Entenda como o álcool afeta o organismo

Álcool / reportagens

Por Alessandra Borges
Produtora Destrave

São muitos os efeitos causados pelo consumo da bebida alcoólica no organismo a longo prazo, principalmente quando este é exagerado.

Para muitos, não há nada melhor do que beber um copo de cerveja bem gelada nos dias quentes ou se sentar num barzinho com os amigos e saborear alguns petiscos com um copinho do lado. No entanto, este hábito rotineiro pode se tornar um vício, ou melhor, um grande vilão para a saúde.

A médica gastroenterologista Márcia Mayumi Fujisawa explica que a bebida alcoólica, ao ser ingerida, produz efeitos diferentes de organismo para organismo dependendo da quantidade.

“A bebida é absorvida em pequena quantidade e de forma lenta pelo estômago, mas de um modo mais rápido pelo intestino, chegando então ao fígado. No estômago, ela pode provocar gastrite aguda”, pontuou Fujisawa.

Segundo a médica, no momento em que a bebida alcoólica atinge o fígado ocorre um processo de metabolização dessa substância pelo organismo, ou seja, depois que ela entra na corrente sanguínea uma série de efeitos começam a surgir. Por exemplo, o rosto fica com uma coloração mais avermelhada, pode haver a aceleração do coração (taquicardia), a pressão sanguínea pode cair um pouco, pode haver uma lentidão dos movimentos e uma sensação de bem-estar e euforia que, dependendo da quantidade ingerida, pode levar a uma fala mais arrastada, dificuldade de caminhar em linha reta e sonolência.

“Além do fígado, todos os outros órgãos ficam comprometidos com doses diárias de álcool”, destaca Dra. Márcia.

Toda ação produz uma reação e com o álcool o processo é o mesmo, e os efeitos variam de pessoa para pessoa de acordo com a quantidade dessa substância presente na corrente sanguínea.

Pesquisas revelam que, a partir de duas latinhas de cerveja, o cérebro já começa a sentir os primeiros sintomas da presença do álcool no organismo. Desta forma, alguém que ingere muitos miligramas de álcool por dia vai apresentar, passadas 6 horas após a ingestão da bebida, sensações desagradáveis, como dor de cabeça, náuseas e vômito, conhecidas popularmente como ressacas.

De acordo com a especialista em gastroenterologia, esse mal-estar acontece porque o corpo passa por uma série de reações químicas por conta da ingestão do álcool, substância tóxica para o organismo, sendo necessário intercalar muito líquido com a ingestão alcoólica para que não ocorra uma desidratação.

Clique na imagem para ampliar

“O fato de ingerir muito líquido diminui a desidratação, uma vez que o álcool é diurético, e ainda pode causar vômito e diarreia”, ressaltou a médica.

É importante saber que quanto mais elevado for o nível de álcool no organismo tanto maiores serão as chances de a pessoa entrar em coma alcoólico.

As funções do cérebro, durante o coma alcoólico, são alteradas, a respiração e a consciência ficam mais lentas e o nível de glicose no corpo reduz. Em alguns casos o paciente com esse quadro clínico precisa ser hospitalizado e receber o apoio do setor de cuidados intensivos.

A ingestão de bebida alcoólica também produz efeitos degenerativos no organismo. Um dos órgãos mais afetados é o fígado,  já que é o órgão responsável por retirar o álcool do organismo uma vez que este é ingerido.

Além do fígado, outros órgãos também sofrem as consequências dessa prática, como o estômago por receber grandes quantidades da substância (primeiro órgão a neutralizar essa agressão) e o cérebro que recebe todos os estímulos produzidos por essa substância.

Veja como cada órgão reage à presença do ÁLCOOL.

 

Veja mais

Reportagem special sobre álcool e juventude

Bebida e direção: uma combinação fatal

O que o jovem pode estar escondendo no consumo do álcool

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

 

7 Comments to Entenda como o álcool afeta o organismo

  1. BENTO DE CARVALHO LIMA's Gravatar BENTO DE CARVALHO LIMA
    February 17, 2012 16:47 Permalink

    Tenho sim e como grande prazer; Estou com 66 e até hoje não bebi e nem fumei nem por bricadeira. Graças a Deus foi muito agraciado por Jesus em não praticar essas baboseiras. em Tempo nasci Catolico, sou catolico praticante e tenho a proteção de Minha maezinha do céu e de N.S.j.Cristo. amém. e um Feliz carnaval em cristo e por Cristo.amém.

  2. MARIA JOSÉ's Gravatar MARIA JOSÉ
    February 20, 2012 11:32 Permalink

    COMO FAÇO PARA ENVIAR ESTA PAGINA PARA ALGUNS JOVENS?

  3. vagner de castro ferreira's Gravatar vagner de castro ferreira
    February 20, 2012 13:30 Permalink

    sem sombra de duvidas es junto com ocigarro as duas drogas licitas que mais danos trazem a saude do povo e ninguem e preso

  4. Nilza Rosa de Lima Silva's Gravatar Nilza Rosa de Lima Silva
    February 20, 2012 21:51 Permalink

    tenho um jenro que esta bebendo em demasia e fuma demais, estou muito preocupada com esta situação pois ele é ainda jovem mas, a bebida esta ja prejudicando a sua sauda a ponte deste jovem fazer xixi na cama todas as nooites, pois não sei como ajuda-lo ele é fraco em demasia e não ineterressa em parar de beber. Já esta com mais ou menos, uns 100kilos de peso. ele finge que nada esta acontecendo com ele.

  5. Daiana's Gravatar Daiana
    May 23, 2012 23:47 Permalink

    Tenho uma dúvida: os rins também não são afetados? Meu pai tem policistos nos rins desde os vinte e poucos anos, porém nunca se tratou, nunca cuidou da alimentação e passou uns vinte anos bebendo cerveja, sendo que nos últimos anos esse hábito ficou bem intenso até que começou a passar muito mal (seu organismo não aguentava mais tanta bebida). Através de exames foi visto que seus rins estavam paralisando e a partir daí começou a fazer hemodiálise. A bebida pode acelerar esse processo (dos rins paralisarem)? Quer dizer, acredito que quem tem esse problema genético não poderá impedir de fazer hemodiálise um dia, mas através de hábitos saudáveis (como não consumir bebidas alcoólicas)não tem como adiar esse mal?

  6. LOURDES's Gravatar LOURDES
    January 24, 2013 10:39 Permalink

    BOM DIA,rnrnMUITO IMPORTANTE ESSE TEMA, COMO CONSCIENTIZAR OS JOVENS PARA PARAR DE BEBER BEBIDA ALCOÓLICA E FUMAR?

  7. Diego marcos brito mandu's Gravatar Diego marcos brito mandu
    February 8, 2014 09:29 Permalink

    bom dia quando eu bebo bebida alcolica parece que meu rosta fica um pouco inxado e tambem no dia seguite parece que fica uma bolinha presa na minha gargantaquando u engulo algua coisa