Jornada Mundial da Juventude: o rosto jovem da Igreja

Jornada Mundial da Juventude / Reportagens

Sim, desde 1986 essa realidade vem atravessando gerações e fronteiras e reunindo jovens dos quatro cantos do planeta, na Jornada Mundial da Juventude, cuja sigla é JMJ.

Criada por João Paulo II em 1986, a JMJ já reuniu quase 13 milhões de pessoas ao longo de sua história, tornando-se o maior evento jovem do mundo. Este evento congrega jovens católicos (e também não católicos) diante de uma convocação do Santo Padre para peregrinarem a um determinado país e, ali, ter um encontro com Jesus Cristo como num grande cenáculo.

Mais de 12 milhões de jovens ao longo das 12 edições da JMJ

Dois eventos importantes marcaram o início da JMJ: o Jubileu de 1984 e o Ano Internacional da Juventude, proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985. Nesse ano da juventude, João Paulo II lançou a Carta aos Jovens, e em 1986 os convidou para mais um encontro em Roma, que seria a primeira Jornada Mundial da Juventude.

“No Brasil mais de 13 mil jovens estão indo para Madrid. Será uma grande festa brasileira na JMJ 2011” pe. Sávio

Em 1987, o saudoso Pontífice polonês convocou os jovens para mais um encontro em Buenos Aires, tornando a JMJ um encontro de peregrinação internacional. Nesta edição João Paulo II reafirmou o que vinha afirmando aos jovens desde o início de seu pontificado: “Vós sois a esperança da Igreja, vós sois a minha esperança“. Rapidamente as Jornadas Mundiais, com esse público, responderam a esse clamor do Papa, reunindo milhões de jovens em vários lugares do mundo, como em Manila – Filipinas, onde se registra o recorde de peregrinos, mais de 4 milhões de pessoas.

Uma jornada especial foi a de Czestochowa em 1991, a primeira edição depois da queda do Muro de Berlim, na qual jovens vindos de dois blocos separados e hostis (oriente e ocidente) puderam, finalmente, celebrar de mãos dadas a fé em Jesus Cristo. A jornada de 2000 também foi especial, mais de 2 milhões de jovens foram a Roma para celebrar o Jubileu da Igreja. Essa edição ficou marcada pela espontaneidade de João Paulo II na vigília de Tor Vergata. “Acredito que a espontaneidade de João Paulo II foi uma coisa que cativou a todos nesta jornada”, afirma Odair José, que participou desse evento nesse ano.

“Foi uma coisa impressionante, mais de um milhão de pessoas ali reunidas, e quando o Papa falava havia aquele silêncio para ouvir a voz do Pastor “, lembra Marcelo Cintra, que atendeu ao chamado de João Paulo II e foi a Toronto – Canadá para a JMJ do ano de 2002, a última jornada de João Paulo II. “Todos os anos o Papa dizia ‘vejo vocês em tal lugar (próximo país-sede)’ e, no final dessa JMJ, ele disse ‘Jesus espera vocês em Colônia – Alemanha’ (JMJ de 2005)’. O Papa sabia que ele não estaria em Colônia, acho que por causa da saúde dele”, recorda Marcelo, emocionado.

A Cruz peregrina e o ícone da Virgem Maria acompanham os jovens em todas as Jornadas

“Essa JMJ vai ser emocionante porque vai ser a primeira Jornada com dois Papas: um no céu e outro na terra”, pensou Hugo Daniel, que participou da JMJ de Colônia em 2005, a primeira vez sob o comando do novo Pontífice: Bento XVI. Essa edição criou uma grande expectativa em muitos jovens, e quem acreditava que o número de participantes diminuiria devido à morte de João Paulo II se enganou, mais de 2.5 milhões de jovens peregrinaram à cidade alemã para um encontro com o Papa alemão.

A última edição da Jornada Mundial da Juventude, em 2008, foi realizada na Oceania, em Sidney – Austrália, onde mais de 500 mil jovens se reuniram para ser renovados pelo Espírito Santo de Deus. “Um dos momentos mais emocionantes foi quando, num diálogo com Bento XVI, uma jovem disse: ‘Santo Padre, assim como Pedro reunido com os apóstolos no cenáculo foi testemunha do derramamento do Espírito Santo sobre a Igreja, nós estamos aqui novamente reunidos com Pedro e pedimos que o senhor clame sobre nós este novo Pentecostes’. Nesse momento eu pude renovar a minha experiência com o Espírito Santo”, testemunha Wagner, que viajou para o outro lado do mundo para participar desse evento nesse ano.

Seguindo a tradição de celebrar uma edição da JMJ na Europa e outra fora desse continente, em 2011, a próxima edição deste evento será celebrada em Madri, na Espanha. Segundo a organização do evento são esperados mais de 2 milhões de jovens na capital espanhola.

“O Brasil vem crescendo muito no número de participantes da JMJ” pe. Sávio

Neste ano, em Madri, vamos bater o recorde de participação com quase 14 mil jovens brasileiros inscritos”, disse padre Sávio, assessor do Setor Juventude da CNBB.

Segundo o sacerdote há fortes indícios de que a próxima edição seja celebrada no Brasil. “A CNBB, na pessoa de Dom Eduardo Pinheiro, já enviou o pedido para o Pontifício Conselho para os Leigos (Dicastério do Vaticano que organiza a JMJ), portanto, devemos estar em massa nesse evento e fazer uma grande festa em Madri se Bento VXI anunciar o Brasil como o país-sede de 2013”, concluiu padre Sávio.

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

24 Comments to Jornada Mundial da Juventude: o rosto jovem da Igreja

  1. jozy Alessandra de Oliveira's Gravatar jozy Alessandra de Oliveira
    28 de julho de 2011 11:14 Permalink

    Lindo…..é uma festa maravilhosa.
    Que Deus abençõe a cada jovem q estará lá e saber q a canção nova estará transmitindo esta festa é melhor ainda.
    Abraços.

    Jozy- Divinópolis-mg

  2. CLAUDINEY LOPES's Gravatar CLAUDINEY LOPES
    28 de julho de 2011 12:23 Permalink

    EU VOU COM O GRUPO DA ARQUIDIOCESE DE CUIABÁ. FOI UMA GRANDE LUTA PARA PODE IR NESTE EVENTO, QUE PARA MIM SERÁ MARCANTE EM MINHA VIDA E VOCAÇÃO. ESPERO NESTA JORNADA, VOLTAR COM UM ESPÍRITO NOVO, UM HOMEM NOVO REVESTIDO DO SENHOR.
    PAX DOMINI

  3. Clair Eva Coloniezzi Erthal's Gravatar Clair Eva Coloniezzi Erthal
    28 de julho de 2011 12:32 Permalink

    Estou emocionada com esta juventude atuante e participativa. Que deixa a Igreja jovem e o Cristo feliz.
    Meu filho irá participar da Jornada Mundial este ano.O meu coração se enche de orgulho “bom”, por Deus ter me consedido um filho maravilhoso e comprometido com o Senhor.
    Deus abençoe esta juventude e Maria Santíssima abra os caminhos para todos ….

    • Guilherme Coloniezzi Erthal's Gravatar Guilherme Coloniezzi Erthal
      29 de julho de 2011 03:49 Permalink

      Mããe! Que graça te ver aqui! Peço a Deus que esteja contigo durante todoos estes dias de Retiro, Pré-JMJ, e JMJ, para que em todos os dias o Senhor te confirme que estou orando por ti! Sobretudo no dia 20/08, teu aniversário, estarei enraizado na féque tu me ensinou, e lá de Madri, enviarei meu Feliz Aniversário pra ti! HEHE…. AMO VOCÊ! reze por mim sempre! Tamujunto#

  4. Raiane's Gravatar Raiane
    28 de julho de 2011 13:06 Permalink

    Eu estarei na JMJ!!!

    Minha familia vai ficar de olho na TV CN pra assistir td.

    Shalom!!

  5. Gleyce Perrout's Gravatar Gleyce Perrout
    28 de julho de 2011 13:43 Permalink

    Eu vou!!!!!!!!!!

    ^^

  6. Natália's Gravatar Natália
    28 de julho de 2011 14:51 Permalink

    Vou pedir insesantemente que em 2013 a JMJ se realize no Brasil, a juventude brasileira precisa manter acesa a chama do Espírito Santo,já pensou? Serão no mínimo mais quatro milhões de jovens, Vamos orar juntos para q isso ocorra!

  7. Sandra Moterle's Gravatar Sandra Moterle
    28 de julho de 2011 16:10 Permalink

    Pai amado obrigada por nossos jovens estarem te buscando e tendo sede de jesus cristo,misericordia e piedade daqueles que estão nas drogas e não te conhecem pai,que se formem varios missionários de jesus em busca de jovens perdidos.parabéns a organizadores desse evento maravilhoso

  8. DIEGO DA SILVA BATISTA's Gravatar DIEGO DA SILVA BATISTA
    28 de julho de 2011 18:32 Permalink

    ESTAREI REZANDO POR TODOS O QUE ESTARAM NA JMJ DE MADRID!!!
    NÃO VOU PODER IR POR CAUSAS TRABALHISTAS MAIS DEUS ABENÇOE A CADA UM QUE IRA REPRESENTAR O NOSSO PAÍS!!!!!

    PAZ E BEM

  9. Adeline's Gravatar Adeline
    29 de julho de 2011 01:22 Permalink

    Jovem não tem medo de desafio, tem medo de uma vida sem sentido. Jovens cristãos q estão dispostos a dar um belo testemunho.E o encontro em Madri mostrará isso. Tds unidos por um único motivo:amor a Cristo!

  10. Márcia's Gravatar Márcia
    29 de julho de 2011 11:03 Permalink

    só de pensar fico emocionada, meu filho participará deste belissímo encontro, estou anciosa e muito grata a Deus por este presente. – Franca-SP

  11. Pe Pedro Claudio Mendes's Gravatar Pe Pedro Claudio Mendes
    29 de julho de 2011 12:52 Permalink

    Sou brasileiro missionario como paroco na Igreja de Santa Agata na Sicilia e estou muito grato a Deus por saber que mais de 13000 brasileiros estarão na JMJ, também estarei e com os jovens da nossa diocese de Caltanissetta e espero de ver tantos brasileiros na terra de Santa Teresa de Jesus, testemunhando para o mundo que o Brasil é realmente a terra de Santa Cruz…
    Pe Pedro,sm

  12. Josiara Oliveira's Gravatar Josiara Oliveira
    30 de julho de 2011 00:49 Permalink

    É um momento lindo, e especial para todos aqueles
    jovens, não tenho condições de ir mas, que a presença
    de Deus esteja com VOCÊS.
    Boa sorte a todos.

  13. suely rodrigues de lima's Gravatar suely rodrigues de lima
    3 de agosto de 2011 03:31 Permalink

    lindo estou maravilhada com tanto jovem temente a Deus concerteza ha uma grande festa no ceu que nunca acabe eque seja cada vez mais os jovens contagiados por este amor infinito de Jesus por cada um de nos ! tenho orgulho de ser catolica praticante na mersa de Jesus como catequista e legionaria ! Deus abençõe a todos !

    • Clair Eva Coloniezzi Erthal's Gravatar Clair Eva Coloniezzi Erthal
      13 de agosto de 2011 00:39 Permalink

      Guilherme, meu filho querido, estou feliz você já está na Espanha.Iniciou a grande jornada de fé e vida. Rezo , penso e peço a Deus e a Virgem Maria que estejam contigo te guiando e abençoando.Desejo a vocês , queridos jovens, todas as bençãos necessários para que possam ser firmes e enraizados na fé. Fico feliz ,pois sinto que há uma esperança muito grande ao vê-los reunidos com um único objetivo.
      Deus os abençõe. Beijos carinhos de mãe.

  14. André Souza's Gravatar André Souza
    17 de agosto de 2011 04:30 Permalink

    JMJ ta melhor que copa do Mundo,Aqui no Espírito Santo vamos fazer festa após o anuncio oficial da JMJ 2013, na praça do Papa.

  15. Lauraci Martins's Gravatar Lauraci Martins
    18 de agosto de 2011 18:05 Permalink

    É para mim um tempo de muita esperança. Emociona-me ver tantos jovens unidos na fé. Que a força do sangue de Jesus e a intercessão de nossa mãe Maria Santíssima faça desse tempo, um tempo de graças com muitos frutos de vida nova e esperança para o mundo. Deus abençõe minhas filhas queridas: Gabriela e Emanuela, que estão agora em Madri, nesta JMJ 2011! Deus abençôe meu sobrinho Gustavo, o Zenon e os irmãos da comunidade Shalom pela dedicação e ardor missionário. Deus abençôe a todos: sacerdotes, missionários, equipes de trabalho, organizadores, servos e a comunidade em geral, TODOS que dedicam tempo, investem suas vidas para fazer crescer o amor de Deus no meio de nós porque acreditam que O MUNDO PODE SER MELHOR…ENRAIZADO EM CRISTO JESUS! CREIO que é possível! VEJO NO ROSTO DE CADA JOVEM A ESPERANÇA E A CERTEZA DE QUE DEUS CUIDA DE NÓS E SE FAZ PRESENTE NO MEIO DE NÓS. TUDO É POSSÍVEL! Continuarei em unidade, em oração, pois sei que O SENHOR FARÁ MARAVILHAS!!!!

  16. Érika Generoso's Gravatar Érika Generoso
    18 de agosto de 2011 20:46 Permalink

    Isso com certeza é muito maravilhoso! Eu sempre poderei afirmar!

  17. Reniele - Mossoro/RN's Gravatar Reniele - Mossoro/RN
    19 de agosto de 2011 16:06 Permalink

    Eu querooooo!! Que o Senhor permita que a próxima JMJ seja no Brasil, aí eu irei, se Deus permitir! É um sonho! É perfeito! É o Céu! Sem palavras…

  18. clarissa's Gravatar clarissa
    21 de agosto de 2011 08:46 Permalink

    MUITO OBRIGADO por entrar em contato conosco, desde já estamos unidos a vocês. Após pronunciamento oficial do Papa Bento XVI em Madrid soltamos no Twitter a Tag
    Deus lhe abençoe
    Paz e Bem

  19. LUCIENE MORAES's Gravatar LUCIENE MORAES
    7 de dezembro de 2011 22:11 Permalink

    PEÇO SAUDE E PROTEÇÃO PRA MIM E MINHA FILHA DRIELLE MORAES,PEÇO PELOS NOSSOS DESEJOS E SONHOS,PEÇO PELAS NOSSAS VIDAS MATERIAL,FISICA,ESPIRITUAL E SENTIMENTAL ,AGRADEÇO PELAS GRAÇAS JA ALCANÇADAS,AMÉM ,LUCIENE MORAES.

  20. sergio luiz vilar's Gravatar sergio luiz vilar
    2 de janeiro de 2012 15:55 Permalink

    A Cruz Da Jornada Mundial Da Juventude Esteve Aqui Em Paulo Afonso,E Tive o Prazer D Pegala Tocala Sentila,E Sentei Realmente a Presença d Deus ,e Realmente A Presença Misericordiosa De Deus Em Nossos Meios A Nos Amar !

  21. Laís Carmona's Gravatar Laís Carmona
    20 de março de 2012 21:23 Permalink

    “Tudo com Jesus, nada sem Maria. Se viver com o Pai é bom, Pai e Mãe que maravilha!” ♪ A passagem da Cruz da JMJ e do Ícone de Nossa Senhora, aqui em Araçuaí (MG) foi maravilhoso, um encontro abençoado. Se Deus quiser, eu e muitos jovens daqui, estaremos em caravana na JMJ Rio 2013, para, mais uma vez, nos reencontrarmos com a NOSSA CRUZ e a imagem da Nossa Mãe! https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/s720x720/385089_211900202214462_100001834526813_526497_708630204_n.jpg

  22. VANDERLEI KUHN's Gravatar VANDERLEI KUHN
    19 de março de 2013 22:21 Permalink

    Testemunho: Tive o grande privilégio em participar da II JMJ, em Buenos Aires, Argentina, no ano de 1987. Foi um dos momentos mais significantes e marcantes de minha vida. Considero-o indescritível. Jovens de vários países do mundo(segundo o Jornal ‘o Clarin’, 1,5 milhão de pessoas) unidos em torno da fé, unidade e esperança por um mundo cada vez mais fraterno. Foi, certamente, um momento de reflexão a favor da paz. Movimentos pacíficos contra as ditaduras militares. Acredito plenamente que os Jovens presentes naquela Jornada foram decisivos para que as mudanças estruturais de muitos países fossem revistos. No nosso grupo (45 pessoas) estavam presentes: padres, freiras, estudantes, sindicalistas, filhos de pequenos agricultores, integrantes de juventudes rurais, professores, entre outros. Forte abraço. Vanderlei Kuhn – Selbach/RS, Brasil. estou incentivando minha filha a participar da JMJ, em julho no RJ.