É apego ou amor o que eu sinto por você?

artigos

Conteúdo enviado pelo internauta Thiago Thomaz Puccini

Creio que sempre é momento para se perguntar sobre a autenticidade do amor que se sente pelo outro: afinal, eu amo ou eu sou apegado à(ao) minha(meu) namorada(o)?

Esse questionamento confunde a todos, principalmente quando se está dentro de uma situação onde se faz o papel da pessoa apegada. Por isso, antes de tudo, é necessário esclarecer o que é apego nesse contexto, bem como o amor.

O apego surge quando há uma paixão sem limites por alguém. Agarramo-nos ao outro de modo exagerado e ele se torna o centro de nossa vida, então, esquecemo-nos de nós praticamente. É, por exemplo, uma vontade de controlar a(o) parceira(o), querendo saber o que ela(e) está fazendo, onde está e com quem.

Isso é capaz de gerar desconfiança, medo demasiado de perder o(a) namorado(a), ciúme imperativo, entre outros sentimentos desconfortáveis.

Por outro lado, o amor nos conduz à liberdade, ao domínio sobre nós mesmos. É como uma verdadeira amizade – e isso é essencial no namoro. Quando se é amigo de alguém, respeita-se o espaço do outro, dando a ele a oportunidade de ir ao nosso encontro. Logo, o afeto nasce e a relação desabrocha por si só. Sem pressões, sem receio.

Ouça: Padre Eliano fala sobre amor e apego

Como é possível fazer alguém feliz, se não é deixado um espaço para o outro seguir seus próprios passos?

O trecho “Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão” (Gal 5,1) se encaixa bem neste contexto. O apego é como uma corrente que nos aprisiona ao mundo das emoções.

É claro que se concluir que existe grande apego pela(o) namorada(o), nem sempre é necessário terminar. Basta refletir, criar coragem e mudar a situação.
Namorar é caminhar junto de alguém que foi escolhido legitimamente e séria. E para namorar é preciso ser livre. Porém, como diz o Professor Felipe Aquino em seu livro, “Namoro”, “você não estará livre enquanto qualquer amarra o impedir de caminhar”.

Por isso, busquemos a própria liberdade e assim traremos a liberdade para o outro. Aprendamos a amar!

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

 

98 Comments to É apego ou amor o que eu sinto por você?

  1. Amanda's Gravatar Amanda
    December 8, 2011 13:45 Permalink

    Adorei essa materia; acho que sempre sofri com esse apego eu sempre sufoquei meus namorados realmente vivia pra eles uma mulher totalmente sem amor proprio! Num tanto que to sozinha até hoje!Mais acredito no poder de Deus e ele me fara uma Amanda Nova sem precisa fica tomando antidepressivos

  2. Tatiane Mello's Gravatar Tatiane Mello
    December 8, 2011 13:54 Permalink

    Olá, pois bem acho que o que sinto pelo meu namorado e apego mesmo pq tenho medo de perde-lo, fico o tempo todo ligando tantando controla-lo. quando na verdade não sabia a diferença achava que era amor, queria muito algo que me fizesse mudar, so percebi que tenho que fazer uma modunça só agora quando li tudo isso… e ai o que vocês me falalm?

  3. fabricia's Gravatar fabricia
    December 8, 2011 15:43 Permalink

    adorei estava precisando ouvir,mas é assim que mim sinto.meu namorado é muito apegado e não me deixa caminhar,mim sufoca..meu deus não sei mais o q fazer..

  4. ELYS PRISCILA's Gravatar ELYS PRISCILA
    December 8, 2011 16:26 Permalink

    EU GOSTEI MUITO DO TEMA,E BASTANTE ATUAL E DEVERSIFICADO,ATRAI MUITO O PUBLICO JOVEM!

  5. Daniel Freire's Gravatar Daniel Freire
    December 9, 2011 10:41 Permalink

    Obrigado pelo seu sim a Deus, meu irmão.
    Estás salvando uma alma aqui.

    Louvado seja Deus.
    Obrigado Senhor.

  6. VANESSA SOUZA DE OLIVEIRA's Gravatar VANESSA SOUZA DE OLIVEIRA
    December 9, 2011 11:52 Permalink

    TENHO CERTEZA PARA UM RELACIONAMENTO DAR CERTO A BASE DE TUDO É A CONFIANÇA POREM TEMOS QUE PEDI AO ESPIRITO SANTO DE DEUS O DISCERNIMENTO PARA NOS ENCONTRARMOS POIS MUITAS VEZES ESTAMOS FERIDO NESCESSITADOS DE CURA AFETIVA E SEXUAL A PARTIR DA RESTAURAÇÃO QUE DEUS FAZ EM NÓS APRENDEREMOS AMAR O OUTRO E NOS AMAR TAMBEM,O SENTIMENTO DE REJEIÇÃO MUITAS VEZES VEM DE LA DE TRAS E COMO SABER SE PRECISAMOS DESSA CURA??ABRINDO O CORAÇÃO A DEUS E COM A INTERCESSÃO DA VIRGEM MARIA.AFINAL PRECISAMOS SENTIR PRIMEIRO O AMOR DE DEUS SE NÃO NÃO SABEREMOS O QUE É O VERDADEIRO AMOR!!!

  7. Aline Brito's Gravatar Aline Brito
    December 9, 2011 12:12 Permalink

    Padre eliano, foi muito feliz neste tema, eu particurlamente passei por situação parecida , ainda sofro sem essa pessoa, mais acredito em Deus que isso ira passar, pois quando alguem é tudo pra voce melhor amigo e ainda a pessoa que ama, quando se vai, fica-se muito só. Por este motivo é importante ter dissernimento e possuir relaçoes sadias.Obrigado senhor por nos permitir renascer em ti.

  8. keli carvalho's Gravatar keli carvalho
    December 9, 2011 13:40 Permalink

    …Olá, a paz de Jesus!!!
    esse texto´veio como um bençao em minha vida, estou morando junto com meu namorado há 3 meses, nos enamoramos há 10 anos, e sempre achei que o amava… mas ao ler esse texto percebo que o que tenho por ele é apego, sou ciúmenta, possessiva, quero sempre sua atençao exclusivamente para mim… pensava que isso era por que falta de amor da parte dele, mas na verdade percebo que é por falta de amor a mim mesma… pois bem, apartir de hoje rezarei para que Deus mude isso em meu coraçao, por nos casaremos em 28 de abril de 2012. Quero que meu matrimonio sobreviva nos braços do Pai, e que ele possa ser feliz ao meu lado, caso contrario desse modo nao conseguiremos ir muito longe…. por favor orem comigo… obrigada.. Deus os abençoe.

  9. Angélica's Gravatar Angélica
    December 9, 2011 13:46 Permalink

    Tento sair do meu namoro mas não consigo, sou muito apegada, sei o que fazer, mas não consigo, e assim, só aumento o meu sofrimento, do meu namorado e de minha família. Não sei como suportar mais isso.

    • Rebecca :}'s Gravatar Rebecca :}
      January 3, 2012 15:12 Permalink

      Olha, eu passei por uma situação parecida a essa tua. Tinha um namoro de quase 2 anos e a família dele me tratava como se já fôssemos casados e isso tornou a situação mt complicada, principalmente pq sou mt amiga da família dele. Mas, por mais que eu estivesse afastada do meu grupo de oração pcausa desse namoro, sempre orava para que Deus fizesse a vontade d’Ele em meu namoro. Um dia criei coragem e terminei. Sofri muito. Tinha medo de não encontrar alguém melhor que ele.
      Voltei ao grupo de oração e resolvi esperar em Deus pela pessoa certa. E a menos de 2 meses atrás conheci meu novo namorado. Ele ora junto cmg, é lindo e me dá a liberdade que um sentimento puro oferece. Então, minha irmã, se tu acha que o certo é terminar, peça coragem a Deus, entregue às mãos d’Ele, faça sua parte que COM CERTEZA Ele fará a d’Ele. A paz de Jesus esteja ctg! Beijo.

  10. Nivia's Gravatar Nivia
    December 9, 2011 15:04 Permalink

    Terminei um namoro de 2 anos e meio por causa disso,sempre vivia pra ele e esquecia de mim. Gosto dele até hj mais nao estava feliz.Adorei o artigo. Deus sabe todas as coisas.

  11. Rejane's Gravatar Rejane
    December 9, 2011 15:08 Permalink

    O pior de tudo e não conseguir decifrar se é apego ou amor,quando ,não conseguimos sentir nenum dos dois e mesmo assim ,nao conseguir sair de uma relação….Nao é amor nem apego,o que pode ser?

  12. AL...'s Gravatar AL...
    December 9, 2011 16:48 Permalink

    GOSTARIA DE SABER, QUANDO ESTAMOS CASADOS E VIVEMOS ESSA SITUAÇÃO E A PESSOA É MUITO ORGULHOSA PARA ENTENDER, SOMOS CASADOS A 15 ANOS PARTICIPAMOS DA IGREJA, SOMOS MINISTROS, MAS INFELIZMENTE BRIGAMOS MUITO, NA FRENTE DAS PESSOAS SOMOS DIFERENTES DO QUE VIVEMOS EM CASA. HOJE TENHO 39 ANOS E ESTOU ESTACIONADO NA VIDA, NÃO POSSO FAZER NADA POIS MINHA ESPOSA TEM UM CIUME DOENTIO, NEM MESMO UM TRABALHO NA IGREJA SOZINHO E NÃO POSSO TER CONTATO COM NENHUMA MULHER AMO MUITO MINHA ESPOSA E MINHA FAMILIA E ACABO SOFRENDO CALADO.

  13. Fernando's Gravatar Fernando
    December 9, 2011 17:55 Permalink

    Otima abordagem, se amas alguem, então faças feliz a quem ama, se quem vc ama não te faz feliz, então 1tente conversar e entrar num entendimento, 2procure se o erro nao esta em si proprio(a), 3se a outra pessoa está errada, precisa aprender a lhe amar e a lhe fazer feliz, 4será que esse relacionamento realmente vale a pena???

  14. PATRÍCIA FERREIRA's Gravatar PATRÍCIA FERREIRA
    December 9, 2011 18:42 Permalink

    AMEI… SOFRI MUITO POR QUERER TER AS PESSOAS QUE EU PENSAVAR AMAR A MEU LADO SENDO QUE Ñ ERA AMOR E SE UM APEGO EXAGERADO QUE EU SENTIA, MAS COM O SOFRIMENTO APREENDIR QUE DEVEMOS DEIXAR AS PESSOAS QUE AMAMOS LIVRES, SEM SUFOCALAS…

  15. Thiago Thomaz Puccini's Gravatar Thiago Thomaz Puccini
    December 9, 2011 19:01 Permalink

    Caríssimos (as),

    Fico muito feliz pelo que cada um postou aqui e por ver tantos compartilhamentos.
    Deus seja louvado pelos corações tocados, pelas reflexões e futuras atitudes.

    Peço licença ao Destrave para publicar meu blog:
    http://diasagrado.blogspot.com/

    Lá eu comento sobre este e mais assuntos.

    Muito obrigado!

  16. silvana's Gravatar silvana
    December 9, 2011 19:33 Permalink

    maravilhoso!!!!!!

  17. Lidianne Gleice de Souza Picanço Garcia's Gravatar Lidianne Gleice de Souza Picanço Garcia
    December 9, 2011 20:41 Permalink

    Gostaria neste momento de poder partilhar a minha relação com meu esposo. Graças a Deus nós conseguimos nos desgarrar das amarras do ciúme, vendo um no outro Jesus, comecei a perguntar para mim mesma como O Senhor gostaria que eu tratasse aquele a quem me presentiou através do matrimônio e que era um amado seu, então, dia a dia fui percebendo o que eu deveria fazer e o que não deveria fazer e com esta atitude ele também foi mudando em relação a mim, não se sentia mais inseguro “em me perder”. Acreditamos que isto só aconteceu porque ofertamos esta dificuldade à Cristo e que foi Ele quem nos conduziu e abençoou.

  18. CAROL's Gravatar CAROL
    December 9, 2011 20:46 Permalink

    OTIMO MUITO BOM GOSTEI OBRIGADA THIAGO ESSA FOI PARA NOS JOVENS

  19. selma jardim's Gravatar selma jardim
    December 9, 2011 21:32 Permalink

    Eu ja fui uma pessoa assim,gostei tanto q esqueci de mim,fiquei frustada com tantas coisa ruins dentro do meu coracao q so mim fez mal,acbei terminando o namoro sofri muito mas tive q passar por esta dor,mim libertei q mim fazia mal,arrumei outro namorado e comecei a voltar o q era antes mas desta vez nao aceitei dei um basta clamei o nome de jesus e tudo voltou al normal,descobri q nao podemos deixar nada nus dominar,hoje sou livre mais feliz,gostei muito deste tema e a pura verdade

  20. Luiza's Gravatar Luiza
    December 9, 2011 21:33 Permalink

    pe. ELIANO, muito bonito este tempo sobre apego e amor. Obrigado e continue abençoado por Deus.

  21. Felipe Conrado's Gravatar Felipe Conrado
    December 9, 2011 23:23 Permalink

    O artigo do querido amigo, remeteu minha memória a situações do passado, que me encontrava preso, triste, angustiado, sufocado pelo apego excessivo da ex-namorada. O caso chegou ao extremo, e precisei romper o relacionamento. Não foi fácil, mas foi preciso.
    Após o desligamento, me comprometi à Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, por aliança, e orações diárias, no compromisso de um ano, de ” Namoro Espiritual ” com ela. Assim denomino meu estado de vida afetiva com Nossa Senhora. Ela providenciará a mulher certa, no momento propício.
    Neste instante me sinto feliz e cheio de vida!
    Viver a liberdade física, espiritual ao lado de Deus, não tem preço!

    Obrigado Autor, amigo, Thiago pelo riquíssimo texto!

    Felipe Conrado.

  22. cleide aparecida dos santos's Gravatar cleide aparecida dos santos
    December 9, 2011 23:40 Permalink

    sim eu vivo esse amor a tristeza que me mata porque ele passa pouco tempo comigo passa o tempo com os amigo sai de manha para trabalha chega e volta para a rua chegando sempre as dez horas da noite sinto muita falta dele quando ele chega da rua ele sempre me procura mas fico triste porque sinto como se fosse usada e depois descartada me ajuda tenho que me sente segura e impor como mulher.

  23. Macilene's Gravatar Macilene
    December 10, 2011 01:14 Permalink

    Olá, que bom confirmar aquilo que eu imaginava com essa pregação. Vivi um namoro, onde eu sentia amor e meu ex sentia apego, me sufocava muito. Hoje ñ estou mais com ele, e sou mais feliz pq o amor de Deus nos deixa livre e é esse amor que quero sentir todos os dias da minha vida. Viver um relacionamento onde vc ñ pode nem respirar pelo ciume do outro ñ é amor. Deus nos libertou, então ñ temos pq ser escravos de ninguem.

  24. priscila's Gravatar priscila
    December 10, 2011 11:24 Permalink

    é os jovens principalmente se apegam mt logo que conhece uma pessoa ja falam que ama e quer um mundo só pros dois é um grande problema da sociedade
    amei essa matéria veio a calhar nos dias de hoje

  25. Sheila's Gravatar Sheila
    December 10, 2011 13:00 Permalink

    Gostei muito do tema abordado, já vivi uma situação de apego por parte de um namorado que tive e não foi nada legal, vindo a terminar o namoro em pouco tempo de tanto sufocamento por parte dele.

    Parabéns e continuem colocando temas assim importantes e que fazem parte do nosso dia a dia, par nos ajudar a discenir sobre as situações que passamos.

    Bjus, a paz de Jesus e o amor de Maria!!!

  26. suze soares's Gravatar suze soares
    December 10, 2011 13:05 Permalink

    padre vivo no apego pensando que era amor quando o meu companheiro sai de perto de min sempre acho que esta fazendo algo de errado,fico sempre procurando o que ele esta fazendo de errado,ore por mim preciso me libertar

  27. suze soares's Gravatar suze soares
    December 10, 2011 13:08 Permalink

    maravilhoso,nos ajuda a entender sentimentos confusos a decidir mudar e nao permanecer no erro

  28. Ana Paula's Gravatar Ana Paula
    December 10, 2011 13:50 Permalink

    Hoje com esse testo vejo que nao amo meu namorado .Sou assim mesmo possessiva,quero controla-lo . Mas rezo todos os dias para Deus me livra desses sentimentos.
    Obrigada essa materia veio na hora certa

  29. Mirela's Gravatar Mirela
    December 10, 2011 14:16 Permalink

    Obrigada por essa ótima matéria! Ajudou-me muito a discernir as diferenças do meu atual namoro com anterior. Hoje vivo o amor!

  30. Tatiana's Gravatar Tatiana
    December 10, 2011 17:44 Permalink

    Esse tema me ajudou bastante. Pois,tinha duvidas em relação ao que eu sentia, realmente ,pelo meu noivo e descobri q sou apegada a ele. Mas,ja sei o q fazer,vou mudar essa situação.
    Obrigada!

  31. glacy's Gravatar glacy
    December 10, 2011 17:58 Permalink

    a confiança é muito importante,mas o seu parceiro sabe mesmo o que é confiar?apego sufoca,não vivencia o bom do relacionamento,e o amor é meigo ,paciente ,prospero ,sabe dividir e compartilhar fortes emoções .

  32. Rodrigo Araujo's Gravatar Rodrigo Araujo
    December 10, 2011 19:13 Permalink

    Meu namoro erá exatamente assim por parte dela infelizmente devida a muitas brigas ao longo do tempo que ficamos juntos eu resolvi terminar a relação , fiquei com pena dela pois ela chorou muito mas penso que não posso ficar com alguém por pena , não faria bem nem a ela nem a mim …. gostei muito da matéria assima me ajudou um pouco a compreender se tinha mesmo tomado a decisão correta … Gostaria que tivessem mais matérias sobre como é difícil um fim de namoro mas que temos que recomeçar ..agora que estou só será que Deus vai me mostrar uma nova namorada ? ….

  33. KAROL's Gravatar KAROL
    December 11, 2011 06:22 Permalink

    O tema obordou muito bem a realidade em que eu estou vivenciando hoje e pude perceber que estou vivenciando esse apego pensando que é amor,saiba que essas materias ajudam muitas pessoas a refletirem sua vida!Deus abençõe!

  34. rosemeire lemgruber's Gravatar rosemeire lemgruber
    December 11, 2011 10:21 Permalink

    …não sei ao certo oque dizer…não sei se existe mesmo essa coisa de almas gemeas…se existir com certeza…eu ainda não experimentei… mas eu acho que tudo depende do momento que que estamos passando…carencia…as vezes une as pessoas…e nada é impossível acontecer…existe também uma diferença entre amor e paixão…a paixão nos cega mas também tempera nossa alma…libera endorfina que é o hormonio ^que faz nossos olhos brilharem…dá muita vontade de abraçar beijar e por aí vai…só sei que pode nos levar ao passado pro presente e talvez até ao futuro…(é preciso tomar um pouco de cuidado pra não ferir outras pessoas que também amamos /só que deforma diferente/ e não fazer nada errado coisas que possamos nos arrepender nofuturo…o futuro a Deus pertence.

  35. rosemeire lemgruber's Gravatar rosemeire lemgruber
    December 11, 2011 10:31 Permalink

    …é muito dífil dizer…quando a lembraça do passado fica guardado no nosso coraçao…de repente da umavontade de beijar aonde ficou o machucadono peito…e por aí vai…

  36. Airton Francisco's Gravatar Airton Francisco
    December 11, 2011 12:06 Permalink

    Esta matéria é bem interessante, pois se realmente existe o AMOR, a amizade tem de está em todos os momentos deste relacionamento sabia. O apego nos atrapalha quando precisamos mesmo é definir o que sentimos pela outra pessoa ok…Já passei por isso pensando que era apaixonado por uma pessoa e na verdade era simplesmente apego, mais diante dos acontecimentos, o término deste relacionamento por parte dela eu fiquei muito triste pois pensava só nela e na verdade JESUS CRISTO me mostrou que era apenas apego e hoje vivo uma vida em santidade e procuro seguir os seus mandamentos..OBRIGADO SENHOR…Que DEUS abençoe a todos da CANÇÃO NOVA….AMEM….

  37. Patricia C.'s Gravatar Patricia C.
    December 11, 2011 23:51 Permalink

    O Pe Eliano tem toda razão, este é mesmo um tema denso e não falta assunto e experiências pra contar. Hj em dia há uma carência mto intensa de afeto e muitas pessoas se apegam facilmente. A maioria se sujeita fazer coisas fora de seus princípios e acreditam q estão se doando por amor. Não entendia mesmo a diferença de apego e amor verdadeiro. Mas, não é fácil alcançar a cura dos estragos que o apego faz, e nos libertar da crueldade humana somente abrindo o coração a Deus e só em Deus podemos salvar nosso interior e nos sentirmos bem conosco faremos feliz que estiver ao nosso lado. Pois não nos satisfaremos nos apegos e num sentimento doentio, somente no amor estaremos realizado. E se Deus é amor e Ele vive em nós e no próximo, devemos sempre buscar a Deus para sermos verdadeiramente felizes.

  38. everto's Gravatar everto
    December 12, 2011 01:35 Permalink

    ooo

  39. leidiane's Gravatar leidiane
    December 12, 2011 12:04 Permalink

    bem eu gostei muito do ta dito ..
    agora sei o que é amor e o que não , acho que muitas pessoas precisa conhecer o verdadeiro amor .

  40. Tânia Paz's Gravatar Tânia Paz
    December 12, 2011 12:59 Permalink

    Lendo esse artigo eu acabei de acreditar que eu e meu namorado nos amamos muito e foi tudo, exatamente tudo planejado por Deus e por Nossa Mãe Maria Santíssima. Fomos criados para ser felizes e caminhar juntos rumo a santidade. Temos la nossas fraquesas que precisamos rezar e ser fortes no nome poderoso de Jesus Nosso Senhor´(amor de toda a nossa vida) e o Espírito Santo para conseguirmos viver em amor mútuo e cada vez mais sincero. Eu amo muito ele e sei que ele me ama e sei o valor que eu tenho na vida dele. Com esse artigo tive mais dicas de como não deixar o maligno tomar conta de nós e acreditar, ter fé e rezar cada vez mais para que nosso amor aumente e continue sendo puro.

  41. Erika's Gravatar Erika
    December 12, 2011 14:44 Permalink

    Eu também adorei o texto. Me vejo o quanto devo ser curada quanto a isso. Quando estamos apegados perdemos a nossa identidade e passamos a mendigar o amor do próximo. Que Deus possa curar as nossas carências afetivas

    • Danielle Evangelista's Gravatar Danielle Evangelista
      December 12, 2011 17:07 Permalink

      Gostei muito dessa matéria, pois me ajudou a refletir sobre a minha vida e o que preciso mudar para me libertar do apego.

  42. Denise's Gravatar Denise
    December 12, 2011 16:47 Permalink

    Deus abençoe sempre esse meio de comunicação para evangelização. Eu partilhei com um amigo esse texto, querendo mostrar algo pra ele. E por fim ao reler vi que servia muito pra mim. Respeitar o tempo do outro e ter o discernimento para não invadir seu tempo/espaço mas com serenidade mostrar o que o texto quer nos ensinar. Parabéns! Amei o ensinamento de hoje. Me valeu muito. Graça e Paz a todos.

  43. Elcivane's Gravatar Elcivane
    December 12, 2011 17:50 Permalink

    gostei muito dessa matéria… Já passei por isso no começo do meu namoro me prejudicava muito muito tanto a insegurança quanto o ciume, ainda tenho um pouco de insegurança, mais hoje a ter confiança até em mim mesma pois Deus a cada dia trabalha na minha vida e me ensina a ser livre ele usou desse meio de comunicação e com essa materia aprendi muita coisa boa
    Muitoooo Obrigada Pe. Eliano pelo ensino.
    Deus abençoe.

    • sibele's Gravatar sibele
      December 13, 2011 11:57 Permalink

      No meu casamento estou vivndo exatamente assim, meu marido não me dá espaço pra nada é o tempo todo assim e qndo fico c/ raiva acabo indo trabalhar sem falar nada aí é umas três semanas até que a raiva dele passa e volta a falar comigo estou casada há 15anos e no início do casamento ele fazia isso o tempo todo saía sem dizer nada, amo muito meu marido mas não estou mais aguentando essa situação. estou quase explodindo………..a gente anda brigando muito.

  44. MERCEDES Maria Belanda's Gravatar MERCEDES Maria Belanda
    December 13, 2011 00:37 Permalink

    PADRE ELIANO ESTÁ DIZENDO A MAIS PURA VERDADE AMOR NÃO É PRISÃO
    MAS SIM LIBERDADE

  45. Regina Mata's Gravatar Regina Mata
    December 13, 2011 12:20 Permalink

    Vivi um relacionamento assim, não é nada bom. Hoje vejo o namora de minha filha como é diferente do que vivi, e agradeço a DEUS por ela e o namorado estarem na igreja e ouvindo a palavra de DEUS, buscando um namoro santo, na confissão e comunhão para se fortalecerem.

  46. m's Gravatar m
    December 13, 2011 12:27 Permalink

    É simplesmente a pura verdade o q o padre abordou nese tema.Sou casada há 16 anos e passei por momentosmuito difíceis por não entender esse sufoco q meu marido sentia. Hoje com a crise superada aprendi muito a gostar mais de mim e sei q desse modonosso relacionamento está caminhando melhor. Ele tentava me mostrar mas eu não conseguia ver. Precisei ir ao fundo do poço para realmente conhecer quem é Nosso Pai.E foi somente com a ajuda Dele q consegui superar esse sentimento. Hojeme sinto em paz graças a Deus e quero continuar o resto da minha vida com a Paz Dele para poder perpetuar esse casamento eminha família. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.

  47. MARIA ELENI MENDES's Gravatar MARIA ELENI MENDES
    December 13, 2011 16:52 Permalink

    JÁ FUI TRAÍDA PELO MEU COMPANHEIRO 2 VEZES. ELE ME IMPLOROU PARA VOLTAR, DIZENDO NUNCA MAIS FAZER ISSO. ACABEI VOLTANDO MAS NÃO CONFIO MAIS E FICO CONTROLANDO OS LUGARES ONDE ESTA E COM QUEM.
    SERÁ QUE ISSO É AMOR? AS VEZES FICO PENSANDO SE EU LIBERÁ-LO E ELE ME TRAIR DE NOVO? JÁ ESCREVI PARA O MARCIO MENDES E PARA DIREÇÃO ESPIRITUAL, MAS ATÉ HOJE NÃO TIVE A RESPOSTA. POR FAVOR ME AJUDE.
    ELE É UMA PESSOA AMÁVEL, CARINHOSA E ME AJUDA MUITO. E DISSE Q FOI TENTAÇÃO Q ELE CAIU E DISSE NUNCA MAIS DEIXAR SE SEDUZIR, MAS NÃO CONSIGO ACREDITAR APESAR DE GOSTAR DELE. OQUE EU FAÇO?

    • MARIA ELENI MENDES's Gravatar MARIA ELENI MENDES
      December 13, 2011 16:55 Permalink

      me responda por favor.

    • daniel's Gravatar daniel
      December 13, 2011 17:48 Permalink

      Maria, esta decisão só cabe a você. O perdão existe e é real, no entanto em questão de sentimento ou que atitude tomar só você, que convive com a pessoa e intui suas intenções, pode dizer o que sente e o que deve fazer.

      paz e bem!

    • Rose's Gravatar Rose
      July 25, 2014 17:51 Permalink

      Oi Maria, boa tardernrnJá faz tempo que você fez seu questionamento e não sei como a sua vida esta hoje, acredito que seja possível você dar a segunda chance, porém antes deve haver uma conversa sensata e um tempo para os dois pensarem. Se no final ambos quiserem reatarem, tem muitas chances de dar certornrnbjos e Deus lhe abençoe

  48. eliene's Gravatar eliene
    December 13, 2011 18:05 Permalink

    Que Deus nos faça livres

  49. eliene's Gravatar eliene
    December 13, 2011 18:06 Permalink

    Que Deus te faça livre a cada dia

  50. Thalita Anunciação's Gravatar Thalita Anunciação
    December 15, 2011 14:37 Permalink

    Amei a matéria! PArabéns à equipe que gerencia o site

  51. Cintia's Gravatar Cintia
    December 17, 2011 11:43 Permalink

    Hum… Tema muito bom! Creio que uma das causas p/ que o que sitamos pelo nosso namoro(a) seja apego é na maioria das vezes o vazio interior causado de muitas desilusoes. Penso que quando realmente nos conhecemos e nos amamos esses sentimentimentos( tristeza, apego, insegura, ciumes) nunca serao incorporados em nos coracoes.

  52. diogenes's Gravatar diogenes
    December 18, 2011 17:12 Permalink

    adorei este assunto

  53. SANDRA's Gravatar SANDRA
    December 19, 2011 10:52 Permalink

    tem muitas pessoas que infelismente vivem um amor de eros, um amor escravo.Nos temos que ter um amor santo um amor sem querer nada em troca!E o apostolo Paulo cita na escritura sagrada p/ nos nao viver nas paixoes desenfreadas porque jesus ja sabia que seriamos escravos de nos mesmos… mas nos devemos pedir a unçao do espirito santo p/ guiar nossos sentimentos,p vivermos um amor em comunhao com Deus!AMEM

  54. SANDRA's Gravatar SANDRA
    December 19, 2011 10:54 Permalink

    ola!isso é verdade, tem muitas pessoas que infelismente vivem um amor de eros, um amor escravo.Nos temos que ter um amor santo um amor sem querer nada em troca!E o apostolo Paulo cita na escritura sagrada p/ nos nao viver nas paixoes desenfreadas porque jesus ja sabia que seriamos escravos de nos mesmos… mas nos devemos pedir a unçao do espirito santo p/ guiar nossos sentimentos,p vivermos um amor em comunhao com Deus!AMEM

  55. Patricia's Gravatar Patricia
    December 28, 2011 11:01 Permalink

    Estou vivendo essa situação e não sei como começar a mudar, estou insegura e me sinto presa sem mesmo ele me cobrar.

  56. Letícia's Gravatar Letícia
    December 28, 2011 18:42 Permalink

    Ótimo Tema, amei!

  57. kiara Jesus's Gravatar kiara Jesus
    January 2, 2012 16:14 Permalink

    Nossa que maravilhoso tema,adorei,tudo a ver comigo…
    Ainda mais que me separei a pouco tempo..então foi tirada as minha dúvidas.
    Obrigada e Parabéns pelo tema
    A Paz de Jesus
    Abraços
    e sua Benção Pe.Eliano

    • Viviane's Gravatar Viviane
      January 6, 2012 19:16 Permalink

      Poxa muito esclarecedor. Estou namorando a pouco tempo, 2 meses, e ficava me perguntando o que realmente eu sentia pelo meu namorado, pois ele já se declarou apaixonado por mim, e eu ainda não consigo definir um sentimento, não é como vemos na tv, pelo menos comigo não, nada tão exagerado. Através desse artigo pude perceber que o estou começando a sentir pelo meu namorado é realmente amor, não o cobro nada, não fico ligando, acho que uma verdadeira amizade mesmo, dou a ele o espaço necessário, sem aprisioná-lo, pois foi a decisaõ que eu tomei, que é a de ficar ao lado dele, de construirmos uma bela relação, com a benção de Deus.

  58. are's Gravatar are
    January 3, 2012 22:35 Permalink

    Tenho sim,tenho um amor que roubou minha vida,não consigo controlar ,e nem mais viver bem por isso,se eu o perdesse morreria,ficando junto sofro exaustivamente ,mesmo sabendo que el me ama,tdo porque ,nosso amor é proibido,um amor diferente,ele não pode me assumir,não é casado,nem tem alguémtem uma vida diferente da minha,sofro muito,Me ajude,sei que ele me ama tbém.

  59. Beatriz Ventillare's Gravatar Beatriz Ventillare
    January 7, 2012 16:09 Permalink

    oi preciso de ajuda

    tenho 18 ano,e namoro um homem a 2 anos no começo era tudo lindo ele tinha uma personalidade maravilhosa, todos gostavam dele minha familia,amigos em fim todos principalmente eu…..
    ele nao tinha ciumes era um homem tranquilo deixava eu falar com todos…..
    mas eu cometir um erro que so hoje tomei a conciencia de que errei,deixei ele mandar em mim decidir por mim…
    agora ele estar muito ciumento nao deixar eu falar com ninguem sab, ele me proibiu de falar com todas as minhas amigas de infacia e principalmente de meu amigos homens e nao posso sair para nem um lugar nem aparecer na frente da minha casa ele nao quer nem que eu fale oi com minhas amigas… ate com minha familia ele ta quase proibindo…. chegou a dizer que era para mim escolher entre ele e minha mae, so pq ele quer mora comigo e sou muito nova para morar junto com alguem e meus pais jamas aceitaria isso e logico preciso estudar primeiro… ele estar me sufocando nao estou aguentando mas já nem sei se eu ainda gosto dele ou se é apego…
    ate do meu pai ele tem ciumes pode uma coisa dessa…
    todos os meu amigos me dizem para eu esquecer ele mas é dificil ele nao me dar espaço ele vem na minha casa todo santo dia e quando digo que estou cansada com sono ele desconfia de traiçao ,falando em desconfiaça ele nao tem mas um pingo de confiança em mim… sou muito bonita todos acham que eu mereço coisar melhor….

    será que devo continuar o namoro..

    ou acabar tudo estou muito sufocada…

    mas tenho medo de terminar e depois me arrepender…

    ele nao esqueceu a ideia de eu ter que escolher entre ele e minha mae

    me ajuda por favor

  60. Raquel Rodrigues's Gravatar Raquel Rodrigues
    January 9, 2012 15:17 Permalink

    galera viva a castidade!!!!
    AMEM!!

  61. Raquel Rodrigues's Gravatar Raquel Rodrigues
    January 11, 2012 14:18 Permalink

    Oi galera tenho um testemunho para dar sobre este tema: ” Na minha adolecência eu era muito namoradeira… ficava muito… na época eu reclamava por que que nada dava certo para mim? E o porque que toda vez que eu começava a gostar de alguém, derepente dava tudo errado!!
    então era na escola que tudo acontecia, dicernimento era
    Z E R O ! Mais calma graças a Deus e pela interceção de nossa senhora que não passava de bejos,ih já escapei de cada uma rsrsrs, depois de varias quedas e lágrimas conheci uma pessoa muito esoecial, eu ia a igreja mas não era com frequencia, e quando eu o conheci o enterece por grupo jovem começou a surgir,passei a ir a missa todos os domingos.
    até que um dia ele se declarou, e eu fiquei boba não acreditava, e joguei fora… disse pra ela que entre nós só existia amizade (poxa vê se me entende, pensei que era mais um) tá passou um tempão, e ele simplismente parou de falar comigo. E eu fiquei aflita, não sabia o que fazer foi ai que percebi que estava gostando dele… Daí fui até ele perguntar o por que de não falar mais comigo, ele me respondeu que quando me disse que me amava não era brincadeira, e com a minha resposta de só amizade, ele preferiu se afastar… Aí já era, não teve com eu fugir mais da realidade, tava na minha cara. Começamos a namorar, noivamos , e amanha vamos fazer um ano e sete meses que estamos casados.” O que eu quero dizer para vocês que estão lendo é que: o nosso tempo é de Deus, não adianta querer que as coisas saiam do nosso geito, e eu só descubri o que é o amor quando eu aprendi a me amar, e esperar em Deus. Deus abençõe a todos…

  62. Elisana Soares's Gravatar Elisana Soares
    January 19, 2012 17:25 Permalink

    Preciso saber se o que sinto é realmente amor.

  63. jonielson aparecido dos santos's Gravatar jonielson aparecido dos santos
    January 22, 2012 11:39 Permalink

    o tema é importante,principalmente no mundo moderno em que vivemos,precisamos levar mais conhecimentos aos nossos jovens,abrir suas mentes para novas realidades.

  64. Carolina's Gravatar Carolina
    January 25, 2012 10:42 Permalink

    Gostei mt dessa matéria. Muitos confundem amor com apego. Até eu mesma fico me perguntando se sou mt ciumenta, mt apegada enfim.. Eu sempre tento me controlar, pq sei o quanto é ruim sentir qe o outro tem desconfiança na tua palavra. Afinal a quem temos que nos APEGAR mesmo é a Deus e qdo começamos a colocar mts coisas ou pessoas em seu lugar, a vida se torna mais difícil, pois só Deus basta! Obg a tds e fiquem com Deus ..

  65. samara's Gravatar samara
    January 26, 2012 17:35 Permalink

    estou nesta reflexão se meu relacionamento esta nesta situação pois sempre é bom ver como realmente nos sentimos em relação ao outro.

  66. February 18, 2012 22:23 Permalink

    Se a gente traz isso para dentro do modelo de gestão, conseguimos obter uma interatividade muito maior do que preso

  67. carol's Gravatar carol
    February 20, 2012 20:43 Permalink

    cançao nova e otima da ensinar hovem

  68. Helo's Gravatar Helo
    May 15, 2012 00:36 Permalink

    Depois q vi essa materia, percebi o qto estou errada e afastei quem eu amava, hj estamos tentando d novo mais ele ta diferente não é a mesma coisa.

  69. Ana Paula's Gravatar Ana Paula
    May 15, 2012 09:35 Permalink

    Nossa, muito bom o texto, eu agora tenho plena certeza de que amo meu ex namorado, ele terminou comigo, infelizmente, mais sigo firme diante dos propósitos de Deus para minha vida, pois sei que Ele sabe o que fazer e o que virá de bom para mim.rnFicou mais claro que eu o amo porque deixei-o ir, além de que jamais o prendi, sempre dei à ele toda liberdade para ir atrás de seus sonhos, sonhos estes dos quais no momento não faço mais parte… Foi por eu deixar ele ir atrás de um sonho que o \’perdi\’, mais sei que Deus sabe o porque tudo isto aconteceu.

  70. silvana teixeira junqueira's Gravatar silvana teixeira junqueira
    May 15, 2012 13:06 Permalink

    boa tarde!!\”olha esse tema é tudo de certo.\” O amor é o apego!!! faz toda diferença!!!

  71. Verlândia's Gravatar Verlândia
    May 27, 2012 20:23 Permalink

    O amor é um sentimento puro, grandioso e divino…

  72. fernanda santos's Gravatar fernanda santos
    June 20, 2012 13:00 Permalink

    é agora eu sei que o que sinto pelo meu namorado é so apego,nao o amo de verdade,melhor acabar logo esse namoro…

  73. Vanessa's Gravatar Vanessa
    September 29, 2012 21:37 Permalink

    Isto ajudou-me muito.rnEstou sendo prisioneira do amor, a liberdade desapareceu até me sinto sufocando.rnMeu namorado não me larga e discutimos todos os dias.rnPreciso de espaço isto está mesmo dando cabo da nossa relação.rnAcho que preferia ele na altura em que ele me ignorava.

  74. renaldo's Gravatar renaldo
    October 19, 2012 05:08 Permalink

    Aprendi apos visualizar SOMOS TODO UM varias lições sobre apego hoje aprendi ser desapegado a tudo quem vive no apego e um escavo da vida vive para os outros tudo pelo outros e morre pelos outros e seus valores e desconhecido aprendi que as pessoas são materialista se na vida e posicionado em situação financeira em alta essa pessoa e vista como importante não importa cor ou raça ai se confunde o amor com interesse material viemos sem bagagem e retornaremos sem ela e sem ninguém ao lado e o destino do retorno quando se chega fica?………

  75. Deborah's Gravatar Deborah
    October 28, 2012 14:19 Permalink

    Acredito que essa matéria irá me ajudar muito, pois estou passando por um momento muito complicado em meu relacionamento, e isso tem me deixado deprimida, triste e cada dia mais insegura. rnFui traída, tento perdoar, mais me lembro todos os dias disso e tem me feito muito mal, estamos brigando muito, sinto q apesar dos erros cometidos ele tbm me ama, pois tem feito de tudo p me agradar + n está dando certo,já terminei c ele, e o sofrimento é maior ainda n estou conseguindo ficar longe, + qdo voltamos, desconfio de tudo, tenho a impressão q está mentindo a todo o tempo, n sei + o q fazer.rnPreciso de ajuda

  76. YANNE's Gravatar YANNE
    November 28, 2012 12:07 Permalink

    ADOREI,AQI ENCONTREI O PRECISAVA.Q OS ANJOS DIGAM AMEM!!!!

  77. Alana's Gravatar Alana
    December 29, 2012 11:38 Permalink

    O q meu namorado sente por mim é so apego

  78. karlla nathalya's Gravatar karlla nathalya
    January 3, 2013 19:02 Permalink

    sim tenho algo a dizer sim isso em uma palhaçada rsrsrsrrs

  79. alriani's Gravatar alriani
    January 7, 2013 19:40 Permalink

    eu gostei muito da materia,atraves dela descobri que sou apegada de mais ao meu marido e isso esta prejudicando muito meu relacionamento com ele.só nao sei como deixa este apego por ele eu que mudar como posso proseguir?

  80. solange's Gravatar solange
    January 13, 2013 20:14 Permalink

    Tenho uma duvida muita grande e, precizo de ajuda?? tenho 45 anos sou divors. moro com meu filhos, tenho um namorado a 8 anos ele eh 10 anos mas jovem, mas este naun eh o grande problema, o grande problema eh ke minha mae simplesmente naun aceita, este namoro de forma alguma, diz ke ele e muito pobre e naun me respeita o suficiente, mas nao eh bem assim, se estamos juntos a tanto tempo, porque algo muito forte existe entre nos, so que cada vez que vou encontro-lo, como converso muito com minha mae, ela eh minha amiga e falo que vou sair, para que ela nao se preocupe qdo me liga e nao estou em casa,chegou uma faze que tenho que mentir que vou sair para casa de amigas, e esta situaçao me deixa com a conciencia muit pesada por naun puder falar a verdade, tenho minha vida independente meus filhos gostao dele, mas com toda esta idade que tenho dico muito agoniada, se puderem me ajudar.rnagradeçornatenciosamenternsol

  81. ANA LUIZA's Gravatar ANA LUIZA
    January 16, 2013 22:08 Permalink

    E mto bom !!!rnEu Adorei essa materia.

  82. Maria Cláudia's Gravatar Maria Cláudia
    March 4, 2013 11:31 Permalink

    Não lembro minha senha

  83. o's Gravatar o
    May 25, 2013 13:02 Permalink

    preciso de libertaçao sou gay,casado apegado, e acho que estou amarrado preciso ser feliz me ajudem…

  84. thiago henrique fortes diniz's Gravatar thiago henrique fortes diniz
    June 5, 2013 13:37 Permalink

    Eu percebi que sou apegado a minha namorada,do mesmo jeito que ela é apegada a mim,mais acredito que estamos virando amigos,mais ainda penso nela o dia todo,quero saber oque esta fazendo,com quem ta fazendo,aonde esta fazendo,brigo atoa por conta de ciumes bobos,e minha vida passou a girar em torno dela,preciso de ajuda,pois não consigo estudar mais,e quando ela me conta qualquer coisa eu fico muito malde ciumes,estamos virando amigos mais sei que somos mesmo é apegado um no outro,quero fazer desse relacionamento um relacionamento saudável para nos dois,e quero ter uma vida de confiança e respeito para com ela,espero que possa me ajudar,pois não aguento mais noites em claro por bobeiras,tenho 19 anos,e tenho muito medo de perde-la,me ajude a contorna essa situação.

  85. leticia's Gravatar leticia
    June 25, 2013 15:58 Permalink

    tenho uma pergunta o meu namorado me diz que ele assim gosta de deixar duvida em relação ao amor que sente por mim e perguntei porque desse gosto ele disse que não sabe explicar e também perguntei se tem alguma coisa que posso fazer para tirar essa duvida ele disse sim, e para me dar uma pista ele disse que não sabe como o que devo fazer, mas sinto que ele me ama.

  86. karininha's Gravatar karininha
    July 26, 2013 10:56 Permalink

    meu namorado precisa de ver isso eu não aguento mais !cara eu amo muito meu namorado mais os que ele sente senti por mim é muito mais forte ele …gosta tanto de mim q eu acho q é perigoso ele se matar se algum dia eu terminar com ele realmente eu não sei oq fazer EU ESTOU SEM SAIDA , já conversei com ele mais ele é muito apegado em mim as vezes eu preciso de espaço mais ele não me entende :(.

  87. juliana's Gravatar juliana
    July 30, 2013 16:26 Permalink

    tenho muito amor pelo meu namorado ele é uma pessoa muito dificil teve um outro relacionamento conturbado . nosso relacionamento ja tem dois anos ele é uma pessoa muito dificil mais me respeita muito e pelo amor que tenho por ele nao consigo desistir por maior que seja as provasoes sei que ele precisa de min eu coloquei deus no nosso relacionamento desde o começo mais nao tem sido facil eu pedi pra deus tira afastar ele da minha vida se nao for da vontade dele maissempre acabamos ficando juntos mais sempre que eu horo as minhas esperanças se renova eu choro e peço tanto pra o senhor agi na minha vida e meu namorado manda msg e fica tudo bem mais as tribulaçoes nao passa tenho medo de nao estar entendendo oque deus tem pra min minha fé em deus é enorme eu tenho a certeza que vou ser feliz endepedente de estar com alexandre ou nao eu digo pra deus que eu quero que seja realizado a vontade dele em minha vida mais estou sem saber se continuo ou se dezisto do alexandre meu coraçao diz que nao é pra desisti nao consigo desistir e se for da vontade de deus deus vai transforma ele e seremos felizes me ajudem talvez voces tenha a palavra que eu preciso

    • Débora's Gravatar Débora
      July 28, 2014 15:25 Permalink

      A felicidade depende somente de você, não dependa do outro para ser feliz! O que alguém pode acrescentar em sua vida são somente detalhes que mudaram um momento e não um contexto! Você tem que sentir-se realizada e não esperar que o outro a realize! Sua fé em Deus a ajudará, então peça sabedoria para lidar com todas as situações em que se vê em cima do muro e não sabe para onde ir e lembra-se: \” sabiás ainda são sabiás mesmo quando não cantam, águias feridas ainda são águias eu sei que elas são, quando alguém a podou a roseira chorou mas depois se vingou, deu mais rosas do que nunca , ninguém nasceu pra sofrer mas a dor nos faz crescer, ninguém nasceu pra sofrer,,,,,,mas a dor nos faz crescer!\” Padre Zezinho.rnrnAtt rnDébora Coelho

  88. Nara Oliveira's Gravatar Nara Oliveira
    July 16, 2014 13:04 Permalink

    Eu sou casada, tem apenas 6 meses, meu marido diz que me ama, mais disse que eu o sufoco. Peguei muitas mentiras dele nos dois primeiros meses d casamento, acredito que isso me deixou muito desconfiada. Ele me dizendo isso, quer dizer que não me ama mais?rn Já pedi tanto a Deus pra me libertar dessas desconfianças, pois amo meu marido demais, e não quero perde-lo.