Livres ou escravos da beleza?

Ditadura da beleza / reportagens

Por Daniel Machado
produtor do Destrave 

Quando ouvimos a palavra “ditadura” logo pensamos numa imposição, no tolhimento da nossa liberdade. Estamos vendo, por exemplo, em muitos lugares do mundo, os regimes autoritários – também chamados de ditaduras – caírem um após outro por causa da luta de um povo que se sente oprimido por estes sistemas políticos.

“Os padrões de beleza criam pessoas ansiosas para que sejam consumistas” Élisson, psicólogo

Quando falamos em “ditadura da beleza”, também podemos dizer que a liberdade de nos vestir, de nos comportar e cuidar da aparência também está sendo manipulada? De certa forma sim.

Estudos revelam que nunca as pessoas gastaram tanto dinheiro com cosméticos, vestuário e tempo nos salões de beleza e com cirurgias plásticas como hoje e, ainda assim, continuam insatisfeitas consigo. Segundo o psicólogo Élisson Santos, a indústria da beleza não tem por objetivo cuidar do bem-estar ou da qualidade de vida das pessoas, “este padrão de beleza atual visa criar pessoas altamente ansiosas para que elas sejam altamente consumistas”, denuncia o psicólogo.

Precisamos obedecer á risca os padrões que a mídia dita?

E os números confirmam a afirmação desse profissional, pois a indústria de cosméticos vem registrando alta no mercado mundial por 14 anos consecutivos, com lucros de até 23 bilhões anuais.

Mas o que está por trás deste consumo desenfreado para a conquista da beleza? Segundo a psicóloga Samara Jorge, em seu artigo “Ditadura da beleza – uma visão subjetiva”, atrás desta preocupação com a aparência pode estar escondida a fuga da realidade, “com sentimentos de frustração, medo, angústias e inseguranças”.

Apenas 2% das mulheres estão satisfeitas com o seu corpo segundo pesquisa

“Constantemente recebo em meu consultório mulheres inseguras, com a autoestima bastante comprometida, em geral, sozinhas, em busca de um parceiro. Não atender a esses padrões, muitas vezes, compõe a lista de fatores que minam sua segurança”,  salienta a psicóloga.

Essa insegurança está explícita numa pesquisa realizada por uma empresa de cosméticos, a qual revela que apenas 2% das mulheres estão satisfeitas com o seu corpo e trocariam 25% da inteligência que possuem por 25% a mais de beleza. Mas quem pensa que apenas as mulheres estão insatisfeitas com a sua aparência está muito enganado. Nos últimos anos o número de cirurgias plásticas entre os homens saltou de 5 para 30%.

O psicólogo Élisson Santos em entrevista ao Destrave

E quando os números apontam para os jovens nesta ditadura? Hoje moças e rapazes estão fazendo do próprio corpo um ídolo, fato que já é conhecido como “culto ao corpo”. “O que nós estamos vendo, por causa desta ditadura da beleza, são jovens adquirindo transtornos alimentares em busca deste corpo perfeito”, recorda o psicólogo Élisson Santos.

Atrás de doenças como a bulimia e a anorexia (transtornos alimentares), surge também o fenômeno das mudanças corporais, alcançado pelas cirurgias plásticas. O Brasil só perde para os Estados Unidos em números de intervenções cirúrgicas com o objetivo de modificar alguma coisa no corpo.

“Hoje, mais de 50% das cirurgias plásticas são realizadas por causa da estética, e muitas destas estão sendo feitas em adolescentes, ou seja, o corpo ainda nem se formou e já está sendo mudado para atender a um padrão de beleza midiático”, conclui Élisson Santos.

Apesar de os dados sobre cirurgias desse tipo deste semestre ainda não terem sido computados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), a estimativa é de que as adolescentes vão responder por 10% do total de plásticas deste ano.

Um outro fenômeno que já começa a surgir dentro deste “culto ao próprio corpo” é a “vigorexia”, ou seja, uma busca insaciável pelo corpo perfeito, malhado e escultural. Para ter um corpo assim, muitos jovens recorrem, inclusive, a anabolizantes sem prescrição médica, colocando em risco a própria vida.

Guilherme Rosa em entrevista ao Destrave

Por outro lado, não queremos aqui generalizar e colocar todos os que cuidam do corpo no mesmo “rolo” dos que exageram no cuidado dele. É preciso reconhecer que nossa sociedade evoluiu na conscientização do cuidado com a saúde, pois o sedentarismo também é causa de incontáveis mortes mundo afora. “Cuidar da nossa beleza é, sim, um sinal de saúde, e se a ciência nos proporciona que estejamos mais bonitos e mais fortes é claro que devemos aproveitar desse benefício, porque isso está aí para o ser humano e não o ser humano para isso”, ressalta o psicólogo Élisson Santos

Segundo Guilherme Rosa, especialista em Teologia do Corpo (série de catequeses de João Paulo II sobre o valor e a dignidade do corpo humano), “o corpo humano revela algo de Deus, revela a beleza com a qual fomos criados. É preciso entender que não temos um corpo, o corpo faz parte do que nós somos e ele revela algo de Deus”.

“Não existe um padrão estético do mundo no qual eu devo me encaixar quando eu descubro a minha identidade e a beleza de filho de Deus”, conclui o especialista Teologia do Corpo.

Assim lembramos do ensinamento de Aristóteles: “A virtude está no meio”, ou seja, está no equilíbrio, que se torna possível quando descobrimos o nosso valor como pessoas, porque não somos escravos deste mundo.

Nós jovens precisamos ter coragem de romper com toda e qualquer escravidão deste mundo que nos leva à morte, pois Nosso Senhor nos disse: “Se o Filho vos libertar sereis verdadeiramente livres”.

Portanto, DESTRAVE!

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

 

36 Comments to Livres ou escravos da beleza?

  1. Erenilda costa's Gravatar Erenilda costa
    September 28, 2011 20:29 Permalink

    sou escrava da beleza ha 1 ano e m sinto mal por isso,mas meu trablho exige,sou comissaria de voo,mas nas minhas folgas eu relaxo

    • Laila's Gravatar Laila
      October 5, 2011 01:30 Permalink

      No seu caso, o trabalho te obriga a estar impecável, mas se você entende que não precisa disso para ser aceita por alguém e o que vale é a seus pensamentos, seu jeito e seus sentimentos, então você não é escrava da beleza.
      A pessoa pode até sentir atraida por sua beleza, mas o que faz ela permanecer na sua vida é VOCÊ e não seu CORPO.

  2. Cris's Gravatar Cris
    September 28, 2011 21:08 Permalink
  3. BIA's Gravatar BIA
    September 28, 2011 22:37 Permalink

    Eu concordo que atualmente a preocupação com a beleza, o corpo, enfim, é muito exagerada nos dias de hoje. Temos que nos cuidar sim, de uma forma segura, afinal somos templos dos Espírito Santo e a beleza é dom de Deus, se podemos aperfeiçoa-la porque não?! Agora, ser escravo disso tudo NÃO. Temos que ter a consciência de viver uma vida regrada, saudável, mas sem exageros, buscar sempre o equílibrio.

    Beijos

  4. Rafael's Gravatar Rafael
    September 28, 2011 23:24 Permalink

    Pois, é as pessoas hoje perdem a auto-estima, é necessário ter zelo para com nosso corpo. E ser nós mesmos, pois afinal o corpo, da unha até o cabelo foi criação de Deus. e como templos do Espírito Santo é necessário em nossa carne gloricar ao senhor, ou seja ter respeito com o corpo, amar a sí mesmo, como o próprio Deus ama a sua criação.

  5. Joana Flávia's Gravatar Joana Flávia
    September 29, 2011 01:06 Permalink

    O artigo nos alerta sobre esta incansável busca pelo perfeito, o ideal de beleza que a mídia nos impõe.Me fez repensar sobre o que é mesmo importante para minha vida, e se vale a pena tentar seguir os padrões impostos pela sociedade. Afinal o que eu preciso para me sentir feliz e realizada? será que um par de silicones faz algúem mais feliz? Acredito que isto é uma ilusão criada para cada vez mais aumentar o consumo e enriquecer alguns. Gostei muito do artigo. abraços

  6. ana maria melo noger's Gravatar ana maria melo noger
    September 29, 2011 01:21 Permalink

    Somos templos divinos!
    não profanemos esse lugar,território santo!
    preocupemos em nos santificar,alimentar nossa alma e não fixarmos no corpo externo!
    REvolução jesus!

  7. Nara's Gravatar Nara
    September 29, 2011 03:04 Permalink

    Nossa, da hora essa reportagem. Massa! Muito bem feita, por sinal, e ótimo tema. Confesso que sou esportiva e já fui atleta. Mas como boa atleta, procurava o essencial: saúde! Mas a estética ficava em segundo plano. O problema está no ‘exageiro’. Se eu estiver errada que alguém me corrija, mas acho que hmens e mulheres devem buscar um corpo saudável, roupas confortáveis e bonitas, definindo a beleza da mulher e do homem, sem ser exótico e sensual. Por Deus ser perfeito, ele nos criou perfeitos. O pecado é quem nos deforma. O pecado da guloseima, por exemplo, é o pecado dos gordinhos, (rs).

  8. ETIANI MARQUES's Gravatar ETIANI MARQUES
    September 29, 2011 10:39 Permalink

    ESTE É UM TEMA REALMENTE MUITO INTERESSANTE.EU MESMA TENHO UMA COLEGA DE FACULDADE QUE É REALMENTE MUITO BONITA E REALMENTE VIVE FAZENDO CIRUGIAS E AO MEU VER DESNECESSARIAS.ACHO QUE SE CUIDAR SER VAIDOSA TER UM POUCO DE CUIDADO COM O PRORIO CORPO É NATURAL.MAS VIVER PARA VAIDADE AI REALMENTE É DEMAIS!!!

  9. Iane Terezinha Techio's Gravatar Iane Terezinha Techio
    September 29, 2011 11:23 Permalink

    Muito legal e vocês devem continuar trabalhando o assunto. Fazendo as pessoas entender que a beleza exterior não tem valor nem um quando não se tem beleza interior.
    Abraços.

  10. flavia's Gravatar flavia
    September 29, 2011 12:33 Permalink

    e verdade!!!! as pessoas passaram a se preocupar mtttt mais com a beleza exterior do que com a beleza interior…!
    eu gosto mttttt de me arrumar,nao posso negar…mas sei que tenhu que me controlar!
    eu tenho ate cometido esse erro.. de muitas vezes avaliar apenas a beleza exterior!
    confesso que e errado! pesso a Deus que me ajude!

  11. Gabriel Carneiro de Lima's Gravatar Gabriel Carneiro de Lima
    September 29, 2011 13:01 Permalink

    Essa incasável busca pela beleza exterior realmente demonstra a carência que as pessoas tem em seu interior! O mundo se libertará desta escravidão quando cuidar mais do interior, do seus sentimentos, do seu coração. Lógico que cuidar do corpo é importante, mas excessos levam a uma escravisão desnecessária, na qual as pessoas se preocupam mais com que as outras pessoas vão achar de sua beleza exterior, do que viver bem e com intensidade os momentos da sua vida! Muito boa a reportagem! Parabéns a todos da equipe.

  12. Caren's Gravatar Caren
    September 29, 2011 13:12 Permalink

    Incrível reportagem.Fica a dica destrave!

  13. geise's Gravatar geise
    September 29, 2011 17:14 Permalink

    mitas vezes já me preocupei com minha aparencia queria ter um corpo escultural mas o que importa é o q somos para Deus,pq o mundo só vê a beleza exterior

  14. ana's Gravatar ana
    September 29, 2011 17:17 Permalink

    Gente o mundo so procura uma perfeição q não existe,vamos nos preocupar mais com nossa alma precisamos cuidar muito bem dela,ela sim necessita está muito bela para se apresentar ao senhor

  15. Patricia Lima's Gravatar Patricia Lima
    September 29, 2011 17:55 Permalink

    é muuito dificil, quem não se encaixa está automaticamente descartado da sociedade…

  16. Mônica Nascimento's Gravatar Mônica Nascimento
    September 30, 2011 12:11 Permalink

    Ótima reportagem, é preciso entender que o próprio criador nos teceu no ventre de nossas mães, como afirma o profeta Jeremias, sendo assim cada parte de nosso corpo é semelhante ao dos nossos pais, por exemplo: eu tenho o nariz igual ao do meu pai, e só passei a me aceitar e me amar como eu sou, quando amei e perdoei meu pai… Hoje eu tenho orgulho, porque sei que cada parte do meu corpo É carinho de Deus… rsrsr

  17. MARTA HERMINIA's Gravatar MARTA HERMINIA
    September 30, 2011 12:23 Permalink

    FUI MODELO, TIVE UM FILHO ENGORDEI MUITO FUI TROCADA POR OUTRA MAIS MAGRA E ISSO FEZ COM QUE EU CAÍSSE NUA DEPRESSÃO QUE ATÉ HOJE ME PERSEGUE,LEMBRO TODOS OS DIAS DAS PALAVRAS DO PAI DO MEU FILHO “VC SE ACABOU TU ACHA QUE ALGUEM VAI TE QUERER UM DIA?”TENHO TRANSTORNOS, QUANDO ESTOU TRISTE COMO MUITO DEPOIS CHORO. MAS ESTOU BUSCANDO MAIS Á DEUS E ELE TEM ME DADO FORÇAS…

    • clarissa's Gravatar clarissa
      October 3, 2011 19:06 Permalink

      Deus te ama tal como vc é.
      Ele te criou para ser feliz.
      Vc tem um grande impulso para viver que é seu filho. Saiba que nada nessa vida substitui uma mãe, tão pouco o que ela pode ser e fazer para um filho. Faça dessa sua motivação na caminhada e verá que há sempre uma luz logo ali na frente e algo lindo para se descobrir.
      Unidos em oração
      Fique com o essencial ;)

  18. Nem Secos's Gravatar Nem Secos
    October 5, 2011 17:53 Permalink

    Ei pessoal do Destrave, muito interessante a discussão. Temos uma música que fala da ditadura da beleza e sobre cada um poder ser como quer. Chama-se “Ela Cortou Curtinho” e pode ser ouvida no Myspace do Grupo Nem Secos:

    http://www.myspace.com/nemsecos/music/songs/ela-cortou-curtinho-84352577

    Valeu, um abração.

  19. Gabriela's Gravatar Gabriela
    October 31, 2011 16:58 Permalink

    Sera qe Usar lentes pra mudar a cor dos olhos é errado ?
    eu uso ,mas acho qe ja esta virando uma escravidao ,pois nao saio de casa sem elas !

  20. Gabriela's Gravatar Gabriela
    October 31, 2011 17:10 Permalink

    Olá ,
    ai eu gosto muiito deste assunto de Beleza
    Tnho 15 ano ,e desde crianca sou vaidosa,com o tema Cabelo ,sempre fui viciada ,e com 11 comecei a Alisar .Ai agora sou escrava das LENTES de Contato qe a 1 ano estou usando ,sao azuis,e ja nao consigo Sair de casa sem elas ,me sinto muito mal com isso .O que eu faco Me ajudem?

    • Ackers's Gravatar Ackers
      March 2, 2012 10:10 Permalink

      Realmente a sociedade de hoje edsserpaxa principalmente pela midia vem buscando um padre3o de beleza que ne3o existe. E o pior e9 que realmente levam e0s pessoas a acreditarem nisto… eu sirvo como exemplo pois ne3o posso nem me imaginar ficando velha pois realmente penso que ao ficar velha nao despertarei mais o interesse de ninguem ou que ficarei feia… cheguei a preferir nao mais viver ao chegar a uma certa idade ao ter que passar pela velhice.Agradee7o as postagens deste blog, acredito que tem servido de grande ajuda para aqueles que team duvidas…Espero tirar esses pensamentos futeis da minha cabee7a, e eu vou conseguir.Um abrae7o!

  21. Leo's Gravatar Leo
    November 12, 2011 19:44 Permalink

    Gostei muito do tema, me levou a refletir o mundo de hoje esta me oferecendo. Temos que buscar ter uma personalidade propria e não ficar seguido modas e estilo.

  22. Pablo's Gravatar Pablo
    November 25, 2011 21:17 Permalink

    Cara vcs mandam muito bem! Parabéns pela matéria!
    Que Deus abençoe vcs e q o Beato JPII interceda por vossas vocações!
    Abração!

  23. Deivyd Tavare de Oliveira's Gravatar Deivyd Tavare de Oliveira
    December 4, 2011 22:21 Permalink

    Testemunho que o culto do próprio corpo só trás tristeza e solidão e afastamento das pessoas que á gente gostá por que esquecemos dos outros para cuidar só da gente eu falo para todos,á tempo para recomeçar por que Deus me retirou desse buraco que é a própria idolatria.Por que somos Amados De Deus Amem.

  24. lucia's Gravatar lucia
    January 4, 2012 21:57 Permalink

    Pra mim ajudou muito pois tenho dois filhos e estou com 25 anos nos ultimos 2 anos comecei me sentir muito feia estando com 68kg,ate chorava comecei fazer absurdos para emagrecer. mesmo meu marido me elogiando tanto. Ainda estou um pouco presa a essa ideia de emagrecer, quero muito sair dessa. Pra mim foi muito importante, pois ja deixei de paricipa de muitas coisas boas com minha familia com medo de engordar.

  25. Ana Lima's Gravatar Ana Lima
    February 7, 2012 12:02 Permalink

    Não é ser escravo mas cuidar das coisas que nós podemos controlar como, celulite,pele , etc…isso é,não ter excessos ,mas cuidar da beleza que DEUS nos deu e que nós deixamos estragar por não nos importar, não é??????????

  26. Ana Lima's Gravatar Ana Lima
    February 7, 2012 12:04 Permalink

    Vamos cuidar do que belo em nós , pois foi o SENHOR NOSSO DEUS que nos proporcionou, mas sem escravidão.!!!!

  27. giovanna's Gravatar giovanna
    February 10, 2012 23:42 Permalink

    Padrões que a mídia muita vezes nos impõe…e quase todas as vezes nós buscamos seguir..e acabamos escravos da beleza. Na busca constante pelo corpo ou rosto perfeitos..rnA única coisa que eu acredito estar correta é aceitarmos com carinho a obra de Deus, que somos cada um de nós!

  28. Samyra Destefani's Gravatar Samyra Destefani
    February 15, 2012 23:28 Permalink

    O que realmente importa é estar com saúde. Não podemos nos deixar levar pela imagem de corpo perfeito \’\'de outro mundo\’\’ que é vendida nas revistas e novelas. Tenho certeza de que Deus tem um propósito muito maior do que essa preocupação desenfreada de que toda mulher tem que ter curvas esculturais. Nós que somos pessoas reais com atividades reais, de trabalhar fora, cuidar de casa, dos filhos e esposo, sem tempo para essas bobeiras, temos que ficar com a cabeça no lugar e nos preocupar com a saúde física, mental e também espiritual, pois, Deus acima de todas a coisas. \’\'Buscai primeiramente a Deus e tudo mais vos será acrescentado\’\’. Isso é a verdade.

  29. Gilson's Gravatar Gilson
    July 25, 2012 18:09 Permalink

    Em minha opinião as pessoas são tão alienadas que esquecem que quando ela se maquinha estão se pintando com um bando de palhaço. Resumindo ‘são um bando de palhaços para mídia`.

  30. Clara Castilho's Gravatar Clara Castilho
    September 23, 2012 15:35 Permalink

    Nao entendo oque o tema tem a ver com o deus cristão.Por exemplo nao pertenso a nenhuma religião e não tenho problemas do tipo

  31. Dunha's Gravatar Dunha
    February 27, 2013 17:54 Permalink

    bom…quanto mais gostosa melhor então, mulheres cuidem do corpo! :D

  32. gleyci da silva penha's Gravatar gleyci da silva penha
    March 22, 2013 10:57 Permalink

    sobre a viroxcias