‘Uma pessoa com tendência homossexual pode ser santa’

Ideologia de gênero / Reportagens

“A própria Igreja reconhece que uma pessoa com tendência homossexual pode ser santa. Homofobia seria dizer ‘a santidade é só para os héteros’” estas são palavras de padre Paulo Ricardo em entrevista ao Destrave no especial deste mês sobre a ideologia de gênero. Segundo o sacerdote é muito importante ter claro que a Igreja não rejeita a pessoa homossexual e sim os atos de homossexualidade.

Confira abaixo um trecho da entrevista (obs: transcrevemos apenas um trecho da entrevista. As respostas na íntegra você pode conferir no vídeo)

Destrave: muitas pessoas rotulam a Igreja de ‘homofóbica’ por ela não aceitar os atos de homossexualidade. O que dizer sobre isto?

No vídeo abaixo pe. Padre Paulo fala sobre o chamado à santidade para os homossexuais

Pe. Paulo Ricardo: Não existe nenhuma homofobia em considerarmos a estrutura do mundo real. A estrutura do mundo real diz o seguinte: não existe nenhum modo de haver uma união genital entre duas pessoas do mesmo sexo. O cardeal Ratzinger, quando ainda prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, assinou um documento no qual dizia que nenhuma ideologia – no caso aqui a ideologia gay – será capaz de mudar a estrutura da realidade. Então eles podem repetir quanto quiserem, mas da união entre duas pessoas do mesmo sexo não sai vida e a união entre um homem e uma mulher gera vida. Esta é a estrutura do mundo real.

Então a primeira coisa que nós devemos considerar é isto: a atração por uma pessoa do mesmo sexo é uma desordem. Eu vou chamar esta pessoa de doente? Não! Mas também não posso dizer que esta tendência está de acordo com o plano natural da criação.

Destrave: muitos falam que a igreja deve evoluir na sua visão de mundo e que seu discurso é imcompativel com os tempos modernos. O senhor acredita que algum dia a Igreja irá rever a sua posição em relação à homossexualidade?

Pe. Paulo Ricardo: É preciso antes distinguir a pessoa homossexual do mvimento gay. Homossexual é a pessoa que tem atração por outra do mesmo sexo. O gay é uma pessoa que assumiu uma postura política, ele é um militante. Nós católicos queremos acolher todos os homossexuais que estejam dispostos a renunciar ao gayzismo, porque este sim é imcompatível com a moral cristã. A doutrina cristã diz que ser homossexual é carregar uma cruz como todos nós temos uma para carregar. O próprio Catecismo da Igreja Católica diz isto, que o homossexual é chamado a carregar a sua cruz e caminhar para a santidade.

Veja também:

 Especial sobre ideologia de gênero

A ditadura das minorias

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

 

28 Comments to ‘Uma pessoa com tendência homossexual pode ser santa’

  1. maria lucineide campos's Gravatar maria lucineide campos
    October 23, 2012 17:39 Permalink

    peco ajuda pois descobri que meu filho e bi atraves de uma mensagem de uma amiga nao consigo aceita me ajude

    • Guilherme's Gravatar Guilherme
      November 29, 2012 02:25 Permalink

      Maria, não há nada que aceitar.rnAcolherá sim o seu filho, mas não esta condição em que ele se encontra.

    • João Marcos Torres's Gravatar João Marcos Torres
      December 21, 2012 13:16 Permalink

      Maria Lucineide Campos, DEUS fez seu filho assim, e se quiser saber, todos os padres tem tendências homossexuais! Basta a senhora visitar os Seminários e observar os \”trejeitos\” afeminados dos seminaristas…rnrnAceite seu filho do jeito que ele é pois foi Deus que o fez e não dê ouvidos às pessoas. Quem ama seu filho é você!

  2. maria regina fagundes's Gravatar maria regina fagundes
    October 24, 2012 10:35 Permalink

    Compreendo que Movimentos são atitudes de pressão para que mais e mais pessoas venham a aderir a posições que muitas vezes não são vistas com bons olhos, como no caso dos movimentos gays, movimentos políticos, e concordo com a Igreja Católica e como boa cristã acato os regramentos católicos.Respeito o homossexual como qualquer ser humano, no entanto repudio todo e qualquer movimento gay, pois isto não está de acordo com os preceitos católicos.

    • Paula's Gravatar Paula
      May 17, 2013 00:38 Permalink

      D. Regina… Deus é perfeito e lhe digo que Ele não fez seu filho homossexual!! Reze, reze e entregue nas mãos de Maria a Mãe Maior… Eu lhe digo: Eu sou homossexual, estou a 4 anos vivendo a santidade depois de 20 anos nessa vida. sai gostando de uma pessoa e ela de mim, mas muito mais por amor à Jesus, que esteve comigo esse tempo todo. Hoje carrego minha cruz com amor e confiança, pois sei que não escolhi ser assim. Em algum momento de minha vida, o caminho que Deus traçou p/ mim foi mudado,mas agora eu O achei e não O troco por nada! Deus a abençoe e tenha fé…

  3. José's Gravatar José
    October 24, 2012 10:46 Permalink

    Cabe-me questionar algumas coisas. É muito simplista utilizar o termo \”estrutura do real\” para justificar tudo. Nem Agostinho nem São Tomás de Aquino concordariam com esse uso assim estreito do termo \”realidade\”. Segundo, o ser humano é mais rico em sua aproximação da realidade. Ele a transforma, dá significo, potencializa, modifica. Há, portanto, outras dimensões que devem ser consideradas aqui, principalmente a cultural. Terceiro, resolver o problema transformando-o em \”cruz\” é pouco honesto com as pessoas, e está longe da misericórdia de Jesus.

  4. cristãoO's Gravatar cristãoO
    October 26, 2012 02:54 Permalink

    \\’Brincar como parque de diversões\\”. Este padre está brincando de ser cristão ao firmar este discurso vazio. Analisemos o que ele entende de \\”real\\” = união ente genitais (H e M). Ora, a uniao entre duas pessoas é muito mais que isso, o sexo é complemento. Tenho certeza que Deus, autor da criação, da mesma forma como pensou em um hétero e desejou sua felicidade ao cria-lo, pensou em um homossexual. E consequentemente, ao pensar nesse ser humano, pensou em sua FELICIDADE, dando-lhe o sopro da vida e nao o peso da cruz. Ora, enteder que Deus manda seres humanos ao mundo para viver sua vida toda carregando uma cruz,foge totalmente de toda a mensagem de Jesus e do Evangelho. Com certeza, se Deus cria uma pessoa na CONDIÇÃO homossexual, quer que essa pessoa seja feliz e realizada assim. Deus nao é um escritor de novela que cria vilões e bonzinhos para ele ver atuando. E para concluir, Jesus acolheu TODOS em sua passagem, porque membros da sua Igreja tem que fazer o contrario? AMO A IGREJA CATÓLICA, IGREJA DE CRISTO, porém nós enquanto fiéis devemos seguir os passos do Redentor e não deturpar a mensagem essencial do cristianismo = O AMOR

    • Católico's Gravatar Católico
      October 26, 2012 11:25 Permalink

      E a teologia da fofura ataca novamente…rnrnPorque judeu processa, muçulmano mata e cristão perdoa.

    • Kaka's Gravatar Kaka
      May 26, 2013 00:59 Permalink

      mas mesmo sem entrar dentro do âmbito da homossexualidade de qualquer forma ta errado, pois vai contra o 6º mandamento: não pecar contra a castidade, independente da sexualidade é pecado relaçoes sexuais antes e fora do matrimonio sacramental. logo o homo não pode se casar é convidado a viver a castidade e FELIZ. quem disse que a felicidade da vida ta nisso? Deus é a plenitude da felicidade!

    • Cristiano's Gravatar Cristiano
      September 7, 2014 10:53 Permalink

      Cristão, o que você diz tem sentido, porém você erra no objeto da felicidade que Deus nos chama. Deus nos chama à felicidade eterna, a felicidade na vida eterna onde viveremos junto com Ele. Esta vida não é o lugar para gozarmos da felicidade, pois aqui estamos em tempo de prova. rnrnLembre-se que Cristo mesmo disse: \”Aquele que quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga, pois quem quiser salvar a sua vida vai perde-la e quem perder a sua vida por causa de mim, esse vai salvá-la\” (Mt 16,24-25). rnrnOu seja o Cristão está chamado, neste vida, a abraçar a cruz, renunciar a si mesmo para encontrar a felicidade e a vida na outra vida ou seja, no Paraíso. rnrnE mais, todos nós temos que carregar alguma cruz na vida. Essa história de que que não temos que sofrer é falsa e não tem nada a ver com a verdadeira mensagem de Cristo.

  5. Ana Vitória's Gravatar Ana Vitória
    October 30, 2012 19:25 Permalink

    A mensagem do EVANGELHO é clara, não basta falar no evangelho, é necessário VIVER o evangelho. Padre Paulo só está sendo coerente com o AMOR e com a MENSAGEM do CRISTO presente no evangelho, como cabe a um SÁBIO SACERDOTE QUE AMA VERDADEIRAMENTE.rnrn\”Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me\”. Mateus 16, 24

  6. LUCAs's Gravatar LUCAs
    December 2, 2012 00:32 Permalink

    PUXA, COMO EU AMO ESSE CANAL DO DESTRAVE, rnME ACABO LENDO AS REPORTAGENS,rnESTÃO DE PARABÉNS..rnSÓ QUERIA QUE DESSE PARA EU LÊ-LO NO MEU TELEFONE CELULAR. rnNÃO CONSIGO, MEU CELULAR É O SAMSUNG GALAXY 5,rnALGUÉM PODE ME AJUDAR??

  7. Euton's Gravatar Euton
    December 12, 2012 02:59 Permalink

    Gostaria de Saber se Existi Algum Santo PROCLAMADO POR A IGREJA, que tinha tendências Homossexuais mas a elas não se rendeu? algum beato ? Qual?!

  8. Luiz luccas's Gravatar Luiz luccas
    December 16, 2012 13:22 Permalink

    Descupe-me, mas o que vem a ser \”tendência homossexual\”? A meu ver a colocação da frase é um preconceito contra homo e hetero. Sem querer criticar a digníssima colocação do padre, mas, ainda que não seja o que ele queria dizer a colocação da palavra \”tendência\” é uma presunção. Até onde eu sabia homossexual é quem tem sente atração sexual pelo mesmo sexo. Você não pode saber se alguém gosta de chocolate se ela não disser ou se você vê-la comendo chocolate. Pois da mesma forma um homem não pode ser tachado com \”tendência homossexual\” se ele usar gravata ou camiseta rosa, por ser afeminado, romântico ou sensível. Quando fui comprar uma calça jeans em uma loja de moda jovem verifiquei que as calças tinham cintura baixa. Escolhi uma e perguntei à vendedora se essa não era feminina e ela me disse que era masculina. Disse-lhe, então, que queria uma calça jeans clássica e ela me disse que é moda usar roupa assim e que eu não iria de outro tipo em lugar nenhum. Agora se a moda me obriga a usar jeans com cintura baixa eu tenho que andar de social como os evangélicos para não ser confundido com homossexual. Este é só um exemplo. Eu acho que os cristãos devem estar à luz da verdade e não fazerem julgamentos infundados.

  9. Jhonata's Gravatar Jhonata
    January 1, 2013 10:43 Permalink

    É possível uma pessoa com tendência ao homesexualismo,se relacionar normalmente com pessoas do sexo oposto?rnE mesmo com essa tendência poder constituir uma família dentro dos padrões Cristãos? Entre mulher e homem?

  10. WELLINGTON's Gravatar WELLINGTON
    January 16, 2013 22:50 Permalink

    não concordo com a diferenciação que o Padre faz entre gay e homossexual, como se gay fosse aquele que faz militancia. Gay ou homossexual são sinonimos de uma mesma realidade. Há aqui uma tendencia em entender a palagra gay como de um grupo especifico dentro dos homossexuais, o que é um erro lógico. Existem gays/homossexuais que optam pela militancia e outros não. E quando o Padre diz \”Mas também não posso dizer que esta tendência está de acordo com o plano natural da criação\”m tam´bem aqui há um problema, pois a propria Igreja reconhece não saber as causas de tais tendencias.Então não se pode afirmar categoricamente que esta tendencia não esteja de acordo com o plano natural da criação, pois se a pessoa \”é\” ela não deixara de ser. Se a Igreja propõe um caminho de santidade a essas pessoas é porque ela reconhece ali que existe a possibilidade de a pessoa ser assim. O fato de ela ser Homossexual, não implica que ela vá praticar atos homossexuais. Se assim fosse então porque ser-lhes ia proposto um caminho de santidade mesmo sendo homossexuais. A vida casta é para todos independente da orientação sexual.Assim a homossexualidade, parafraseando James Alison é uma variante natural e não patológica de ocorrencia regular da condição humana. Sempre exitiram e sempre existirão homossexuais, o problema é estamos pronto para acolhe-los e respeita-los. E se um homossexual que vivesse em castidade quizesse ser ministro da sagrada comunhão eucaristica ou um consagrado na canção nova ou em qualquer outra comunidade de vida, ou ainda se quizesse ser padre, será que ele encontraria acolhimento o ser-lhe-ia dado alguma desculpa, do tipo \”será muito dificil pra voce\”? Caso assim fosse onde estaria nossa vivencia da Palavrade Deus que diz,\” Deus não faz acepção de pessoas, ou ainda na casa de meu Pai há muitas moradas.

  11. Crichinei A. Nascimento's Gravatar Crichinei A. Nascimento
    February 9, 2013 20:21 Permalink

    A \”estrutura da realidade\” é que a igreja se finge de sábia pregando muitas curas e libertações falsas….cansei de ouvir que homossexualidade era doença que Jesus queria curar….depois que a suposta cura não acontece, simplesmente os lideres dizem a famosa frase\’ Você não acha que deveria procurar um psicólogo?\” bem , ao meu ver são vocês que precisam de psicólogo, e digo mais precisam aprender a tapar o sol com a peneira e ajudar o homossexual a viver sua fé católica se é que isso é do interesse de vocês!Parabéns espero que estejam satisfeitos proibindo o amor entre duas pessoas do mesmo sexo vocês condenam o ser humano ao patamar de um animal.

  12. Carlos Augusto's Gravatar Carlos Augusto
    May 14, 2013 15:02 Permalink

    Até quando vão continuar com essa discursão bôba? Até entenderem que Deus não está preocupado com quem \”nós\” colocamos na nossa cama mas está sim preocupado em nos fazer mais humanos, amáveis e fraternos. Deus nos ama como somos, por isso não se preocupem com esse discurso opressor. Sou Homossexual, participo ativamente da igreja, inclusive com o meu companheiro, coordeno grupo, atuo como ministro da Sagrada Eucaristia e meu padre, me orienta muito bem, que Deus me ama como sou! Portanto Vamos ser felizes e deixar de bobagem! Outra coisa, para pais e mães, acolha seu filho em casa, ame e aceite-o pois quando não se faz isso em casa, o mundo faz de uma maneira bem dolorosa.

    • anônimo's Gravatar anônimo
      March 24, 2014 03:30 Permalink

      Deus ama ate mesmo aqueles que estão no inferno. Mais acontece que eles fizeram suas escolhas. O amor de Deus não é um amor que esconde nossos erros fingindo estamos certos. Aqueles que estão no inferno estão lá e também são amados, mais cada um tá pagando pelo bem ou mal que fez contra Deus e ao próximo ou a si mesmo. Sim Deus ama os os homossexuais mais eles terão de prestar contas de seus atos. Fique com Deus e que sua mente esteja sempre aberta para o Verdadeiro Amor de Deus. Amar ao próximo é ter a coragem de ensinar a ele a verdade mesmo que doa. Veja o que a Igreja ensinaela ensina que devemos respeitar os homossexuais por que eles também são nossos irmãos, mais temos que advertilos de seus erros. A Igreja convida o homossexual ao ARREPENDIMENTO. Pois epecado. Leia LEVÍTICOS 18:22 (\”Não se deite com um homem como se fosse uma mulher: é abominação para Deus\”). SEJA FELIZ COM A VERDADE! SOU GAY E SEI QUE ESTOU PECANDO, ESTOU TENTANDO SAIR DESTA PRAGA QUE É SER GAY

  13. Paulo's Gravatar Paulo
    July 28, 2013 01:44 Permalink

    CatólicornOctober 26, 2012 11:25 Permalink,rnrnCristão mata também, meu caro. E infelizmente, tem matado — e muito. Inclusive por homofobia. Lembremo-nos dos erros que a nossa amada igreja cometeu no passado. Vejo triste, que isto não parece ter mudado tanto assim!

  14. catolic's Gravatar catolic
    July 30, 2013 03:29 Permalink

    O padre foi perfeito em suas observações! Deus ama o pecador e não ao pecado. Está previsto no CIC que a Igreja os acolhe, desde que estejam dispostos a viver em castidade e essa é a cruz de que ele fala. Vi muitos esbravejando, a Igreja não vai mudar sua conduta bimilenar! Se não está satisfeito, saia da Igreja.

  15. Gabriel Braga's Gravatar Gabriel Braga
    August 1, 2013 23:50 Permalink

    Eu tenho um pouco dessa desordem, ás vezes pratico a masturbação e depois sinto nojo e quando é na outro dia volto com aquele desejo. Oro e quando oro isso passa por isso vou lutar e se Deus quiser vou um dia construir uma família real.

  16. aloar alexandra's Gravatar aloar alexandra
    September 1, 2013 18:19 Permalink

    Eu já amei muito um hoem que não se assumia ser bissexual dentro da empresa onde eu trabalhava, com quem eu já tinha ficado com ele dentro da loja , acabei me apaixonando por ele mais ele não de deu valor pros meus sentimentos ele só brincou comigo em me assar meu sentimetos para fazer os prazeres dele da carne, eu já fui discriminado por eu ter um comportamentso de mulher , ter a minha aparêcia de antes como de um rapaz pela minha própria mãe , meus irmãos hoje em dia eu sair de cas , moro a seis anos longe da familia que nunca desejo me ver feliz do meu jeito de ser , que nunca tive um apoio ser que dele aos não ser que quase meu irmão que mexe com dorogas já quase me amta a pauladas , isso sim era caregar um crz muito dessada minha família que sempre vai ser preconceituosa comigo , com emu irmão que é gay menos do que comigo pois ele não mudou sua imagem corporal para ser o que ele podesse se sentir como eu fiz.Eu sempre tive amor de verdade pelo meu wendrec jorge mendes , agoar qeuro que seja aucontrário que um homem me ame de verdade , que seja tudo o que eu pedir para Deus.

  17. Roberto's Gravatar Roberto
    October 7, 2013 21:32 Permalink

    Não entendo como pessoas providas dum cérebro pensante ainda podem procurar alguma pseudo-razão para apoiar e justificar o homossexualismo? Basta pensar um pouco para chegar à ilação de que esse maldito comportamento é uma desvolução, colocar em risco a evolução do ser humano e sociedade!

    • Maria Sofia's Gravatar Maria Sofia
      November 6, 2013 11:05 Permalink

      Concordo com a colocação do Roberto. Não podemos ficar toda hora tentando achar brecha para dar desculpa sobre o porque de aceitar a homosexuadidade de forma \”ZEN\”,sabemos que o Maligno existe e ele quer te toda forma destruir o amor de Deus por nós. Por isso para mim só existe dois gêneros: Masculino e Feminino. Respeito quem é homosexual, mas não sou a favor dessa propagação que eles veem fazendo na sociedade.No livro do Gênesis aprendemos: “… homem e mulher os criou.” (Gen 5, 2). Não é múltipla escolha! Não há alternativas a escolher. Deus é SÁBIO,Ele nos criou conforme sua vontade, como podemos querer mudar isso? Aceitemos nosso gênero! E rezemos pelas familias.

  18. Lays's Gravatar Lays
    October 18, 2013 13:27 Permalink

    Sou católica apostólica romana, e não tenho nada contra os gays. Concordo em tudo que o padre disse, a igreja não discrimina os homossexuais, ela apenas não ACEITA os atos homossexuais. Eles querem que aceitamos eles como são, mas eles não aceitam a igreja como ela é. A igreja não deve mudar por eles, eles devem mudar pela igreja. Não vamos misturar as coisas.

  19. Maria Karlene dos Santos's Gravatar Maria Karlene dos Santos
    March 15, 2014 13:07 Permalink

    É por isso que continuamos a ter problemas com a pedofilia dentro das igrejas, principalmente católicas. O comportamento homossexual está intimamente ligado com a pedofilia, acreditando vocês ou não. Homossexualidade é abominação de acordo com as próprias Escrituras. Continuar aceitando pessoas de comportamento devasso para grandes posições nas igrejas, pessoas deturpadas pelo Satanás, é continuar abrindo brecha para crianças serem assediadas. Não existe diferença entre gay e homossexual. É a mesma coisa = atração pelo mesmo sexo. É uma relação infrutífera, não passando de lúxuria e sodomia. Sodoma e Gomorra foram destruídas tanto por esse comportamento quanto por demais devassidões sexuais. Não esperava essa devassidão desse Padre, por quem eu tinha algum respeito. Daqui a pouco só falta dizer que ter atração por crianças é obra de Deus também.

  20. Alexandre Ferreira de Araújo's Gravatar Alexandre Ferreira de Araújo
    May 21, 2014 16:09 Permalink

    Sim, mas existiu algum santo que sofreu com estas tendencias, mas que por amor a Cristo renunciou e buscou fazer a vontade de Deus no tocante a isto?? se houve este santo ou esta santa, quem foi.rnsao francisco de sales era iracundo, santo onofre alcoolatra, e quem foi o santo que sofria com a homossexualidade?