materia)
      10 de abril de 2012 17:03 Permalink

      Robson eu lhe intendo meu querido irmão , e sim só Deus é amor .Mas não talvez você buscou ser feliz em algo errado , correu atraz de quem não merecia e não conhecia a pessoa que se relacionou .Creia irmão que tudo que é feito em Deus prevalece nele .Rezo por ti e que Deus possa curar seu coração e Maria tome conta dos seus sentimentos

  12. Marcelly Cristine's Gravatar Marcelly Cristine
    3 de outubro de 2012 16:09 Permalink

    Boa Tarde !!! rnrnGostaria de saber como eu e meu namorado devemos rezar juntos.rnrnTem algum tipo de oração especifica a nós? devemos juntos rezar o terço?.. Enfim, como deve ser a oração de um casal de namorados?rnrnAguardo contato 🙂

    • Luis Gustavo Pereira's Gravatar Luis Gustavo Pereira
      13 de novembro de 2012 11:48 Permalink

      Olha minha querida , não há oração especifica para o namoro . O terço é uma arma muito forte em qualquer situação de sua vida e tambem eficas no namoro . Seja espontania com Deus , reze com sinceridade e deixa Deus livre no seu namoro . O mais importante é não deixar de rezar com seu namorado pois ela sustentara vocês ….Abraço e Deus a Abençoe minha querida …

  13. Gilmara's Gravatar Gilmara
    11 de fevereiro de 2014 22:16 Permalink

    Boa noite!rnrnMeu nome é Gilmara. rnrnPor favor podem me ajudar a entender ou a aceitar o que Deus tem determinado pra minha vida. rnTenho orado e pedido a Deus que prepare um homem de Deus pra caminhar junto comigo, com quem eu possa viver um casamento abençoado por Deus. Vivendo um para outro e ambos para Deus, as duas pessoas que eu escolhi não deram certo e depois de muito sofrimento, deixei nas mãos de Deus, e peço todos os dias que ele prepare para mim um homem de Deus e que se não for da vontade dele que eu me case e tenha filhos que ele me de sabedoria para aceitar e viver sem a benção do matrimonio, embora esse não é o desejo do meu coração mas eu quero que sejam realizados os meus desejos aqueles que forem da vontade do pai.rnEu conhecia um rapaz de vista, nunca tinha conversando, começamos uma amizade virtual e conversamos por 3 vezes, depois desse tempo marcamos e fomos conversar pessoalmente, estreitar os laços. Ele é um rapaz, muito calmo tranquilo, muito consciente da vontade de Deus. Exatamente o que eu peço a Deus em oração. Ele próprio me disse que temos que conhecer um ao outro e quem sabe não daria certo um namoro, católico fiel um homem especial aos meus olhos.rnDurante as nossas trocas de mensagens e conversas ele sempre deixa claro que tudo depende da vontade de Deus e que temos que tomar cuidado para não sofrer. rnMe fala muito coisa bonita, sempre com muito respeito, Não ficamos no linguajar popular, conversamos como amigo mesmo. Ele me passa mensagens lindas falando de Deus, de Paz de Carinho dando a entender que sente a minha falta, só que ao mesmo tempo que ele esta presente ele esta distante, hora muito carinhoso hora muito longe. Então gostaria por favor de que me ajudassem com um livro que pudessem me indicar, passagens na bíblicas, quero entender e saber como agir diante dessa situação. Não quero perder o amigo mas gostaria de ganha-lo como namorado e futuro esposo. Nos temos muita coisa em comum, gênio, pensamento, atitudes. Se tiver um livro que possam me indicar, ficarei muito agradecida. Será que tudo isso aconteceu por acaso? rnrnIrmãos grande abraço e fiquem na Paz. rnrnGilmara

  14. Iracema Salvi Lazzari's Gravatar Iracema Salvi Lazzari
    16 de junho de 2015 20:28 Permalink

    Muito bom e esclarecedor. Usei este tema para a catequese.O tema: O ensinamento da Igreja sobre os temas de namoro,casamento e divórcio.Foi muito proveitoso, obrigada!