Amar com corpo, espírito e coração

artigos

O homem é um ser corpóreo. Apesar de estarmos representados pela matéria, o corpo não é um objeto entre outros objetos. Pelo contrário, o corpo é uma palavra, uma manifestação física e material do mundo espiritual e mental. Tudo o que pensamos reflete, inevitavelmente, em nosso corpo; da mesma forma, tudo o que sentimos também se manifesta fisicamente em nossa aparência. Por essa razão, devemos ser muito cuidadosos, tendo uma grande consciência de tudo o que pensamos e sentimos sobre nós mesmos e sobre os outros.

Aqueles que estão imersos em uma consciência espiritual e proporcionam harmonia, luz e compreensão do mundo, geralmente apresentam um olhar atraente, saudável e sua presença transmite paz. No entanto, todos aqueles que se machucam em pensamentos e ações, geralmente apresentam uma aparência desagradável, o que é apenas um reflexo do seu coração.

João Paulo II diz: “Seu corpo esteja a serviço do seu eu interior, os seus gestos e seus olhos são sempre um reflexo de sua alma”. A adoração do corpo? De novo não! A depreciação do corpo? Nenhum dos dois. Domínio do corpo! Sim!

Devemos parar nesse ponto para refletir na maneira como a natureza, sabiamente, determina que o corpo seja apenas um reflexo do que temos em nosso interior, de forma que nossos mais profundos segredos seriam revelados a partir de nossa aparência.

Eterno ou erótico: o que sacia?

Pense em um aluno e em um atleta que querem colocar toda a energia a serviço dos respectivos ideais. Pense num pai ou numa mãe, cujo rosto inclinado sobre a criança reflete, com profundidade, as alegrias da paternidade e da maternidade. Pense no músico e no ator que se identificam com os personagens que trazem à vida. Olhe para o sacerdote, seminarista, consagrado, radicalmente entregues à contemplação e à meditação, deixando transluzir Deus por intermédio de seu rosto.

Toda nossa dignidade consiste, pois, no pensamento: “trabalhemos, portanto, para pensar bem”. Lembre-se de que cada um de nós vale o que vale o nosso coração, como afirma o beato João Paulo II. Toda a história da humanidade se resume na necessidade de amar e ser amado.

O coração é a abertura de todo o ser à existência dos outros e à capacidade de conhecê-los para compreendê-los. E uma sensibilidade assim, verdadeira e profunda, torna-nos vulneráveis. Deve ser por isso que alguns são tentados a se livrar dessa sensibilidade endurecendo-se.

O amar é, essencialmente, dar-se aos outros. Longe de ser um amor instintivo, é uma decisão consciente de ir até os outros. Para amar verdadeiramente é preciso desprender-se de muitas coisas, sobretudo, de si mesmo, dar-se gratuitamente, amar até o final. Esse despojamento de si, trabalho a longo prazo, é desgastante e emocionante. É uma fonte de equilíbrio. É o segredo da felicidade.

Fonte: http://www.almas.com.mx/mx

Confira mais sobre o tema:

O valor da espera

Sexo no namoro: apenas questão de pecado?

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

18 Comments to Amar com corpo, espírito e coração

  1. roseane maria de souza silva's Gravatar roseane maria de souza silva
    4 de junho de 2011 00:11 Permalink

    gostei muito me ajudou pois estou numa fase dificil as palavras que acabei de ler me fizeram muito bem obrigada ,se puderem me mande conselho acabei deficar viuva eme sint muito sózinha e carente mande resposta.

    • Amanda's Gravatar Amanda
      5 de junho de 2011 23:09 Permalink

      Oi, Roseane!

      Queria compartilhar aqui com você que também gostei muito da reportagem. Para mim, como jovem, é sempre muito bom ler reportagens aborandando o tema do namoro cristão, entregue a Jesus Cristo e consagrado a Nossa Senhora.

      Espero que você esteja superando essa fase tão difícil que vem depois da perda de um ente querido, como um esposo. Não consigo imaginar como deve ser difícil passar por tudo isso, mas quero te dizer que pode ter certeza que você não está sozinha.

      Certa vez, eu ouvi uma história, e sempre que eu me sinto triste me lembro muito dela. É bem famosa, você deve conhecer. A história das pegadas na areia.

      Um homem, depois de toda a sua vida, quando olhou para trás viu que sempre havia duas pegadas na areia, uma dele, outra de Deus. Exceto nas épocas mais difíceis de sua vida. O homem ficou revoltado, achando que estava sozinho nos momentos mais tristes de sua trajetória, e se virou para Deus com raiva e perguntou por que Ele o abandonou nos momentos mais difíceis. Deus respondeu-lhe que, na verdade, havia apenas uma pegada porque Deus o estava levando no colo.

      Sempre que me lembro dessa história, eu sei que nos momentos mais difíceis da minha vida, são aqueles que Deus está mais perto de mim. Ele sempre está por perto, mas nas dificuldades eu tenho maior certeza ainda. Eu acho que o importante é sentir essa presença e ver que não estamos sozinhas, irmã.

      Espero que de algum modo eu possa te ajudar.

      Um grande abraço! Sorrisos nesse rosto, viu? rsrsrs

    • Regina Celli Ferreira De Araújo's Gravatar Regina Celli Ferreira De Araújo
      27 de fevereiro de 2012 15:15 Permalink

      Roseane pense numa frase Bíblica que voçê não está só o Deus pai esta com voçê! e repita pra si mesma eu não estou só o pai está comigo e é meu amigo!bjs.

  2. Nara's Gravatar Nara
    10 de junho de 2011 22:26 Permalink

    Eu acho que da mesma forma que a terra está voltada para o centro da gravidade, o corpo está voltado e manchado pelo pecado. O corpo tem essa tendência. Mas Deus não nos abandonou e ainda mandou seu Filho para nos salvar. Então, acredito que temos como lutar contra os nossos desejos corporais, materiais, sexuais. Só em Deus, que é Espírito Puro, Santo, Perfeito podemos encontrar a forma.

  3. Amanda Rafaela de Melo Barbosa's Gravatar Amanda Rafaela de Melo Barbosa
    14 de junho de 2011 18:35 Permalink

    Concordo plenamente quando diz: Deve ser por isso que alguns são tentados a se livrar dessa sensibilidade endurecendo-se. Acho que é o que acontece comigo e não seilidar com a situação

    • Amanda Rafaela de Melo Barbosa's Gravatar Amanda Rafaela de Melo Barbosa
      14 de junho de 2011 18:39 Permalink

      Gostaria de ter respostas

  4. Maria Natalice Araujo Santos's Gravatar Maria Natalice Araujo Santos
    9 de outubro de 2011 00:49 Permalink

    Amor é esvaziamento de si em direção do outro. Gostei muito,dessa reportagem que Deus nos ensine a amar mais,bem mais e sempre mais.Vocês que fazem o destrave são de mais,parabéns por plantar amor no coração das pessoas.

  5. Gabriela Bernardone's Gravatar Gabriela Bernardone
    6 de março de 2012 20:31 Permalink

    Este site é muito bom, me ajuda muito com algumas amizades, apesar deu não ter namorado.

  6. Mateus's Gravatar Mateus
    21 de março de 2012 12:18 Permalink

    Na verdade isso esta certo, eu mesmo tinha uma enorme dificuldade de me entregar ao meu relacionamento,isso está correto,”amar é:essencialmente,dar-se ou outro(a)”rnnão tem como dar uma coisa que você não tem,(felicidade)A rn felicidade vem do coração,ou da presença da pessoa amada?

  7. Marcelo Oliveira's Gravatar Marcelo Oliveira
    10 de maio de 2012 12:34 Permalink

    A cada dia aprendo muito com as reportagens de que os próprios jovens publicam sobre temas que são bastantes polemicos. Agradeço a Deus por te colocando Anjos como a Canção Nova que dar espaços para a criatividade e eficaz dos jovens. Se o jovem tiver oprtunidade, ele surprenderá.

  8. SULAÍNE's Gravatar SULAÍNE
    11 de maio de 2012 10:44 Permalink

    O TEMA É MUITO RELEVANTE E AS PALAVRAS INSPIRADORAS, NO ENTANTO TENHO UMA DÚVIDA, SE UMA PESSOA (SOLTEIRA) JÁ MANTEVE RELAÇÃO SEXUAL E NÃO MAIS O FAZ, É POSSÍVEL RECUPERAR A CASTIDADE OU NAO HÁ POSSIBILIDADES? COMO OCORRE COM QUEM NÃO DESEJA MAIS PECAR CONTRA O SEXTO MANDAMENTO É IRREVERSÍVEL? AGUARDO ORIENTAÇÃO.

    • Gi's Gravatar Gi
      28 de maio de 2012 15:49 Permalink

      “vigiai e orai”, para viver a castidade é necessário basciamente duas coisas: querer a castidade e buscar a oração e os sacramentos para conseguir fugir das tentações e compreende-la melhor.

    • Jhennifer JS's Gravatar Jhennifer JS
      26 de julho de 2012 09:39 Permalink

      Bom dia Salaíne!rnA castidade, não é uma privação, é uma doação, uma expressão nobre do amor. Para praticá-la, “vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26,41).rnO que estamos dizendo com isso??rnPodemos ser castos sim se já tivermos tido experiências sexuais. A castidade não está só em não ter o ato sexual. Mas engloba tudo aquilo que fazemos com nosso corpo ou em pensamentos para buscar prazer, ferindo assim os mandamentos de Deus. No casamento também tem que haver a castidade, por exemplo, quando a mulher esta no período da menstruação, ela não teria relação sexual,aí entra a castidade, tanto dela quanto de seu esposo. Assim também a masturbação, as imagens pornográficas…rné possível sim Salaíne, recuperar até a virgindade sabia. Deus a devolve, não fisicamente, mas espiritualmente, como diz o meu querido Pe. Edmilson. Castidade é uma decisão, você deciso, ora, vigia, luta e a vive… a partir do momento que se decidir por ela.rnEspero ter ajudado.Que Deus a bençoe!

  9. Geane's Gravatar Geane
    25 de julho de 2012 20:59 Permalink

    Amar sem pedir nada em troca é difícil.Mais isso sim é amor.Amor despredido,gratuito.AMAR SIMPLESMENTE AMAR.

  10. julia's Gravatar julia
    26 de julho de 2012 02:58 Permalink

    sexo,muito bom saber que a igreja catolica da qual faço parte, nao se intimida a falar sobre isso em tempos ,onde, posso dizer testemunhando, se tornou tao viciozo como uma droga. rnNo mundo , geraçao em que nós, os jovens vivemos, apropiou-se do sexo como arma de aceitaçao no grupinho, na sociedade, trazendo sequelas . adolecentes de tao apáticos ao dominio do proprio corpo, hoje fazem sexo por diversao, prazer e obrigaçao à sociedade e podem até amarem a pessoal que se relacionam, mas nao tem conciencia da importancia do sexo para Deus que é a entrega de corpo e alma por amor, assim, o que era para gerar a vida, desse jeio acaba gerando a morte, a divisao do corpo e a alma, banalizando o sexo.

  11. José Anizio de Oliveira Júnior's Gravatar José Anizio de Oliveira Júnior
    26 de julho de 2012 11:06 Permalink

    Bom dia,louvado seja nosso senhor Jesus Cristo,meu nome é Júnior, sou de Coqueiro Seco-Alagoas,me identifiquei muito com o tema pois refelte o momento que estou passando em meu relacionamento,depois de cinco anos de namoro e quase um ano de noivado estamos passando por nossa primeira crise,sempre fomos unidos,mas minha noiva me disse que seu amor por mim se tornou frataerno e que não mais me deseja como homem,ela faz parte de um ninistério aqui na nossa comunidade é muito religiosa,não é uma pessoa do mundo,está sendo muito difícil para nós esse momento,a amo muito e não quero ver nossas vidas separadas por causa desse motivo, peço que me mande uma resposta de conforto.obrigado.

  12. Leonilde Alves Rodrigues's Gravatar Leonilde Alves Rodrigues
    26 de julho de 2012 16:58 Permalink

    Gostei muito pois estou aprendendo cada vez mais em especial com o nosso beato PAPA JOÃO PAULO II que nos apresentou o amor e misericordia de JESUS através de seu olhar no momento em que estou a fase que estou passando DEUS esta apresenta-se pra mim todos os dias de uma maneira tão linda e simples me sinto muito feliz pois maria santissima tem me ajudado muito,até da carência estou melhorando,gostei muito do artigo.Me ajuda também na educação com meus filhos principalmente com minhas filhas.Mande resposta

  13. Lorrainny Carismática Católica's Gravatar Lorrainny Carismática Católica
    27 de novembro de 2012 10:28 Permalink

    VERDADE!!!rnTODO AMOR VERDADEIRO, É AQUELE QUE VEM DE DEUS E NOS LEVA PARA DEUS! E O AMOR QUE VEM DELE É PURO BEM, E NOS SELA COM A MARCA DA VIDA ETERNA, AO INVÉS DE NOS TIRAR DELA!rnQUERO QUE TUDO QUE EXISTA EM MEUS PENSAMENTOS E SENTIMENTOS SEJA JESUS, DESSA FORMA, PODEREI PERMITIR QUE MEUS AFETOS SEJAM EXPRESSÕES DO AMOR E DA JUSTIÇA DE DEUS PARA MIM E PARA AQUELES QUE AFETIVAMENTE SE APROXIMAM DE MIM!rnDEUS ABENÇOE E NOS CAPACITE, AMAR NÃO É FÁCIL, É PRECISO, É PARA OS FORTES!!!