Jesus, um Mestre desafiador

artigos

Conteúdo enviado pelo internauta Rodrigo Stankevicz

Jesus Cristo realmente trouxe uma nova visão para os conceitos humanos. Quebrou nossos paradigmas e padrões. Depois do Filho de Deus, nem o senso comum pode ser visto da mesma forma.

jesus-mestreA São Paulo, após sua conversão, só restou dizer: “Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura” (cf. II Cor 5, 17). Tudo se faz novo, um novo olhar nasce a partir do encontro com o Senhor. Ninguém, na história da Bíblia, saiu da presença de Jesus da mesma forma, pois sempre algum desafio era lançado para a pessoa atraída por Cristo, além da transformação natural provocada pela força de Sua presença. Contudo, o mais interessante é que Jesus continua desafiando e atraindo as pessoas para Ele.

Gente humilde, de bom coração, que busca viver de um modo coerente, procurando sempre a verdade. Às pessoas assim, Deus tende a revelar-se.

Nosso Mestre, ainda hoje, traz um modo de viver diferente, capaz de dar sentido à vida, curar relacionamentos e ensinar o servir com gratuidade.

No relato do Evangelho, vemos vários exemplos que mudam os costumes e redimensionam as pessoas a uma releitura do modo como vivemos. Em São Mateus 5, 44, Jesus nos impele: “Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem.” Uma nova perspectiva surge com esse mandato.

O desafio está em superar o orgulho e a vaidade. Não basta amar e orar pelos nossos, isso todos fazem; o novo conceito é ir além, ao encontro do outro, amar aqueles que, aos nossos olhos, não merecem atos de caridade; amar quem não nos ama. Isso é revolução no pensamento, transformação do senso comum do homem de todos os tempos. Serviu para as pessoas daquela época, serve também para os homens de boa vontade de nossa época.

Todavia, aos que não se contentam com o ordinário, característica própria da juventude, Nosso Senhor lança desafios ainda maiores. Continuamos em São Mateus, agora capítulo 19, 21 e 22. Um jovem procura pelo bom Mestre, ávido por algo profundo. No entanto, não tem coragem o suficiente para encarar o desafio que lhe é proposto por Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me! Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens”.

“Não vos contenteis com nada menos do que os mais altos ideais” (Beato João Paulo II)

Com isso, vemos que Cristo tem um intento para cada um de nós, e cada pessoa humana é vista de um modo muito particular por Ele. Foi o caso do jovem rico. Jesus tinha um plano à altura da profundidade do coração daquele jovem, porém, o moço, entristecido, não correspondeu ao chamado do Senhor.

Isso frequentemente acontece conosco. Jesus tem grandes projetos a nosso respeito, no entanto, nem sempre somos audaciosos nos caminhos desejados por Deus. Às vezes, vacilamos, pensamos muito pequeno, nossa visão se limita às coisas da terra. Apegados aos nossos bens terrenos, muitas vezes em nós mesmos, preferimos seguir tristes a aderir ao plano de Deus para nossa vida.

No Evangelho sinóptico de São Lucas, Jesus segue nos admoestando: “E se fazeis bem aos que vos fazem bem, que recompensa mereceis? Pois o mesmo fazem também os pecadores” (cf. Lucas 6,33). Sendo assim, conseguimos compreender que o Senhor não nos quer iguais a todos, tendo em mente que não somos melhores, mas chamados a atitudes diferentes. Cristo Jesus nos convoca para viver uma verdadeira gratuidade em nosso doar-se. Nossas ações precisam ser movidas de compaixão e misericórdia. Servir sem nada esperar.

Como as palavras de Cristo continuam atuais! Percebemos isso com o avanço do capitalismo. Tudo precisa gerar lucro, “tempo é dinheiro”, porém isso fica a cabo dos outros, porque a nós cristãos cabe sermos livres de recompensas.

Viver esta proposta é remar contra a correnteza. E quem disse que Jesus não quis isso? O belo de Jesus é esta provocação, porque Ele sabe que o coração do homem precisa de desafios, de sentido, de ser como todo o mundo entedia. Observamos isso ao longo da história. Quantos homens foram tocados e instigados a viver de um modo diferente! Temos a vida dos santos que foram conquistados por Jesus e souberam fazer a leitura da proposta de Cristo. Deste modo, a vida dessas pessoas servem de modelo para nós, pois viveram na carne esta experiência do encontro com o Senhor, responderam positivamente ao chamado de Deus. Se eles conseguiram, por que nós não iríamos conseguir também?

O beato João Paulo II foi um desses grandes homens que marcaram a história da humanidade. Ele nos incita com belas palavras: “Não vos contenteis com nada menos do que os mais altos ideais”. É isso que Jesus quer de nós, altos ideais, juntamente com uma vida instigante.

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

25 Comments to Jesus, um Mestre desafiador

  1. NICACIO ANISIO COSTA's Gravatar NICACIO ANISIO COSTA
    7 de dezembro de 2011 23:29 Permalink

    DEUS NOS ACOMPANHA. ELE VAI AO NOSSO ANCALÇO ATÉ QUE FINALMENTE O VEJAMOS COMO NOSSO PAI,MESMO QUE ISTO LEVE TODOS OS DIAS DE NOSSA VIDA.

    • Marco Aurélio Bermejo Palma's Gravatar Marco Aurélio Bermejo Palma
      13 de dezembro de 2011 14:51 Permalink

      Muitas vezes os nossos corações estão tão contaminados pelo modo como o mundo de hoje nos encaminha que, quando descobrimos que estamos na contra-mão dos planos que Deus reservou para nós e tentamos mudar, vemos que sozinhos nao conseguimos… Quando isto ocorre peça para que nosso Mestre Jesus derrame sobre você o Espírito Santo, pois somente através da força e poder que Deus nos envia através do Espírito Santo é que conseguímos um coração novo capaz de amar como Jeses nos ensina….

      Então, quem quer mudar de vida e seguir Jesus como Ele nos pede comece pedindo o auxílio do Espírito Santo, para que Ele transforme seu coração de pedra em um coração de carne, capaz de amar e perdoar…

      Podem ter certeza que Jesus transforma nossos corações sepre que pedimos com sinceridade na alma….

      beijos a todos

  2. Adelite Rosa da Silva Soares's Gravatar Adelite Rosa da Silva Soares
    9 de dezembro de 2011 11:53 Permalink

    É muito difícil amar nossos inimigos! na maioria das vezes eu os odeio. O que eu faço para mudar? Eu quero mudar!

    • Tarso's Gravatar Tarso
      14 de janeiro de 2012 16:02 Permalink

      Primeiro, parabéns, poucas pessoas mesmo sendo já de caminhada são sinceras como você, ou seja você não é hipócrita, realmente perdoar é muito difícil, porém para Deus nada é impossível, portanto diante de um eventual ataque por parte dos inimigos, antes que o seu eu se manifeste, ore bastante e peça a Deus para mudar essa pessoa e manifeste-se de maneira contrária a ela, orar é o remédio e sempre. Deus te abençoe.

  3. Angélica's Gravatar Angélica
    9 de dezembro de 2011 13:59 Permalink

    Lindo artigo, temos que nos apegar menos ás coisas terrenas, e mais ao que Deus tem para nós, mas como estudante de jornalismo, tenho que dizer: Toda pessoa é humana, então, por favor, pessoa humana não, é redundância.

    • daniel's Gravatar daniel
      9 de dezembro de 2011 16:21 Permalink

      Não pode ser pessoa jurídica?

    • wagner's Gravatar wagner
      14 de dezembro de 2011 17:53 Permalink

      Querida angélica quando se fala em pessoa humana, é que segundo a nossa fé cristã existe o termo Persona Christi que quer dizer a pessoa de Cristo. Aquele que não se prevaleceu de sua condição divina se tornou homem… leia Filipenses 2(5-8).
      Jesus quando ressuscitou e apareceu para os Apóstolos como narra o evangelista João no Capítulo 20(27-29) eles não o reconheceram pois apareceu com o corpo glorificado,entanto pediu a tomé que tocasse em suas chagas para acreditar que era Ele mesmo na pessoa de Cristo Glorificado.
      Por isso o termo pessoa humana e pessoa de Cristo, pois segundo a fé cristã quando todos ressuscitarmos tbem teremos nossos corpos glorificados,assim professamos nossa fé na oração do Creio logo após o evangelho nas missas de domingo onde professamos … cremos na ressurreição da carne ,na vida eterna,Amém
      abraço

  4. Anizio Filho's Gravatar Anizio Filho
    10 de dezembro de 2011 14:13 Permalink

    Parabéns pelo texto!

  5. LENITA's Gravatar LENITA
    10 de dezembro de 2011 17:38 Permalink

    JESUS É O INSTRUTOR MAIS PROFUNDO POIS CONHECE O INTIMO DE CADA SER, QUE BOM,NUNCA ESTAMOS SÓ.

  6. HEULER ROCHA's Gravatar HEULER ROCHA
    13 de dezembro de 2011 13:36 Permalink

    Um grande desafio ,mas; que graca teria a vida se DEUS nao nos desafiasse a busco aquilo que ele nos preparou…
    Ta dificil? ta e nao é pouco nao!!! mas com a GRACA DE DEUS podemos ir longe. VALEU GALERA!!!

  7. MARILENE DIAS DA COSTA's Gravatar MARILENE DIAS DA COSTA
    13 de dezembro de 2011 14:23 Permalink

    O que Jesus, quer é que desafiemos á nós mesmos, que tenhamos coragem de sermos perfeitos e decidirmos SEMPRE A AMAR, principalmente aos inimigos.

  8. Marlene's Gravatar Marlene
    13 de dezembro de 2011 14:38 Permalink

    Temos que ter perseverança na fé.

  9. Bernadete Alves's Gravatar Bernadete Alves
    13 de dezembro de 2011 18:06 Permalink

    Realmente Deus quer de nós isso, só é reciso que nós nos disponhamos a tal.
    Se dermos de fato abertura para Jesus, certamnente seremos
    novas criaturas porque somente Ele tem a capacidade de nos
    tornar novos.

  10. ELIAS CORRÊA's Gravatar ELIAS CORRÊA
    13 de dezembro de 2011 19:27 Permalink

    MUITO LINDO O TEXTO. EU ESTOU LUTANDO PEDINDO SEMPRE A DEUS QUE ME DÊ FORÇAS PARA QUE AS CORRENTES SOLTE DAS MINHAS MÃOS.

  11. Manoel dos Santos Filho's Gravatar Manoel dos Santos Filho
    14 de dezembro de 2011 11:53 Permalink

    Com certeza, depois do encontro pessoal com J E S S U S é impossível voltar atrás como ele mesmo diz Amar a Deus sobre todas as coisas e ao seu próximo como a ti mesmo ( então o nosso próximo independente de qualquer pessoa temos que ama-lo). Que Deus abençoe a todos.

  12. ANDRÉIA A. S. FREIRE's Gravatar ANDRÉIA A. S. FREIRE
    14 de dezembro de 2011 14:19 Permalink

    COM A AJUDA DO ESPIRITO SANTO VAMOS REMAR CONTRA A CORRENTEZA

  13. Rita Côrtes's Gravatar Rita Côrtes
    16 de dezembro de 2011 08:31 Permalink

    JESUS quer a nossa salvação. Não guardem rancor em seu coração, pois isso faz mau a nós mesmos. Sou uma pessoa que não guardo raiva. Meus amigos acham que sou uma pessoa que não liga para nada, o que não é verdade. Eu não perco tempo guardando raiva, rancor e etc. Rezo por meus inimigos.

  14. antonia's Gravatar antonia
    27 de dezembro de 2011 20:57 Permalink

    jesus é maravilhoso

  15. antonia's Gravatar antonia
    27 de dezembro de 2011 21:07 Permalink

    o seguimento a jesus faz de nós verdadeiros cristãos vencedores em um mundo onde o ser correto parece estar fora de moda ser discipulos de jesus hoje é renunciar a tudo aquilo que o mundo nos oferece que parece bom mas é somente algo que nos distancia daquilo que deus tem sonhado pra nos viver conforme os principios ensiinados por jesus é o unico caminho que nos conduzira´a felicidade plena

  16. Sandra Borges Leal's Gravatar Sandra Borges Leal
    12 de janeiro de 2012 14:18 Permalink

    Que o Senhor continue a nos desafiar e que nós tenhamos a coragem e ousadia de dizer sim aos planos de amor que Ele tem para nossas vidas.

    Paz e fogo!

  17. olga's Gravatar olga
    19 de janeiro de 2012 13:43 Permalink

    maravilhoso! na nossa vida as vses tomamos, muitas decisão sem pençar na vontade de Deus na nossa vida mas acba na triesza profunda cofiamos muito nas coisa mundanas!
    vamos olhar pra jesus e voltar a nus entrgar a ele de corpo e alma ñ. ter apego a niguem nem a nada! nesse mundo passageiro!

    MEMMMMMMM!!

  18. olga's Gravatar olga
    19 de janeiro de 2012 13:47 Permalink

    MUITO LINDO ESSE TEXTO! PRCISAMOS VOLTAR O OLHAR PRA JESUS DE VERDADE E NAO PELA METDE, JESUS EO MEU TUDO!

  19. Fabia Santos's Gravatar Fabia Santos
    25 de janeiro de 2012 12:03 Permalink

    Lindas palavras Jesus e a essencia de nossa alma .o perfume que nos faz sentir o agradavel bem estar de viver em comunhao com o senhor.abençoado tds aqueles que falam a bem de propagar o nome do senhor:JESUS CRISTO!

  20. Luiz Antonio's Gravatar Luiz Antonio
    27 de janeiro de 2012 07:23 Permalink

    “Gente humilde, de bom coração, que busca viver de um modo coerente, procurando sempre a verdade. Às pessoas assim, Deus tende a revelar-se.” Temos geralmente que é muito difícil, duro de seguir a Deus, porém devemos nos lembrar que é Deus quem nos capacita. DE nós cabe tentar, mas, faze-lo com convicção, determinação de alcançar a meta. Essa é a parte que nos cabe.

  21. Socorro Monteiro's Gravatar Socorro Monteiro
    29 de junho de 2012 18:50 Permalink

    Os desafios propostos por Cristo são muito atuais. Principalmente, porque estamos a cada dia mais afastados uns dos outros. Só muito amor como o Dele (ou pelo menos parecido) para conseguirmos mudanças.