Doença moderna?

depressão / Reportagens

Por Ariane Fonseca

Depois do término de um relacionamento, a carioca Flávia Cristina, de 28 anos, perdeu seis quilos, teve gastrite, vômitos e insônia. Ela e sua família não sabiam, mas começava o quadro de uma doença que atinge cerca de 300 milhões de pessoas no mundo: a depressão.

“No início eu não sabia que era depressão, achei que fosse comum. Mas com o tempo ficou sério, fui ao médico e descobri que, no meu íntimo, o fim do relacionamento estava mal resolvido”, explica a jovem que superou a enfermidade com ajuda da fé.

A tristeza sentida por Flávia serviu como gatilho para a doença, mas, segundo o psicólogo Alexandre Rivero, é importante distinguir que nem sempre estar triste significa estar deprimido. “A tristeza vivida ao longo da vida é normal. A depressão já é um processo de adoecimento, a pessoa se isola e não quer contato com ninguém”.

Dentre os fatores de risco, estão o histórico familiar da doença, sexo feminino, idade avançada, parto recente, acontecimentos estressantes e dependência de droga. “Existe ainda a predisposição genética, quando o pai e a mãe têm a enfermidade a chance do filho ter também é de 25%”, conta o médico Dr. José Augusto Nasser.

“A crença em Deus pode melhorar a resposta ao tratamento médico, conforme relata um artigo publicado pela Clinical Psychology”

De acordo com Rivero, pesquisas modernas sobre a depressão apontam ainda que o estereótipo de perfeição, vendido pela mídia e pela sociedade, influencia o quadro depressivo. “A mídia arquiteta um corpo perfeito, sucesso o tempo todo… No imaginário do jovem criam-se parâmetros absurdos e inatingíveis que o fazem se depreciar”.

Flávia acredita que o apoio da família e a sua fé em Deus foram fundamentais para a superação da enfermidade. “Minha cura foi uma junção do apoio da família, fé em Deus, tratamento e terapia. Rezar, participar na comunidade, ir à Santa Missa, me envolver com a paróquia e com o grupo de oração me ajudaram muito. Tenho certeza de que Deus estava comigo o tempo todo”, testemunha.

E a carioca não é a única que melhorou com o auxílio da religião. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Rush, nos Estados Unidos, mostrou que a fé pode ser uma forte aliada contra a depressão. Em pacientes já com o diagnóstico da doença, a crença em Deus pode melhorar a resposta ao tratamento médico, conforme relata um artigo publicado no ‘Journal of Clinical Psychology’.

Segundo o padre salvista Eliano Gonçalves, o doente não pode esperar o impulso das suas vontades, caso contrário vai se entregar cada vez mais à doença. “Temos que buscar a Deus por aquilo que Ele é, não por aquilo que sentimos. O Senhor está conosco, caminhando conosco o tempo todo. Existem coisas que vamos passar sozinhos (longe das pessoas), mas nunca longe de Deus. Podemos não sentir a Sua presença, mas Ele está conosco!”, declara.

Confira mais sobre o tema:

CAUSAS BIOLÓGICAS DA DEPRESSÃO

FÉ AJUDA NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

 


.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

54 Comments to Doença moderna?

  1. Pattricia Oliveira's Gravatar Pattricia Oliveira
    19 de maio de 2011 02:23 Permalink

    Como devo proceder para quando alguem me ofende?
    Devo me anular e calar ou retrucar e gerar mais um problema.
    Vou sempre ficar no prejuizo?
    Obrigada Pattricia

    • Mariana's Gravatar Mariana
      19 de maio de 2011 14:26 Permalink

      Querida Pattricia, estou tomando a liberdade de dar minha resposta a você, porque um dia pensei isso…
      Descobri com a ajuda da canção nova e orando que nesses casos o ideal é pedir ao Espirito Santo que nos ajuda a calar e a falar na hora certa… Calar não é engolir, é discernir… é você orar diante da situação e depois conversar com a pessoa da forma certa e na hora certa… Uma dica.. .Veja algumas mensagens do Ricardo Sá na home da Canção Nova… e também textos de formação ligado a questão.. Me ajudam muito a entender certas coisas… Lembre-se que se você está certa em alguma questão e foi ofendida ou coisa do tipo… Ore a Deus, porque muitas das vezes nem será preciso você falar.. .Deus fará isso por você… Isso eu te falo por experiência própria…

      Fique na paz e obrigada por ouvir minhas palavras sobre o assunto…

      Abraços… Mari

  2. Priscyla Palomo's Gravatar Priscyla Palomo
    19 de maio de 2011 02:43 Permalink

    Boa Noite! Tenho sim!
    Eu tenho depressão há anos, e é muito dificil para as pessoas nos entenderem…quero muito ficar quieta, e as pessoas não entendem isso! Na verdade não é esse o “normal”. Venho com um histórico de perda da minha vó em 1999, e com isso desencadiei um “quadro cardíaco”. Fui imediatamente a um cardiologista! Minha vó havia morrido por problemas cardíacos. Pai alcoolatra, filha única. O médico então me surpreendeu, vc está iniciando um quadro depressivo! Eu com depressão? Como assim? Então comecei o tratamento, lembrando isso, em 2000, já estamos em 2011. Como contei, filha de pai alcoolatra, e única, todo peso era eu quem resolvia! Bom, em 2004, ele morreu e viveu novamente AVE hemorrágico, 1% de chance de sobreviver, eu vendo tudo!!!! Levei para o hospital, entrei, vi todos os testes, só sai quando foram entubar! O Derramamento de sangue era tão grande que não se resolveu por medicamento! Teve intervenção cirúrgica! Graças a Deus, ele está ótimo, sem nenhum sequela, raro! Porém, o vicio do alcool ele continuo. Em 2009, eu tive que decidir, seu pai morre ou vc o interna! Lógico, pode internar! Foi a piora de toda minha vida! A única clinica que temos pelo SUS é uma clinica que tb internam pessoas com doenças mentais mais graves, ai o problema todo, pessoas da familia teve rejeição a esse fato, PRECONCEITO. Brigas, brigas, brigas até que eu além de depressão, comecei com um quadro de convulsão, caia na rua e só acordova no hospital! Totalmente apavorada, não sabia o que era aquilo! As brigas continuaram até que a clinica deu alta, primeiro passo do meu pai, BAR! E eu, de acompanhante passei a paciente! Sem condições nenhuma de ajudar ninguém! Tive baixo desempenho no trabalho, entrei de INSS, a neuro encaminhou para psiquiatria, fui a um não deu certo, fui a outra menos ainda! Esse mês comecei então com uma nova, e MUITA ESPERANÇA ! Já tentei me suidar, tomar remédio, cortar pulsos, etc ! Agora parece que o medicamento está me ajudando, pois já estou conseguindo sair de casa, me relacionar com meus amigos, pois antes, era cama, perdi muito peso, pensamentos de doenças, e mal conseguia falar! Ainda tem um detalhe, muito baixo estima! Conheci um rapaz, no fim de 2009, ficamos juntos até julho de 2010, e isso me doeu mto!
    Bom, se eu ficar aqui, fico a noite, são tantas coisas!!!
    Está aqui meu testemunho de dor, sofrimento e amor!
    Deus abençõe a cada um !!!!

    • mauricio's Gravatar mauricio
      19 de maio de 2011 12:35 Permalink

      creia em deus tente mudar seus hábitos. ore com fé pois deus é tudo na nossa vida pense que vc nunca teve isso e tente não falar isso pra ninguem, pois quando não vimos uma pessoa a algum tempo a tendencia é esquecer ela. tente sair converssar escutar musicas gospel e deus vai lhe ajudar sou cat´´olico mais tenho fé em deus creia nele boa sorte

    • Mariana's Gravatar Mariana
      19 de maio de 2011 14:19 Permalink

      Amada Priscyla… de fato seu testemunho é muito forte… Mas preciso te dizer com respeito e carinho que o seu testemunho pode ajudar a muitos e além disso, Deus é mais forte que tudo isso… Vocêé uma guerreira, levante a cabeça e assuma que você é uma vitóriosa, veja tudo o que passou e está de pé! O inimigo vê sua força e quer derruba-la, mas Deus conheçe você e te ama tanto que te sustenta, a cada momento! Se aguarre nele querida, ele tá totalmente a seu dispor… E tudo que vivemos aqui passa… e se vivemos é porque pode nos ajudar na nossa salvação… é duro, sim é… Mas a Cruz para Cristo também foi e ele venceu… Você já venceu muito e tem mais a vençer… e se tem mais a vençer é porque você pode… Bata no peito e declare-se uma vencedora e mais que isso, você não está sozinha… O céu está a seu favor… busque sempre a Deus, a canção nova é um caminho para Deus… Força minha irmã, você é um instrumento de Deus para os outros… Fique na paz e perdoe-me qualquer coisa… Um grande abraço… Mari

  3. daniele de paula's Gravatar daniele de paula
    19 de maio de 2011 03:28 Permalink

    Mais e quando existe depressao,os amigos ja se afastaram,os pais acham que é frescura e nao dao a minima e se nao tem dinheiro para fazer tratamento ?
    esse é meu caso,vivo trancada no meu quarto,as doenças ja tomaram conta de mim ,cada dia é uma nova doença q aparece ,nao como ,nao trabalho,nao durmo nao tenhu amigos e meus pais axam q é fase e eu nao tenho forças para sair dessa.ha uma briga dentro de mim é eu contra eu mesma ,um eu que quer se livrar disso e um eu que quer se matar

    • Mariana's Gravatar Mariana
      19 de maio de 2011 14:43 Permalink

      Amada irmã Daniele… uma coisa é certa querida, o mundo e o ser humano sempre irá nos decepcionar, por isso só devemos esperar em Deus e colocar em Deus nossa vida, carêncais, necessidades, dores… todos temos… Imagino o quão ruim esteja esse momento para você… Sabe irmã, para Deus tirar alguém do fundo do poço é preciso que esse alguém levante a mão, pois ele respeita nossas escolhas e não nos puxa pelos cabelos… Já que você deseja tanto sair dessa situação erga a mão o mais alto que puder, para que ele alçance e puxe você… Como é esse erguer a mão? Faça aquilo que tem que fazer, saia, queber as barreiras, você pode, Deus te capacita, ele é o Deus do impossível e e te ajuda… Va a uma missa, fique no seu canto, vá até o santissimo não diga nada, deixa ele dizer… Levante mesmo com o peso que está sobre você, ele manda seus anjos para te levantar e te conduzir… Vá sem olhar porques, para ques, ou quem.. Vá até a fonte da salvação… ele não vai te julgar e nem te perguntar nada ele só quer a sua companhia e o seu 1° passo o resto ele vai conduzir… Estarei aqui torcendo e orando por você! Ah… importante… Se você não pode pagar um profissional como comentou… Vá a esse profissional ele não cobra e o resultado é garantido… Lembre-se: “Erga a mão querida” porque ele te puxa do fundo do poço…

      Beijos no coração… fique na paz de Deus e no amor da Mãezinha…

      Att.: Mari

  4. Elfrida's Gravatar Elfrida
    19 de maio de 2011 10:17 Permalink

    como enviar para amigos por email?

    Elfrida

    • amanda's Gravatar amanda
      19 de maio de 2011 13:42 Permalink

      Eu faço tratamento com psicólogo e psiquiatra, não pago nada, faço tudo pelo posto de saúde da minha cidade… E participo ativamente da vida comunitária da minha paróquia. Quem não tem condições de pagar um tratamento, tente desta forma… Os pais as vezes não entendem, pois esta doença começou a ser divulgada só agora, assim como o bulling… As vezes até os nossos pais tem esta doença e pensam que é frescura… quando estamos depressivos, um pingo dágua é um oceano… é assim… eu passo por isso também e faço tratamento… somente unindo psicologo, psiquiatra (remédios) e religião (Deus), é que podemos lutar contra esta doença!!! O caminho está escuro para nós, que temos depressão, mas deus vai mostrando a luz para quem a procura!!!
      A paz do senhor!!! Abraços

      • Mariana's Gravatar Mariana
        19 de maio de 2011 14:48 Permalink

        Verdade Amanda… Deus é o Deus do impossível e mandou os médicos para nos ajudar quando necessário… Se podemos busca-los Deus abençoa essa atitude… Se não podemos Deus nos manda meio para alcançar a graça… O legal é saber que tudo que é bom e nos ajuda tem a mão de Deus… Paz e bem, fique com Deus… Força a você… Uma coisa considerável: Ah uma música que diz: “A cada ave Maria que você reza Nossa Senhora se põe ao seu lado”… Eu creio irmã, então quando precisar faça essa simples e rica oração, a Mãexinha te auxiliará…

        Abraços… Mari

        • Amanda's Gravatar Amanda
          20 de maio de 2011 15:57 Permalink

          Oi irmãzinha mariana!!!
          Você tem toda razão, nossa mãezinha do céu, com certeza nos pega no colo nessas horas e nos leva aos braços de seu filho amado Jesus… Por isso, todos os dias, as 18 horas, ligo a tv canção nova e rezo o terço!!! E quantas graças ela nos dá por sua intercessão!!! Como ela muda o alicerce de nossas vidas!!! Obrigada por suas palavras, pois elas confirmam a minha devoção a nossa santíssima mãe, e me mostram que eu estou no caminho certo!!! Abraços irmã!!!

          • MARIANA's Gravatar MARIANA
            23 de maio de 2011 18:28 Permalink

            AMANDA MINHA QUERIDA… QUE BOM LER SUAS PALAVRAS… ESTÁ NO CAMINHO CERTO SIM… QUEM BUSCA A DEUS SEMPRE ACERTA… A MÃEZINHA CUIDA DE VOCÊ DE MODO MUITO ESPECIAL ACREDITE… UM GRANDE E FRATERNO ABRAÇO… FIQUE COM DEUS E COM A MÃE… ATT.: MARI

  5. HELENA J.MORAES ALENCAR's Gravatar HELENA J.MORAES ALENCAR
    19 de maio de 2011 14:12 Permalink

    Acho que e a doença do seculo,e tenho certeza que a ajuda principal e Deus, queria que voces me ajudasse,eu utimamente tenho passado por varios problemas familiares,e estou sentindo que eu estou meia depressiva,choro quase o tempo todo,sinto medo de lugares abafados,ate do quarto fechado eu não aguento,ando triste,sem alegria com nada,gostaria que me ajudasse,pode passar via imail,sempre assisto ao programa,achei otimo esta iniciativa de voces.

  6. GRACIETE's Gravatar GRACIETE
    19 de maio de 2011 15:33 Permalink

    CAROS IRMAOS, AMADOS DE DEUS!!!
    SUPERAR A DEPRESSAO NÃO É TAREFA FACIL… É NECESSARIO UM GRANDE EMPENHO DA PARTE DO PACIENTE,,, AFINAL, A DEPRESSAO NÃO É UMA DOENÇA COMO A GRIPE QUE APENAS O MEDICAMENTO TOMADO CORRETAMENTE TRAZ O RESULTADO… A DEPRESSAO PARA SER SUPERADA PRECISA DE SER TRATADA COM MEDICOS APROPIADOS E PRECISA DE SER UMA DECISAO DO PACIENTE… POIS É UMA LUTA PSCICOLOGICA, PESSOAL E QUE APENAS QUEM SOFRE SABE O QUANTO É DIFICIL….
    ACREDITO QUE SOMENTE EM DEUS É POSSIVEL OBTER MELHORA….
    SO ELE PODE AJUDAR…. E ELE USA DE VARIOS MEIOS PARA ISSO.
    MAS ELE NÃO FAZ SOZINHO, ELE AGE APARTIR DO NOSSO AGIR….
    ELE NÃO MOVE UMA PALHA PRA FAZER AQUILO QUE NÓS DEVEMOS FAZER…
    PORTANTO A DECISAO É SUA….
    A AÇAO E A CURA SAO DE DEUS!
    BUSQUEM AJUDA,,,, AONDE PUDEREM
    SE APEGUEM EM DEUS PRIMEIRAMENTE, NA FAMILIA QUE É UM APOIO IMPORTANTE NESSE MOMENTO, NOS AMIGOS VERDADEIROS E NÃO TENHAM MEDO DE ENFRETAR A DOENÇA…
    O SENHOR NOS DIZ QUE ESTA CONOSCO TODO TEMPO, ENTAO NÃO E NECESSARIO TEMER, ELE SABE DE TODAS AS COISAS…
    E LEMBREM-SE JAMAIS SE ENTREGUEM A DOENÇA, MESMO QUE SEU CORPO, SUA MENTE DESEJEM ISSO, NÃO SE ENTREGUE!
    BUSQUE SE DIVERTIR, SAIR COM OS AMIGOS, CONVERSAR, NAMORAR, TRABALHAR, PARTICIPAR DA COMUNIDADE, DO GRUPO DE ORAÇÃO….
    ENFIM SE OCUPE!
    E BUSQUE A DEUS, DE TODO CORAÇÃO, DE TODA SUA ALMA, COM TODO SEU ENTENDIMENTO…
    E MESMO QUE VOCE NÃO O SINTA, CREIA, APENAS CREIA…
    ELE PODE TUDO E TUDO FARA!
    DEUS ABENÇOE A TODOS!
    ABRAÇOS.

  7. Antonio jorge de carvalho capella's Gravatar Antonio jorge de carvalho capella
    19 de maio de 2011 16:14 Permalink

    simplismente o máximo, parabens pela iniciativa.
    como é importante investir nos jovens. abrir seus horizontes.
    amei e já intercedo a Deus por esta bela atitude.
    nada é maior que a ação de Deus vivo em nossas vidas.

    • Vinícius's Gravatar Vinícius
      19 de maio de 2011 21:04 Permalink

      Tomo as palavras do Fábio como minhas.

  8. Fábio's Gravatar Fábio
    19 de maio de 2011 17:10 Permalink

    Tenho depressão e estou em tratamento médico e e tmbém com psicólogo. Estou tomando dosagem máxima de antdepressivo e já vivi momentos em que tudo parecia ser o fim. Apesar de não ter desprezado em momento algum o acompanhamento dos profissionais da saúde, o que me fez estar firme e continuando foi a minha fé e a certeza de que apesar de tudo que tem acontecido comigo, DEUStem um propósito de vitória, cura e libertação na minha vida e só eu tenho que passar por isso. O mais importante é rechocer o próprio limite, aceitar ajudas e se permitir mudar e também ser remodelado por Deus.
    Não é fácil, mas, com Deus tudo se torna possível e vale a pena !!!
    Fábio

  9. ana carolina's Gravatar ana carolina
    19 de maio de 2011 17:14 Permalink

    Minha Nossa Senhora tende misericórdia,pois o que está acontecendo com a nossa juventude pessoas inteiras com total gás para viver e uma vida replete de alegria,estão sentindo esse vazio com espírito de morte sempre rondando ao seu lado!
    vamos gente com essa juventude que não se entrega as esses valores podres e futeis que muito vem tentar pregar dizendo que somente os fortes vencem.Não ser Humano e Cristão não deixar ser entregar por tão pouco,por ter sua opinião e saber discernir sim e saber faler não as coisas podres que a mídia vem nos impondo que acabam gerando conflito até mesmo diante de nossa família,gente não é facil levantar de uma depressão não existe o remédio certo mais ´so a compreensão e amor podem te salvar e esses dois valores o dinheiro pode compraR.
    um abraço !!!!!!!!!

  10. Bianka Stefano Vieira's Gravatar Bianka Stefano Vieira
    19 de maio de 2011 17:15 Permalink

    Queria ter visto o programa, mais estou vendo agora, pois bem estou em tratamento a + ou – 6 meses e quando vejo reportagem sobre depressão, parece que tudo a tona novamente, não sinto vontade de sair de casa, não tenho mais prezer em nada. Não sei o motivo que desencadeou, ainda estou a procura de um psicologo, pois aqui no Rio de Janeiro esta cada dia mais difcil.
    Eu disse ao meu psiquiatra que só não dei fim a minha vida, pq hoje eu conheço Jesus e ele me sustentou. estou escrevendo e chorando e eu achei que tivesse bem melhor. Tomo varios remedio
    para dormir a noite são varios, como tenho dois filhos ate que agora eu levanto e faço as coisas mais detesto ter que ir a rua ou que minha casa fico com muita gente. É uma sensação horrivel. Marquei outro psiquiatra para ver o que ele acha. Obs. Agora eu sei pq tentava tanto contra a minha vida na adolescencia, não quero que meus filhos sejam assim. O meu filho menor que agora tem 15 anos tem TDAH e faz tratamento, mais só com remedio pois não consigo psicologa para ele. As vezes sinto vontade de sumir, ir para uma comunidade e nela ficar.

  11. Raimunda Antonia da Silva's Gravatar Raimunda Antonia da Silva
    19 de maio de 2011 18:02 Permalink

    Perdi uma filha em maio de 2009,nasceu prematura sobreviveu somente 19 dias foi muita dor.Chorei o meu luto pedi a Deus que eu não perdesse a alegria de viver.Voltei ao trabalho após a licença e em dezembro do mesmo ano foi detectado que desenvolvi hipotiroidismo que entre outros sintomas leva a um quadro depressivo.Em janeiro de 2010 a médica pediu que eu avaliasse o meu serviço pois estava parecendo uma bomba relógio.Não pensei duas vezes,pedi Jesus dai-me forças,sai do emprego fucionária pública concursada,perdi os direitos e tudo bem.Gastei mais seis meses para recuperar.A tireóide estabilizou consegui terminar minha faculdade.Ainda hoje maio de 2011,faltam-me forças para trabalhar,faço o serviço de casa fiz alguns bicos como vendedora em outubro,dezembro,janeiro e fevereiro.Não uso medicação para depressão nem fui diagnosticada assim.Peço a Deus todos os dias que me sustente,estou preparando-me para prestar concurso na área da educação.Enfim é isso,quando tudo parece perdido DEUS responde Eu te coloco de pé todos os dias…

  12. Maria das Merces Ferreira's Gravatar Maria das Merces Ferreira
    19 de maio de 2011 18:10 Permalink

    Eu não acreditava em DEUS antes na minha vida, falava muito mal dele, minha avó coitada sempre muito doente vivia me mandando ir para igreja, e eu dizia que era bobeira, que DEUS não existia, porque se ele existisse minha avó não estava doente daquela forma porque ela rezava muito, mas nada melhorava, quanto mais ela pedia a cura mais ela ficava doente. Eu me revoltei com DEUS, Não queria saber dele e vivia por minha conta, achava que eu poderia viver por mim mesmo, mas NÃO!!! Depois de um tempo encontrei uma pessoa ficamos juntas por mais ou menos 3 anos e era muito bom, mas de repente acabou, minha vida perdeu o sentido, fiquei muito triste, depois de alguns meses perdi minha avó. Aí que tudo desmoronou, pensei comigo agora acabou, mas eu tinha uma filha de 2 anos p criar e não conseguia nem olhar pra ela, não cuidava dela direito. Fiquei muito mal, perdi 20 quilos em um mês, porque não conseguia comer e nem dormia mais, cada dia que passava eu sentia uma dor diferente, enfim foi horrível! Até que um dia chegou uma mulher perto de mim que eu e viu que eu estava muito mal e disse pra mim pra ir na igreja e visitar o santíssimo e pedisse a JESUS pra me ajudar, que ele me ajudaria. No início nem liguei. Mas um dia eu esta va na rua e me sentindo muito mal, mal eu conseguia andar direito, estava muito fraca á varios dias sem comer e sentia muita tontura, quando olhei pra frente e vi uma igreja e entrei, fui direto no santíssimo e lá parecia que JESUS estava me esperando, me derramei em lagrimas, eu não conseguia falar nada eu só chorava, e depois de um bom tempo chorando me levantei dei um suspiro bem profundo, parei de chorar, o que estava me pesando demais não estava mais igual, eu me senti muito mais leve e fui embora, não vou dizer que saí de lá curada, mas saí muito melhor. No outro dia procurei um médico meu noivo me ajudou muito e não queria tomar remédio mas acabei tomando e fui me sentindo muito melhor, hoje após 2 anos e meio, posso dizer que estou bem, recuperei o meu peso e até um pouco a mais, entrei pra academia e os exercicios fisicos estão me ajudando muito, o instrutor de lá disse que eu ia melhorar muito, há mais de um mês não tomo anti-depressivo e nem remédio pra dormir, e estou muito bem, epero não precisar mais desses medicamentos, mas o médico disse que pode voltar mas eu espero em DEUS, Que não precisarei mais de remédios, mas se precisar eu tomo. Vou muito na igreja, entrei recentemente para o coral da minha paróquia, vou na adoraçao, vou na missa, enfim, participo muito da comunidade. Hoje eu não vivo mais sem DEUS, sem meu JESUS, e nossa senhora. Agradeço muito a DEUS por não ter me abandonado, e na hora que eu mais precisei dele ele estava do meu lado e está até hoje. Obrigado meu PAI por tudo. E um conselho para todos que sofrem com essa doença, não desanimem quando o fardo estiver pesado vá na igreja e visite Jesus que ele te aliviára, e também não deixem de procurar ajuda médica e tomar os remedios direitinho ta bom? QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!!!

  13. Gabriela Antunes's Gravatar Gabriela Antunes
    20 de maio de 2011 12:27 Permalink

    É muito interessante tratar sobre este tema com os jovens, pois neste mundo em que o clima competitivo gera uma necessidade de tornar-se “o melhor”, muitas vezes leva à frustração, que pode acabar por transformar-se em depressão.
    A preocupação com a forma física, com a moda, com o vestibular, são exemplos de situações a que os jovens são expostos, e que se não vivenciadas com equilíbrio tornam o jovem vulnerável à depressão.
    Eu mesma vivi a experiência de não ser aprovada no vestibular duas vezes. Ainda estou tentando entrar pra uma federal no curso de medicina, mas hoje posso dizer que estou mais emocionalmente preparada do que a primeira vez e a segunda vez que tentei.
    Quando não passei pela primeira vez, senti que o mundo ia acabar. Queria até mesmo morrer, eu não estava consciente da realiade. Foi então que comecei um processo de mudança na minha vida, a partir de uma queda tão brusca eu decidi que precisava levantar além do que o quanto eu havia caído.
    Meus pais me apoiaram, conversaram muito comigo, e comecei a assistir à Tv Canção Nova nessa época. Isso me ajudou muuuito! Pois ainda estava abalada com o resultado do vestibular, não conseguia dormir à noite, só chorava.
    Aos poucos fui me recuperando com a ajuda da minha família somada à Canção Nova e às palestras do Padre Léo.
    Me sentido melhor, fiz mais um ano de cursinho, totalmente revovada interiormente e me dedicando muito mais que antes. Achei que a vitória estava garantida. Mas não foi dessa vez.
    Fiquei com medo de voltar àquela tristeza denovo, mas eu não era mais a mesma, porque agora eu sabia confiar nos planos de Deus. Por mais que eu tenha me esforçado, e querido tanto passar, compreendi que não era a minha hora, e que eu deveria me preparar mais. Foi um novo modo de lidar com a derrota, a partir dela eu decidi fazer um degrau para uma futura vitória, ao contrário do que fiz antes, que foi só chorar.
    Ainda estou tentando entrar, e não penso em desistir da luta. Confio em Deus, e caminhando junto com Ele é que espero vencer, estou me dedicando muito, não penso em desistir.
    Espero que nenhum jovem desista dos seus sonhos por causa de uma, duas, três, ou seja lá quantas forem as derrotas. Porque vale muito mais apena viver batalhano do ficar inerte, triste, só observando a vida passar.

    “Não entregeus tua alma à tisteza, não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade.” (Eclo 30- 22,23)

    Grande abraços à todos! Obrigada por tudo Família Canção Nova!

  14. Aline Carla Ferreira's Gravatar Aline Carla Ferreira
    20 de maio de 2011 12:37 Permalink

    Oi bom dia!
    Meu nome é Aline, eu ja tive depressão forte, tive que fazer um tratamneto com remédios , pesiquiatras, e tudo mais, tudo isso por causa de um grande amor. Hoje em dia, me sinto por varias vezes muito triste, mas nao sei bem se isso seria depressão, ja que hoje nao penso mais nas bobagens de antes…
    Depois de algum tempo, comecei a perceber que os rémedios poderiam sim me ajudar, mas eu so ficaria bem se os tomasse, e não acho que o melhor sorriso de uma pessoa pode vir depois de uma dose de remédios, e sim por você mesmo.
    Tudo começou quando terminei com meu namorado, achei que seria o fim do mundo, e que eu jamais encontraria um outro alguem, ja tivemos duas separações, e na ultima resolvi entregar minha vida nas mãos de Deus, e pedi que ele agisse na minha vida da melhor forma… Foi como eu esperava, continuei minha vida, sem me preoculpar com aquela perda, porque Deus estava cuidando disso pra mim, depois de um ano e dois meses separados, Deus colocou ele em minha vida novamente de uma forma diferente. Hoje em dia eu consigo analisar mais meus problemas e olhar a vida de uma outra forma, porque quando eu estava em depressão, tudo que acontecia, pra mim era como se o mundo tivesse acabando!
    O que eu posso dizer para aqueles que sofrem dessa doença, é que nao se entreguem, e não pensem que nunca vai ter uma saída, porque quando você acredita em Deus e em você mesmo, tudo muda!

    Depressão é mal, que pode sim ter cura! Basta você querer sair!!

  15. Josi Dias's Gravatar Josi Dias
    20 de maio de 2011 16:50 Permalink

    Ja cheguei ao fundo do poço por causa da depressão, tentei suicidio, minha familia me encontrou no meu quarto, eles me deram todo o apoio para me levantar, minha vó me levou a um grupo de oração (do qual sou serva hj em dia!)e lá experimentei uma sensação de preechimento e percebi q aquilo que tinha era um vazio por deixar Deus de lado por tanto tempo, estou me refazendo ja que hj fazem 5 meses q isso ocorreu, porem com tudo que passei vejo que hoje posso com aquilo q passei ajudar outras pessoas,é pessimo estar deprimido e pior ainda quando as pessoas pensam ser coisas para chamar a atenção, por isso hj em dia qndo tem alguem perto com os sintomas que tive, procuro me esforçar pra ajudar a se levantar, pq nem todo mundo consegue achar a mola no fundo do poço, e se Deus me permitiu continuar via, acrdito que é para ajudar a quem esta assim a encontrar essa mola e sair disso, pq todos podem ajudar , mas o primeiro a fazer isso tem q ser a gente mesmo!

  16. neiry's Gravatar neiry
    23 de maio de 2011 00:41 Permalink

    Olá,
    Boa noite!Meu nome é Neiry, e tenho algo a falar sobre esse transtorno, que é a depressão, e que muitos não conseguem entender o porquê nos afeta. Há cinco anos eu perdi um irmão que era um pedaço de mim, foi quando eu comecei a falar que Deus não existia e porque o levou? Se Ele existisse não o levaria,falava muitas besteiras, sentia raiva desprezava as pessoas e não queria viver, tudo era ruim… Depois tive uma melhora e não procurei ajuda medica, voltei a crê que Deus existe e comecei a passar para as pessoas que a vida é muito boa e que temos que dá valor… Mas surgiram outras coisas, mas não deixei de acreditar que Deus é maior que tudo, der repente tive outra decepção inclusive amorosa, às vezes fico pelos cantos chorando sem falar,me comunicar e não consigo trabalhar mais até este momento estou afastada do meu trabalho então decidi procurar ajuda medica,faço tratamento até hoje, mas tenho a certeza que meu maior tratamento é O Amor de Jesus Cristo O Altíssimo, então acredito que tudo isso passará na minha vida, é difícil, mas não é impossível quando acreditamos no amor.Sempre tenho o apoio do meu namorado e da minha família que eu sei que me amam muito.
    E dou um conselho a muitas pessoas que sofrem desse mal tente superar assim como eu estou tentado, e para as pessoas mais próximas só transmita duas coisas o amor e a paciência. Obrigada!
    Neiry.

  17. Fanny de Moura Ferraz's Gravatar Fanny de Moura Ferraz
    23 de maio de 2011 19:11 Permalink

    Olá, meu tio estava com essa doença horrível e estava passando com um apsicóloga. Ele é católico e nas sessões sempre falava de Jesus. Um dia a psicóloga disse q o mal dele era se prender muito as coisas de Deus, meu tio discutiu com a psicóloga e disse q isso nunca irá acontecer.
    Eu penso assim, para curar a depressão precisa dos remédios e tratamentos? Sim, com certeza, mas precisa muito mais de Deus, pois só Ele irá nos curar.
    Depois q o meu tio discutiu com ela nunca mais ela falou sobre esse assunto. Graças a Deus ele hj está melhor, praticamente curado. Ele lutou muito contra essa doença e assim está conseguindo sair dela. que Deus continue dando força pra ele proseguir nessa caminhada.

  18. Bruna's Gravatar Bruna
    25 de maio de 2011 13:52 Permalink

    Eu não sei se estou no inicio de uma depressão, pq acontece assim comigo eu sempre acho que as pessoas estão me ignorando naum querem falar comigo me trocam por outros amigo e isso me deixa mt mal choro mt por isso mais percebi que não adianta, ai eu sempre me isolo por isso saio de perto dos meus amigos fico sozinha cabisbaixa… triste fico achando que sou inferior a td mundo
    e isso tem me atrapalhado mt na minha vida, tento mudar mais não consigo…
    O que eu faço ??
    por favor me ajudem ai ….
    e rezem por mim…

  19. Meiry's Gravatar Meiry
    25 de maio de 2011 18:00 Permalink

    Muito bom o tema, pois é muito difícil falar de Depressão ou Síndrome do Pânico, pois para quem tem parece que é um fracasso pessoal e tem que ser escondido. O artigo disse que a Fé e um ótimo começo, mas como começar então?

  20. Regiane's Gravatar Regiane
    25 de maio de 2011 18:01 Permalink

    Fé, terapia e tratamento medicamentoso são extremamente importantes no tratamento da depressão. Mas, só Deus está conosco a todo momento, e a junção dos três caminhos nos leva a cura.Cada um em seu tempo e processo, e quem sabe neste é que Deus nos levará ao crescimento pessoal e espiritual?

  21. claudia regina's Gravatar claudia regina
    25 de maio de 2011 19:50 Permalink

    OLÁ A TODOS Q PARTILHAREM COMIGO DESTE ASSUNTO,MEU NOME É CLAUDIA, TENHO 32 ANOS, ESTOU EM TRATAMENTO A PRATICAMENTE 2 ANOS, ATÉ SABER O Q ESTAVA ACONTECENDO COMIGO, FIU DESENCADESANDO ESSA “DOENÇA” AO LONGO DE 10 ANOS NA MINHA VIDA FOI QUANDO MEU ESPOSO ADOEÇEU E FALECEU DE CANCER,DEPOIS DE 2 ANOS TRATAMENTO, AI ME VI COM DOIS FILHOS PEQUENOS COM 02 E 05 ANOS, FORA OUTROS OBSTACULOS Q VIRIAM,SIMPLISMENTE NÃO PODIA PENSAR NA MINHA DOR, MEUS SENTIMENTOS, TINHA UMA MISSÃO PELA FRENTE.SEMPRE CONSEGUI IR ADIANTE, COM DIFICULDADES, REBELDIA, FOI ONDE FIZ COISAS ERRADAS, Q HJE M ARREPENDO MUITO,AMAVA MEU ESPOSO MUITO, NÃO ACEITAVA SUA PERDA, TALVES ATÉ HJE, SINTO UMA CARÊNCIA ENORME, QUERO TER UMA PESSOA NA MINHA VIDA, MAS PARECE Q SEMPRE Q ACREDITO EM ALGUÉM M DECEPCIONO.CARREGO TRAUMAS, FAÇO TRATAMENTO P DEPRESSÃO,ANSIEDADE E PÂNICO, Q SÃO SENTIMENTOS HORRIVES, GRAÇAS AO BOM DEUS, ESTOU SEM CRISES A ALGU TEMPO, SEI Q ESTOU SENDO CURADA, MEU PSIQUIATRA TAMBÉM É UMA BENÇÃO E TENHO UMA FAMÍLIA MARAVILHOSA Q ESTÁ DO MEU LADO, SÓ QUERIA ENTENDER PORQUE TANTA DIFICULDADE NA MINHA, ESSA SEMANA TA UM POUCO DIFICIL, PEÇO A DEUS Q TODAS AS PESSOAS Q SOFREM DESSE MAL NUNCA DESISTAM, COM FÉ E PACIÊNCIA, NO TEMPO DELE, SEI QUE JESUS CRISTO ESTÁ SEMPRE CONOSCO!!!!BJOS A TODOS.

    • Amanda's Gravatar Amanda
      27 de maio de 2011 18:20 Permalink

      Oi irmãzinha CLÁUDIA!!!
      Nossa vida não é fácil, e como diz a música “quando se é cristão não se pára de lutar, até chegar ao céu”. Você é muito nova e talvez não tenha ao seu redor pessoas com os mesmos problemas… ser viúva aos 32 anos e ter que se responsabilizar por dois filhos pequenos. Mas se você ampliar seus horizontes verá que isso também acontece com outras jovens, e poderá ver como elas fazem para enfrentar tudo isso, criar uma referência para você. Sempre que nós confiarmos nossa felicidade, nossa vida, a outra pessoa nós iremos nos decepcionar… Confie sua felicidade ao Senhor Jesus, só Ele coresponderá da medida maior que nós merecemos! Reze em família todos os dias e tenha a certeza que depressão tem cura!!! Entregue este momento difícil nas mãos do Senhor, que ele cuidará de você e orientará teus passos!!! Fique com Deus!!! E sinta-se acolhida nos braços da nossa mãezinha do céu!!! Abraços

  22. CARLA DA HORA's Gravatar CARLA DA HORA
    26 de maio de 2011 20:13 Permalink

    IRMÃOS TENHO DEPRESSÃO HÁ 3 ANOS. TUDO COMEÇOU QUANDO PRECISEI RETIRAR O ÚTERO POR CAUSA DE UM MIOMA E DEPOIS DESCOBRI QUE MEU NOIVO ME TRAIA…HOJE É DIFÍCIL SAIR DA CAMA, MAS EU REZO E LEVANTO COMO UM ZUMBI..AINDA…, MAS LEVANTO PORQUE EU SEI QUE “TUDO PASSA”. SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS TEVE DEPRESSÃO E FOI CURADA. NÓS TEMOS A FÉ, A TERAPIA, A MEDICAÇÃO (QUE É INDISPENSÁVEL!!!) E LIVROS QUE NOS MOSTRAM TESTEMUNHOS DE QUEM PASSOU POR ISSO E VENCEU, INCLUSIVE RELATOS VITORIOSOS DE HOMENS E MULHERES DE DEUS TANTO OS SANTOS, PADRES QUANTO TB LEIGOS COMO NÓS QUE ATRAVESSARAM POR ESSA “NOITE ESCURA” E SOBREVIVERAM, E OUTROS LIVROS QUE NOS AJUDAM A ENTENDER MELHOR O QUE ESTAMOS PASSANDO. É IMPORTANTE CONHECER MELHOR ESSA DOENÇA PARA SABER COMO TRATÁ-LA. RECOMENDO O LIVRO CATÓLICO “A CURA ESPIRITUAL DA DEPRESSÃO ” DE ANSELM GRUN. UM LIVRO ÓTIMO QUE NOS MOSTRA PASSO A PASSO O QUE SENTIMOS JUNTO COM O RELATO VERÍDICO DE PESSOAS QUE PASSARAM PELO MESMO E COMO CONSEGUIRAM VENCER ESSA “NOITE TRAIÇOEIRA”, E O LIVRO ESCRITO POR DOIS PSIQUIATRAS O MICHAEL E. THASE E SUSAN S. LANG “SAIR DA DEPRESSÃO”. ESSE LIVRO EXPLICA OS MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS, AS TERAPIAS OS TIPOS DE DEPRESSÃO DE UMA FORMA SIMPLES E POSITIVA. DEIXAM CLARO , PELA CIÊNCIA E COM INÚMEROS EXEMPLOS, QUE É POSSIVEL, SIM!!!, SAIR DA DEPRESSÃO. COMPREM ESSES LIVROS, LEIAM MUITO, REZEM MUITO, VÃO A MISSA MESMO CARREGADOS POR AMIGOS OU FAMILIARES E QUE A FE, OS LIVROS, OS AMIGOS, A FAMÍLIA E SANTA TEREZINHA OS AJUDE. DEUS NOS ABENÇÕE E CORAGEM!

  23. Larissa's Gravatar Larissa
    31 de maio de 2011 00:14 Permalink

    sim,eu ja tive depressão,tenho 14 anos e desde dos meus 10,11 anos ja era um pouco deprimida mas a situação piorou mesmo o ano passado quando eu tinha 13 anos,entrei em depressão profunda,e pensei varias vezes em suicidio mas felizmente no final do ano passado eu fui em um encontro com Deus e verdadeiramente Tive um Encontro com Ele,e por isso que eu continuo acordando,ele curou todos os meus traumas e levou pra bem longe toda minha tristeza ,angustia e dor,e hoje eu sou livre e viva,graças a Ele!

    • FELLIPE DANTAS's Gravatar FELLIPE DANTAS
      7 de junho de 2011 18:16 Permalink

      SOU UM JOVEM DE 23 ANOS, POSSO TESTEMUNHAR DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO O QUANTO DEUS PODE FAZER NA NOSSA VIDA. JESUS VENCEU A MORTE E TEM O PODER DE FAZER NOVAS TODAS AS COISAS. MINHA IRMA TEVE DEPRESSAO, ELA FICA PALIDA, GELADA, TREMULA, COM MEDO DE TUDO, SINDROME DO PANICO, COMO SOMOS MUITO PROXIMOS PERCEBI OS SINAIS DESSA TERRIVEL DOENCA, A PRIMEIRA COISA QUE DIZIAM ERA PRA PROCURAR UM MEDICO, EU HAVIA POUCO TEMPO DE CRISMADO,DISSE A ELA PARA HONRA E GLORIA DO SENHOR VOCE NAO VAI TOMAR UM SÓ COMPRIMIDO,VAMOS AO GRUPO DE ORAÇÃO E O MEDICO DOS MÉDICOS FARA A OBRA NOVA EM SUA VIDA, QUANDO CHEGUEI LA COMECEI A REZAR, NAO LHE IMPUS AS MAOS DEXEI QUE OUTRA PESSOA REZASSE POR ELA, POIS COMO EU SABIA DA SITUAÇÃO ELA NAO ACREDITARIA O QUE O ESPIRITO SANTO REVELARIA SOBRE ELA, NO MOMENTO DE ORAÇÃO O MUSICO PROCLAMOU O SENHOR ESTA CURANDO UM PESSOA COM SINDROME DO PANICO, ENQUANTO UMA SENHORA REZAVA POR ELA, IMPONDO-LHE AS MAOS,ELA CHARAVA BASTANTE,UM FORTE EXPERIENCIA DO AMOR DE DEUS,QUE LIBERTOU E CUROU MINHA IRMA, AO FINAL DA ORAÇÃO SEMPRE ALGUMAS PESSOAS DÃO SEU TESTEMUNHO, ELA MUITO TIMIDA MAS CHEIA DO ESPIRITO SANTO FOI A FRENTE DO GRUPO PEGOU O MICROFONE E PROCLAMOU A MARAVILHA QUE DEUS REALIZOU NA VIDA DELA. EU DIGO A VOCES QUE ESTAO PASANDO POR ESSE MOMENTO COMO DISSE O BEATO JOAO PAULO II ESCANCAREM O CORAÇÃO PRA JESUS, NAO TENHAM MEDO DE DEIXAR QUE A LUZ SALVIFICA DO CRISTO RESSUCITADO BRILHE EM VOSSOS CORAÇOES, A PRESENÇA DELE AQUECE, DA SENTIDO E SABOR AS NOSSAS VIDAS, E A CADA EUCARISTIA CELEBRADA, A GRAÇA E O AUTOR DA GRAÇA SE FAZ PRESENTE NO MEIO DE NÓS E SE DÁ POR INTEIRO SEM RESERVAS E SEM MERECERMOS AO COMUNGARMOS, ELE SE FAZ UM CONOSCO. É O CEU NA TERRA, É A VIDA PLENA E PERFEITA QUE VENCE AS NOSSAS MORTES. CONFIEMOS NAQUELE QUE VENCEU A MORTE.
      QUE ALEGRIA DO SENHOR SEJA NOSSA FORÇA E PROTEÇÃO DE MARIA SANTISSIMA, A CHEIA DE GRAÇA E MULHER MAIS FELIZ QUE EXISTIU NO MUNDO E AGORA NO CEU, PELA SUA ABERTURA AÇÃO SALVIFICA E RENDENTORA DA HUMANIDADE, PELO SEU “SIM” AO PROJETO DEUS. DEUS NOS ABENÇOE.

  24. Eduardo Camões Filho's Gravatar Eduardo Camões Filho
    31 de maio de 2011 18:48 Permalink

    Parabens para voces esta meteria simplesmente relata o que e uma depressão, eu que tive um inicio de depressão o qual fiqueu triste demais e emagreci 9 kilos, me sinto bem melhor depois de ver esta materia que diga-se de passagem assisti varias vezes, parabens voces me ajudaram muito e com certeza muitas pessoas estao sendo ajudadas depois desta materia. muito obrigado, quer deus nos proteja sempre.

  25. Maria Edilene dos Santos Soares's Gravatar Maria Edilene dos Santos Soares
    7 de junho de 2011 12:44 Permalink

    Achei muito importante pois hoje e doença que mais se ver no mundo pela falta de amor aos outros , e como disse amai uns aos outros como a nós mesmos.A juventude hoje tem que rezar muito para o espirito santo, revele e não permita a entrada de satanás na vida, incluido o pecado e os erros. Gloria ao Espirito Santo como os seus dons maravilhosos. Deus proteja voces para sempre está rezando pela juventude. Amém.

  26. rose's Gravatar rose
    9 de junho de 2011 00:22 Permalink

    Olá, meu nome é Rose, tnho 30 anos e sofro de depressão há um ano. Também depois de um termino de noivado. Um relacionamento que me deixou muitas feridas e magoas.No começo, fiquei sem chão, sentia dor até pra respirar. Mas descidi buscar a Deus cada vez mais, e também ajuda com terapeuta e psiquiatra. Hoje me sinto bem melhor, minha familia me ajuda muito e retomei a vontade de continuar. Agradeço muito a Canção Nova, pois ela me ajuda muito nessa caminhada. Tenho fé que irei ficar curada e quem sabe encontrar um novo amor.
    Bjos.

  27. Erica M S B Rocha's Gravatar Erica M S B Rocha
    9 de junho de 2011 11:15 Permalink

    DESTRAVE Muito Obrigada!

  28. ricardo ferreira fagunes's Gravatar ricardo ferreira fagunes
    16 de junho de 2011 19:04 Permalink

    DEUS é nosso prinçipal aliado tratamento medico na depressão é importante mas DEUS no coração é muito mas muito eficaz a fé é um gande complemento em nossa vida portanto jovens vamos nos aproximar mais de DEUS pois ele é o unico caminho na vida

  29. Anne's Gravatar Anne
    17 de junho de 2011 00:33 Permalink

    Parabéns Destrave por esse trabalho abençoado por Deus. Que Deus os abençoe grandemente por essa iniciativa da CN em ajudar os jovens, que tantas vezes não sabem onde buscar informações coerentes e corretas. Que Deus, com a intercessão da nossa mãe Maria, e com a intercessão de Sta Teresinha leve esse site a todos que precisam dessa luz em meio a tantas sombras incertezas que nós jovens temos.

  30. ISAC BRASIL's Gravatar ISAC BRASIL
    19 de junho de 2011 23:59 Permalink

    SOU DIAGNOSTICADO PELO UM PSIQUIATRA COMO BIPOLAR,FAÇO TRATAMENTO….MAS NADA MELHOR DE QUE TER UM MEDICO DOS MEDICOS ME TRATANDO…O SENHOR JESUS CRISTO!

  31. Sandro.'s Gravatar Sandro.
    23 de junho de 2011 20:38 Permalink

    Quero deixar as explicações científicas para os estudiosos. Cabe a mim, com um cristão dar um breve testemunho. Minha mãe estava em depressão, durante uns 3 anos. Mas Jesus em sua infinita misericórdia está reanimando-a. Agora, deixo um recado a todos os jovens que estão em depressão, só exite uma formula para acabar com a depressão;
    D eixar Jesus entrar em sua vida
    E nfrentar os fantasmas com a verdade de Jesus
    P ermitir que Jesus tome conta dos seus dias
    R esistir aos pensamentos que te cobram a todo instante
    E star em oração, mesmo que mentalmente
    S air do quarto
    S ervir a Jesus como missionário da Palavra
    A mar-se a todo instante
    O uvir a Deus, e expulsar os demônios da sua Vida.

  32. Paulo Juliati's Gravatar Paulo Juliati
    23 de junho de 2011 22:30 Permalink

    Eu sempre fui um pouco depresivo, o que não me deixa chegar no fundo do poço é o fato de ter oração diária (Mateus 6,6 e seguintes).
    Todos os dias tenho um pequeno encontro com Jesus e Maria através do diálogo com eles.
    Quase todos os dias rezo o terço.
    A oração individual com Cristo pode auxiliar a quem tem depressão.
    Um abraço Paulinho de Serra Negra sp.

  33. cleonice's Gravatar cleonice
    26 de junho de 2011 22:39 Permalink

    É importante saber que a depressão é uma doença que precisa ser entendida e tratada em tempo. O melhor caminho é procurar ajuda de PSICÓLOGOS, ler bons livros, não se isolar…sic

  34. Ludmila's Gravatar Ludmila
    28 de junho de 2011 03:30 Permalink

    Depressão…palavra triste, palavra um pouco pesada, com tuudo qe vivi enfrentei a depressão tmb…mas não soziinha com Jesus por isso hj cnssigo v~e-la e ver tmb como evemos ter um certo euilíbrio em nossa vida!

  35. maria's Gravatar maria
    30 de junho de 2011 13:36 Permalink

    Eu acho que estou no inicio de uma depressão, pq acontece assim comigo eu sempre acho que minha familia não querem falar comigo me trocam por outros pessoas e isso me deixa muito mal choro muito mais percebi que não adianta, ai eu sempre me isolo por isso não gosto de sair de casa saio de perto dos meus amigos fico sozinha … triste fico achando que ninguem gosta de mim
    e isso tem me atrapalhado miuto na minha vida, tento mudar mais não consigo… me ajudem po favor
    O que eu faço ??
    por favor me ajudem ai ….

  36. Clarissa's Gravatar Clarissa
    8 de julho de 2011 19:35 Permalink

    Oi, eu tenho 22 anos, eu já fiz terapia 3 vezes em 3 fases da minha vida com 6 quando meu pai morreu, com 15 quando pedi pra minha mãe e com 18 quando vivi uma fase muito crítica da minha vida, mas nunca fui diagnosticada depressiva lá pelos meus 20 anos começou uma fase muito ruim na minha vida, eu fui de desligando do mundo, me afastando das pessoas vivia triste, chorando sem motivo, infeliz muitas vezes minha vontade era morrer.

    Sempre fui uma pessoa inconstante, nunca consegui terminar as coisas que começava, isso me fazia mais mal, fui me refugiando na internet, hoje eu mal saio de casa me afastei de todos os amigos, não sinto vontade de viver, minha mãe tem depressão e acho que a minha depressão é por isso, não to culpando ela, pelo contrário ela é a pessoa que mais fala na minha cabeça pra eu ir me tratar, mas pra mim é muito dificil até sair de casa sozinha, eu não consigo.

    Tive muitos traumas na minha infância, acho também que isso só piorou a tendência que eu tinha, minha família é muito problemática, moro com uma tia esquizofrênica e mais alguns parentes muito dificeis, e muitas coisas pesam pra mim, as coisas parecem cada dia mais pesadas

    Todo os dias penso na morte, não vejo sentido na vida, me sinto incapaz, eu namorei 3 anos um rapaz mas não deu certo tbm por causa disso.

    Vendo o video só me fez ter mais certeza que eu preciso de ajuda, tenho medo de uma hora não aguentar mais e chegar em um ponto que eu acabe fazendo besteira.

    Obrigada.

  37. Carlos Gomes's Gravatar Carlos Gomes
    11 de julho de 2011 00:48 Permalink

    Meu caro Mauricio, descupe, mas quando se referir a DEUS, como sinal de respeito, use letra maiscula, esse deus com letra minuscula não existe

  38. thales souza's Gravatar thales souza
    11 de julho de 2011 20:44 Permalink

    Clarissa fica assim não, vai dar tudo certo.Eu já tive depressão com meus 13 para 14 anos,quando eu fazia judô eu quebrei o pê.Passei a maior vergonha, a perna toda ingessada, tendo que ocupar todos a minha volta.todas as pessoas me perguntando e me vendo naquela situação.Era uma sensação de impotencia.Fiquei muito tempo depresivo em casa.não queria mais ver os amigos.Emfim o tempo foi passando,vieram muitas provaçôes,dores.Mas graças a Deus hoje tenho 20 anos.E a licão que eu venho aprendendo é que Deus quer que nós tenhamos um olhar pra ele.Ele quer conversão verdadeira.Clarissa você pode ter certeza que ele tem planos para voçê lá na frente da sua vida e que isso que voÇe passa é incomparavel com o que ele vai te dar.TUDO PASSA!ESTAREI ORANDO POR VOÇÊ!

  39. DANIELLE's Gravatar DANIELLE
    25 de julho de 2011 15:38 Permalink

    BOA TARDE,
    DEPRESSÃO, É MUITO TRISTE, POIS SÓ QUE TEM SABE DIZER O TAMANHO DA DOR E DO VAZIO, E DO PRECONCEITO MESMO QUE A PESSOA SOFRE, POIS MUITAS PESSOAS TE XINGAM E CRITICAM SEM SABER, FORA OS QUE FALAM QUE É FALTA DE DEUS E FRESCURA…JA FIZ VARIOS TRATAMENTOS, E DEVIDO AOS REMEDIOS, COMECEI TAMBEM A USAR OUTRAS DROGAS, HOJE, MINHA LUTA É FICAR EM SILENCIO E ESPERAR EM DEUS, SILENCIOSAMENTE…

  40. Bruno Lucena's Gravatar Bruno Lucena
    4 de agosto de 2011 22:50 Permalink

    depresão… já sofrir, mas a CN me ajudou a vencer esse obstáculo. Mas, o que é importante saber é a diferença entre tristeza e depressão.
    abraços
    bruno lucena

  41. Jilbson's Gravatar Jilbson
    13 de outubro de 2011 23:21 Permalink

    Tenho 39 anos, solteiro, administrador de empresas, ótimo sálario. Derrepente depois de uma festa que exagerei um pouco na bebida, ocorreu um quadro estranho. Consultando um neurologista e fazendo exames e não acusando nada, detectou-se quadro de depressão. É bom salientar que depressão não acusa-se por exames e sim diagnóstico verbal junto ao neurologista ou psiquiátra. O mais moderno tratamento é a E.M.T., estimulação magnética transcraniana, acompanhada de medicamento quando a depressão maior.

  42. CREMMBUENO@IG.COM.BR's Gravatar CREMMBUENO@IG.COM.BR
    2 de fevereiro de 2012 09:17 Permalink

    BOM DIA! rnSOU CASADA E TENHO UMA FILHA, SOMOS CATÓLICOS E PARTICIPAMOS DA MISSA TODA SEMANA.rnAS PESSOAS NO SERVIÇO FALAM E COMENTAM QUE EU SOU MUITO CALMA, MUITO TRANQUILA, REALMENTE DURANTE O DIA ATÉ QUE PASSA, MAS A NOITE ME DA UM NERVOSO… NÃO SEI O QUE ACONTECE MINHA FILHA E MEU ESPOSO SÃO ÓTIMOOOOOOS, MAS FICO MUITO NERVOSA. POR EX: SE ELES TIRAM UM PANO DO LUGAR, OLHA QUE COISA BOBA, MAS PARA MIM CAUSA UM SENTIMENTO HORRÍVEL, BOM E TAMBÉM PERCEBO QUE TUDO PIORA MAIS NO FIM DE SEMANA. ENFIM ATÉ MARQUEI UM PSICOLÓGO PRECISO OBTER AJUDA PARA DEIXAR DE MAGOAR AS PESSOAS QUE EU MAIS AMO. rnOBRIGADA

  43. Adélia's Gravatar Adélia
    5 de abril de 2013 08:16 Permalink

    Angustia, sufoco, dificuldade pra respitar, nó na garganta e uma sensaçao que o mundo acabou, é um pouco do que sinto quando estou nesses dias, rntudo começou depois de o fim inesperado de um noivado em 2009, passei 2 anos chorando e sofrendo muito, em 2011 ele me procurou e voltamos, mais agora eu percebo que as coisas nao vao bem e eu ao consigo me livrar disso, é como se minhas forças nao me permitesse…eu nao entendo como posso penssar em morrer por uma coisa(pessoa) que nao merece todo o amor e sentimento que tenho por ela….rnCom isso fico mal e o relacionamento piora,namoramos a distancia e mesmo que eu fale sobre meus meos e angustias ele nao entende que poderia me ajudar se mudasse o jeito dele de agir, os amigos ja nao tem paciencia e eu vivo nesse sofrimento!rnQueria que orassem por mim, vcs nao me conhecem , mais na hora da oraçao eu sei que Deus sabe quem sou e que ouvira as preces de cada um de vcs.rnObrigada