Amar é querer bem!

artigos

Conteúdo enviado pelo internauta Fabíola Santos

Ouvimos e falamos muito sobre o amor, sobre o seu significado, sua importância e como demonstrá-lo. Criamos diversas maneiras de expressar esse sentimento, de fazê-lo vivo em nossos relacionamentos. Falamos do amor de Deus. Porém, se formos descrever o que é amar, uma resposta simples e exata talvez não seja encontrada imediatamente. Então, o que é amar afinal? Amar nada mais é do que querer bem. É de nossa natureza desejar bem a quem amamos, às pessoas que estão à nossa volta e que nos são queridas. Mas se é assim, por que invadimos a liberdade do outro, impomos limites e regras que podem desrespeitá-lo de alguma forma, querendo que tudo seja feito do nosso jeito? Desta forma, acabamos causando a infelicidade dele e nos contrapomos à realidade de amar.

A castidade nos ensina amar

Só seremos capazes de sanar as faltas afetivas de nossos corações se permitirmos a ação do Espírito Santo em nosso ser, pois sem Ele é impossível. Só assim estaremos abertos para nossa grande missão que é o amor. Jesus nos deixou este mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amo” (Jo 15,21). Não é preciso exemplo maior de amor do que o de nosso Senhor: amor incondicional, sem cobranças, sem interesses. É Ele quem nos pede para amarmos de tal maneira, para termos um sentimento puro e isento de interesses próprios.

“Só seremos capazes de sanar as faltas afetivas de nossos corações se permitirmos a ação do Espírito Santo em nosso ser”

Temos de Deus, por amor, uma auxiliadora: Maria Santíssima. Com Sua simplicidade, doçura, pureza e amor, Ela nos ensina o novo de Deus. Foi esse amor ao Pai que a fez prosseguir ao lado de Seu Filho na Cruz, onde Ela sofreu com amor e por amor.

Como diz uma música, a menor intenção de ser melhor já é amor. Então, o que temos a oferecer aos outros é aquilo que de melhor possuímos; e mesmo que consideremos pouco, em Deus se torna o nosso maior e melhor amor.

Nascemos para amar. Ser amado é consequência, pois, como nos diz Jesus, “viemos ao mundo para servir,  não para sermos servidos”. Precisamos amar verdadeiramente, mesmo que isso não nos traga nenhum acréscimo ao ego, nenhum retorno. Devemos ter no coração o sentimento de simplesmente, de querer bem ao outro e sermos capazes de doar nosso sangue, se preciso for, por aqueles que amamos. Também não podemos hesitar em nos entregar a Quem que nos ensinou o amor e nos amou primeiro.

Paz e bem!
Um abraço fraterno.

Veja mais

Não podemos mendigar amor

Para servir é preciso amar

 

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

11 Comments to Amar é querer bem!

  1. Luiza's Gravatar Luiza
    20 de março de 2012 00:17 Permalink

    Que lindo esse texto! Meus olhos se encheram de lágrimas! Uma grande verdade,

  2. Mayara da Silva's Gravatar Mayara da Silva
    21 de março de 2012 18:14 Permalink

    Que texto maravilhoso,sempre que acontece alguma coisa nos meus dias que me deixa triste/magoada ou com sentimento de incapacidade. Deus me prova que sou capaz de muitas coisas e também me faz experimentar todos os dia desse imenso amor que ele tem por mim.Resolvi entrar nesse site e sempre que preciso ele me apresenta uma matéria da qual estou precisando. Obrigada

  3. Deise Lima's Gravatar Deise Lima
    22 de março de 2012 11:31 Permalink

    Belíssima verdade ” amar é querer bem” Deus quer o nosso bem a todo momento, devemos realmente seguir o seu exemplo agradecendo ao seu imenso amor!

  4. Anna Henriketa Garcia Schayder's Gravatar Anna Henriketa Garcia Schayder
    27 de março de 2012 15:21 Permalink

    Espero que goste…rnCom carinho…rnGil

  5. Júlio's Gravatar Júlio
    27 de março de 2012 17:12 Permalink

    Gente a passagem aí em cima tá errada, mas deve ser por erro de digitação. A passagem certa é São João 15, 12. Mas o que vale é a intensão, excelente texto. Salve Maria !

  6. Creuza's Gravatar Creuza
    27 de março de 2012 18:37 Permalink

    Eu agradeça a Deus, todos os dias, por estar incutindo no meu coração este verdadeiro amor, amar sem cobranças, sem querer receber nada em troca, amar mesmo sendo dificil amar, pois a pessoas amada, nos ataca, nos machuca, nos faz sofrer.Obrigada meu Deus, pois eu estou aprendendo, com a sua graça a amar assim, parece dificil, até impossível, mas com a sua graça, se torna possível!!!!

  7. Zena's Gravatar Zena
    28 de março de 2012 06:41 Permalink

    Amar e querer bem, e só podemos ter estes sentimentos quando conhecemos DEUS, e vivenciamos a tua Palavra e a tua Eucaristia.Agradeço a Canção Nova por entra na minha casa todos os dias, pois este texto maravilhoso só podia partir de um homem ou uma mulher de DEUS.

  8. DONIZETE APARECIDO MEDINA's Gravatar DONIZETE APARECIDO MEDINA
    28 de março de 2012 10:18 Permalink

    Foi maravilhoso este tema, inclusive vou fazer uma pregação hoje sobre: A cura pelo amor, e me ajudou muito. Deus abençoe vc que desenvolveu este tema.

  9. JONAS BATISTA RIBEIRO JUNIOR's Gravatar JONAS BATISTA RIBEIRO JUNIOR
    28 de março de 2012 12:56 Permalink

    AMAR É NÃO SÓ QUERER BEM, MAS FAZER O BEM, FAZER CARIDADE É IMITAR A JESUS, SE ENTREGAR À DEUS NOSSO PAI E SENHOR

  10. Moisés Arruda Nascimento's Gravatar Moisés Arruda Nascimento
    11 de maio de 2012 19:59 Permalink

    Muito bom, essa é a verdade para sermos felizes plenamente, precisamos entregar tudo que somos a Deus, e nos consagrar, de tal maneira que tudo que somos se torne dele. A juventude precisa entende isso, pois não a felicidade sem Deus, ele é o sentido da vida …. de tudo que fazemos..tudo se torna vazio sem ele….!!! Muito obrigado…mesmo por esse artigo…!!! eu peço que o senhor poça está abençoando toda a junventude Brasileira…que juntos somos muitos +….rnrnrnJuventude é nois na Jornada Mundial da Junventude…rnrnrnrnAtte.rnrnrnMoisés

  11. Gardel Vicente's Gravatar Gardel Vicente
    6 de janeiro de 2013 16:48 Permalink

    A verdade pode não ser percebida, por algumas pessoas, por usarem suas proprias regras, pensam estar agindo corretamente, mas na verdade, não estão, reflitamos sobre isso..