É proibido ser belo?

Ditadura da beleza / Reportagens

Conteúdo enviado pelo internauta Alan Ribeiro Fernandes

Divinópolis-MG

A primeira coisa que precisamos refletir é que cuidar de si mesmo, manter-se bem arrumado e cuidar da saúde não são coisas erradas. Chega a ser até mesmo um dever, já que nosso corpo é algo bom, que nos foi dado por Deus. “E Deus viu tudo quanto havia feito e achou que era muito bom” (Gêneses 1, 31).

O que se torna destruidora é a ideia de perfeição e os padrões ilógicos pregados pela mídia de uma beleza a qualquer custo. E não são poucos os que aderem a essa “lei” que impera em nosso meio.

Outro dia, ao acessar a internet, deparei-me com a seguinte propaganda: “Saiba como ficar como as musas da novela!”. Fiquei imaginando quantas pessoas ficaram iludidas pela proposta de ser “outra pessoa”, parecer-se com um famoso. E ainda quantas delas não se desgastaram para isso e se frustraram, pois de nada adiantou seu esforço, já que seu coração permaneceu insatisfeito.

Na verdade, a batalha pela perfeição esconde algo muito além de um desejo de ser belo, esconde um desejo de ser visto, amado, dado a nós pelo próprio Deus para que pudéssemos nos voltar a Ele. Mas estamos sendo levados pelas ilusões e nos perdendo do verdadeiro sentido e beleza que possuímos.

Costumo dizer que se alguém tem o sonho de pular de paraquedas, mas isso não está na moda, a pessoa guarda o seu sonho e vive como todo mundo. Uma metáfora que revela muito sobre tudo. Precisamos ser aquilo que nascemos para ser: livres. Saltar é a nossa libertação!

Quantas pessoas acabam mortas ou seriamente doentes por buscar a perfeição em cirurgias, tratamentos, plásticas, tudo em favor de uma ilusão, por algo além de suas forças.

Enfim, as pessoas podem se aproximar de nós, porque algo as atraiu: a beleza, um sorriso, um olhar; mas só irão permanecer ao nosso lado se sentirem que o nosso conteúdo é que nos faz mais belos e, assim, seremos verdadeiramente amados, cuidados e encontraremos paz.

Amém!


Você também pode participar do conteúdo do Destrave
Envie a sua matéria para o Destrave Internauta

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

15 Comments to É proibido ser belo?

  1. veridiana's Gravatar veridiana
    4 de outubro de 2011 17:29 Permalink

    Olá ,tenho grandes dificuldade em ter animo para me arrumar mais , fico vergonha de está arrumada , isso é terrivel!
    Vou fazer isso , me arrumar , me ageitar , para jesus e da forma mais saudavel é claro!

  2. ana maria melo noger's Gravatar ana maria melo noger
    4 de outubro de 2011 18:03 Permalink

    Alan e aos nossos irmãos de fé!
    O que o Espírito da verdade me tocou e inspirou a evangelizar a todos os atentos e dispostos a se deixarem se transformar por amor divino,e pelo temor,sabendo do perdão,misericordioso de cruz,o mundo nos cega levados somos,iludidos pelo encardido!
    Se somos filhos do céu,consagrados ao nosso Pai território sagrado,jamais devemos acender uma vela ao Pai e outra ao encardido!
    Discernir a quem devemos e queremos servir a Deus ou ao mundo!
    Vaidade das vaidades tudo é vaidade!Eclesiastes cap 1 vers.2!
    Salvemos e embelezemos nossa alma e cuidemos depois do corpo externo!
    Bênçãos a todos!

  3. José Caetano's Gravatar José Caetano
    4 de outubro de 2011 19:15 Permalink

    A corpolatria, tão cultuada na Grécia antiga, ainda é ambiconada. Infelizmente.

  4. Alan Ribeiro Fernandes's Gravatar Alan Ribeiro Fernandes
    5 de outubro de 2011 02:13 Permalink

    Se cuidássemos de nossa alma como cuidamos do nosso cabelo, já seríamos santos… Que tal o desafio?

    • Ana Carolina Silva dos Santos.'s Gravatar Ana Carolina Silva dos Santos.
      9 de novembro de 2011 12:59 Permalink

      Olá!!! É bem isso mesmo…

  5. nara's Gravatar nara
    5 de outubro de 2011 02:50 Permalink

    Já me apaixonei por um homem muito feio. E as pessoas diziam ser loucura. Mas para mim ele era o mais lindo de todos. A vida é assim, eu gosto da beleza interior das pessoas; é isso que me comove, e nao epiderme. Ela envelhece com o tempo, é superficial. O que não é superficial tá na alma. Uma alma bela será bela pra sempre e jamais envelhece.

  6. luan de oliveira's Gravatar luan de oliveira
    5 de outubro de 2011 10:10 Permalink

    bom dia:

    voces poderiam explicar para todos que vão a santa missa a função dos acólitos e coroinhas. porque muitas pessoas não sabem que e isso dentro da igreja. o que ele faz, a função , o acolito instituido o que e ; muitas coisas poderiam explicar. porque isso porque eu sou acolito nao vejo nada em sites e nem na cnbb os acolitos tem normas e nem coordenação. quero dar essa ideia. fico grato se voces falarem disso. obrigado

  7. Elisabete Lucio's Gravatar Elisabete Lucio
    5 de outubro de 2011 11:09 Permalink

    De que vale ganhar o mundo e perder a vida? Mas infelizmente somos tentados todos os dias a nos conformar com os padrões deste mundo…Quando Deus diz: Não vos conformei com este mundo, a midia dita padrões inalcançáveis.
    A midia tem o photoshop, mas Deus nos ama assim como somos, pois Ele vê o coração…
    Que Deus nos conceda temperança para cuidar da melhor forma do templo de Deus, lembrando-se do que Jesus disse a Marta: Uma só coisa é necessária…
    Muito boa sua matéria. Que Deus o abençoe.

  8. Silvana Ap. Nogueira's Gravatar Silvana Ap. Nogueira
    5 de outubro de 2011 12:22 Permalink

    há uma desarmonia interna em relação ao ser humano hoje em dia.é necessário encontrar o equilíbrio.precisamos ter consciência de quem somos,filhos de Deus.primeiro passo é a aceitação de si mesmo.vemos pessoas lindas se sentindo feias.o problema não está nos traços harmônicos ou não e sim no interior de cada um.Cuidar de si é necessário, porém com equilíbrio e quem nos dá esse equilíbrio é Deus.Os pais precisam ensinar valores aos seus filhos para q. eles não se iludam com falsas promessas q. o mundo oferecem.Silvana Ap Nogueira.C.Mota-sp

  9. catia pereira rezende maciel's Gravatar catia pereira rezende maciel
    5 de outubro de 2011 13:43 Permalink

    nos tornamos belo quando temos a luz do espirito santo, quando nos sentimos amados por DEUS, é claro que precisamos nos cuidar, fazer um exercício, cuidar da alimentação.Eu hoje me sento muito melhor de quando era mocinha tambem não gosto de charmar muito a atenção dos outros não, tenho vergonha, prefiro estar mais simples. A AMO A CANÇÃO NOVA……………………….

  10. Andressa's Gravatar Andressa
    7 de outubro de 2011 20:01 Permalink

    BOA TARDE, Á PAZ DE CRISTO.
    Eu acredito que a midia,com suas propagandas tem contribuido bastante para ditar essa ditadura da beleza.
    É incrivél como muitas pessoas não se importam mais com o interior das pessoas …
    A unica coisa que nos resta é rezar por tdos que se eskcram de amar verdadeiramente !!

  11. Renata's Gravatar Renata
    20 de outubro de 2011 13:24 Permalink

    concordo, pois eu passei muito tempo comprando estas revistas de beleza e fui seriamente afetada por issi,porque eu queria tudo em mim fosse como as capas destas revistas e como não conseguia me sentia feiae ridicúla.hoje após meu encontro com Jesus ele me mostrou que oq há de belo, passou pelas mãos de deus portanto sou bela pois cristo assim em fez!

  12. Juliana's Gravatar Juliana
    22 de outubro de 2011 20:58 Permalink

    Conheci o site através de uma amiga e estou adorando o conteúdo do mesmo. Parabêns pessoal. Quero saber o seguinte. Estou finalizando meu curso de jornalismo e o tema da minha monografia envolve juventude e a atualidade. Portanto, não encontrei no site algo que fale sobre esse assunto. Encontrei assuntos que envolvam jovens, mas relacionados ao namoro. Porém, busco um tema que fale propriamente do que seja ser e viver a juventude. Aguardo retorno.
    Paz e bem

  13. Cristiane Carvalho Barros's Gravatar Cristiane Carvalho Barros
    26 de outubro de 2011 13:54 Permalink

    Acho muito importante quando alguém tem a ideia de falar sobre beleza. Estamos em um mundo em que a aparência física tornou-se uma obrigação de agradar aos outros.Esse artigo nos fala muito bem da nossa verdadeira beleza: a imagem e semelhança de Deus. Quer coisa mais bonita do que o nosso SENHOR!!!!

  14. gleici's Gravatar gleici
    28 de outubro de 2011 21:16 Permalink

    nossa amei, mts pessoas passam a viver os sonhos de outras pessoas e se esquecendo dos seus propios sonhos, hj eu aprendo mais se eu tiver um sonho ñ importa o tempo o dia nem a hora mais sertamente irei conkistalo.