Afeiçoai-vos às coisas lá de cima

artigos

Conteúdo enviado pelo internauta Rodrigo Stankevicz

A vida do cristão é permeada por sacrifício e renúncia, pois, “já não sois hóspedes nem peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus” (Efésios 2,19), por esse motivo, devemos viver como tal. Não basta denominar-se “católico de IBGE”, necessário é buscar as coisas do Alto.

A Palavra de Deus diz em Colossenses 3,2: “Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às coisas da terra”. À primeira vista, achamos uma palavra comum, porém como é sacrificante viver esta palavra no seu sentido total! Requer muita fé e disciplina. Explico: “Afeiçoar-se às coisas lá de cima” quer dizer renunciar pequenas coisas do dia a dia, atos que nem sempre fazemos.

Estamos atados, por assim dizer, às coisas da terra, de tal maneira que, por diversas vezes, não cumprimos o primeiro dos mandamentos: “Amar a Deus sobre todas as coisas”. Se é sobre “todas as coisas”, é preciso valer para tudo; não somente para o que é conveniente a nós. Precisa valer sobre nossos afazeres, nossas vontades, nossa própria família. Quantas vezes faltamos à Missa dominical para irmos ao cinema, ao teatro, a um aniversário? Ser fiel a esta Palavra significa viver estreitamente “as coisas do Alto”.

Enquanto nosso espírito aspira pelas coisas eternas, nossa carne pede as coisas da terra como fofocas, mentiras (mesmo aquela mentira aceita socialmente), olhares maliciosos, pensamentos torpes, conversas libidinosas etc.; cedendo a essas coisas, sufocamos nossa alma com nossa liberdade mal empregada. Por vezes, rezar uma Ave-Maria durante o dia se torna entediante.

A Sagrada Escritura segue nos admoestando: “Mortificai, pois, os vossos membros…” (Colossenses 3,5). Nossos membros e sentidos, com efeito, estão imperando sobre nossa vida a ponto de não conseguirmos ouvir uma exortação, pois logo revidamos, porque nunca estamos errados. Falta-nos ouvir em silêncio como Maria o fez, mesmo sem entender, ainda que o fogo de nossa vontade queime em nosso interior.

‘Afeiçoar-se às coisas lá de cima’ quer dizer renunciar pequenas coisas do dia a dia”

Nossos erros, constantemente, são justificados; procuramos a quem culpar, não nos reconhecemos como pecadores. A arrogância, a autossuficiência do homem moderno chegou a uma estatura que não se admite mais sermos dependentes da misericórdia de Deus Pai. Toda essa realidade é afeiçoar-se às coisas do Alto e, consequentemente, mortificar nossos sentidos e membros, ou seja, toda vontade dentro de nós. Entretanto, será que conseguimos ainda dizer não a nós mesmos para satisfazer o próximo ou continuamos em nosso mundo egoístico?

Um desafio ao qual você pode submeter-se, para testar sua busca pelas alturas, é marcar quanto tempo consegue ficar navegando na internet pelas redes sociais e sites; e depois comparar com o tempo que você permanece com a Palavra de Deus, com a oração do terço. Isso somente se tornará um desafio para você quando conseguir obter constância na oração, aliás, a constância espiritual foi um dos vários segredos para que os santos conquistassem o céu.

Concluo lembrando da frase de Dom Bosco que diz: “Quem obedece nunca erra”. Discípulo apaixonado por Jesus tem um ouvido atento à voz do Senhor e daqueles que lhe orientam a alma. Observando esses conselhos, estaremos macerando tudo em nós e deixando Cristo imperar em nossa vida; somente assim poderemos fazer das palavras de São Paulo as nossas, “ mas já não sou eu quem vive, é Cristo que vive em mim” (Gálatas 2,20).

Graça e Paz!

Rodrigo Stankevicz

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

35 Comments to Afeiçoai-vos às coisas lá de cima

  1. Miguel Joaquim's Gravatar Miguel Joaquim
    20 de outubro de 2011 14:52 Permalink

    Muito oportuno o tema, precisamos buscar o Senhor todos os dias em nosso coração, através das nossas orações diárias, amando o próximo e a Deus sobre todas as coisa.

  2. Mardônio Silva's Gravatar Mardônio Silva
    20 de outubro de 2011 15:36 Permalink

    “Amar a Deus sobre todas as coisas”. Se é sobre “todas as coisas”, é preciso valer para tudo; não somente para o que é conveniente a nós.”Esse trecho disse tudo para mim, gostei muito mesmo, estava precisando!

  3. Edilson Souza's Gravatar Edilson Souza
    20 de outubro de 2011 15:50 Permalink

    Adorei o texto e acho que católico de IBGE infelizmente é uma realidade muito presente em nossa sociedade. Precisamos realmente amar a Deus acima de qualquer coisa, buscar ser disciplinado em nossa vida de oração, pensar mais em Deus e menos em nós mesmos.Que possamos desejar todos os dias as coisas lá do alto e tenho a certeza de que seremos felizes!!!

  4. CRISTINA's Gravatar CRISTINA
    20 de outubro de 2011 19:15 Permalink

    Muito Bom Artigo

  5. Vandressa de Almeida's Gravatar Vandressa de Almeida
    21 de outubro de 2011 00:13 Permalink

    Nossssa, adorei esse site da Canção Nova *-* Estou lendo bastante coisa aqui e os usando como “tema” para os encontros do meu grupo de Jovens…

  6. Alexandre Lopes Garcia's Gravatar Alexandre Lopes Garcia
    21 de outubro de 2011 13:10 Permalink

    Muito bom mesmo esse texto, realmente é um tema bastante delicado e um caminho estreito, mais vale muito à pena renunciar as coisas mundanas e buscar as coisas lá do alto. Abraços e paz a todos!

  7. Antônio Fernando's Gravatar Antônio Fernando
    21 de outubro de 2011 14:00 Permalink

    Ótimo texto!
    Que possamos, verdadeiramente, deixar-nos ser seduzidos pelo Pai e seus ensinamentos.

  8. ana maria melo noger's Gravatar ana maria melo noger
    21 de outubro de 2011 19:11 Permalink

    Louvado e exaltado seja o Senhor ,fonte de nossas vidas!
    Espírito de luz,força,determinação,aspiração!
    Vós sabeis ,conheceis o interior de cada ser,vinde possuir o nosso,transformar nosso coração,mente,todo nosso viver,para podermos vencer as tentações,enganações,sutilezas do mundo da concupiscência e do encardido!
    Sem vós o homem velho perseguirá o mal,a ruína a queda e depravação!
    Vida nova em Cristo cl-3,teremos,pelo batismo reforçado e junto ao que recebemos ao nascer,pois nos tornamos filhos do Divino Pai eterno!
    Somos missionários,portadores da Palavra e marianos,portanto rezemos o terço diàriamente,leiamos e pratiquemos o Santo evangelho e Deus engrandecerá seu nome em nossas vidas!
    Vinde ,como em pentecostes,como a chuva que lava a terra,vinde purificar nosso viver!
    irmão Rodrigo grata e bênçãos a todos!

  9. Railso Lessa's Gravatar Railso Lessa
    21 de outubro de 2011 19:54 Permalink

    Bendito seja o Espírito Santo que lhe instruiu para nossa exortação. Percebe-se que suas palavras realmente não são suas. Maravilha! Paz e força para nossa perseverança

  10. maria Rozinalda de sousa gomes's Gravatar maria Rozinalda de sousa gomes
    21 de outubro de 2011 20:24 Permalink

    Louvado seja Deus, essas palavras foram para mim, eu renunciei as coisas da terra para buscar as coisas do alto, busco a Deus a todo momento, e posso dizer, hoje eu sou uma nova pessoa, pois estou renunciando tudo por Cristo, a minha vida mudou completamente, graças alcançada, hoje eu vivo para Cristo, é uma batalha muito grande, pois o malígno sempre arranja uma “brecha” para entrar, mas com a força da oração combatemos; minha vida, meu casamento, minha casa; foi restaurada quando a canção nova entrou na minha vida, eu não vivo sem ela, ela mim alimenta, as mensagens do monsenhor Jonas; da Luzia e Ricardo Sá, é uma fonte de energia que jorra em mim, e me fortaleçe; mim sinto mas perto de Deus a todo instante. Louvado seja Deus. Amém.

  11. Dina's Gravatar Dina
    21 de outubro de 2011 20:41 Permalink

    Uma realidade a ser praticadaaaaaaaaaaaaaaa.

  12. vs's Gravatar vs
    21 de outubro de 2011 22:00 Permalink

    Quero alcançar cada dia a mais minha santidade…mas a batalha está sendo árdua…a volta para Cristo está sendo cheia de provações…mas eu quero ser o que Deus quer que eu seja…Essas duas últimas semanas estão sendo muito difíceis para mim…pois eu fui me confessar e me senti a mais miserável, a mais nojenta das criaturas…tem horas que dá vontade de sumir…mas não vou fazer isso…decidi ser 100% de Jesus e não vou voltar atrás…apesar de toda minha vergonha pelos meus pecados…Deus tenha misericórdia de mim…me liberte e cure meu coração…

  13. JOÃO ANTTONIO DA SILVA's Gravatar JOÃO ANTTONIO DA SILVA
    21 de outubro de 2011 22:03 Permalink

    olá a paz de cristo. eu sou joão antonio e quero dizer que quando eu vejo qualquer coisa falando de deus de cristo,, eu me opaixono. amo a vida e agradeço a DEUS POR VIVER . GOSTEI MUITO DE LER ESTE TESTO. DEUS ABENÇOE.

  14. João Pedro Paulino Mazzon's Gravatar João Pedro Paulino Mazzon
    21 de outubro de 2011 23:37 Permalink

    muito bem escrito, Deus seja louvado.’

  15. Juliano Souza's Gravatar Juliano Souza
    22 de outubro de 2011 00:46 Permalink

    Vinde Espírito Santo nos ajudar neste combate!

  16. Selma Alves's Gravatar Selma Alves
    22 de outubro de 2011 10:08 Permalink

    Obrigada,Senhor
    Já pela manhã pude me alimentar de tão belas e edificantes palavras.
    Meu irmão em Cristo que Deus o abençoe e ilumine cada vez mais para nos lembrar que estamos na terra de passagem e voltaremos ao Pai, logo busquemos o mais rápido as coisas do céu.

  17. ione roseli dos santos's Gravatar ione roseli dos santos
    22 de outubro de 2011 10:09 Permalink

    Rodrigo, sua meditação foi muito bem esclarecida e profunda.
    Deus o abençoe, um abençoado sabado para voce e sua familia.

    • Adiene's Gravatar Adiene
      23 de outubro de 2011 15:09 Permalink

      obrgada pelas suas palavras de sabedoria.

  18. ATAANDSON OLIVEIRA's Gravatar ATAANDSON OLIVEIRA
    22 de outubro de 2011 22:03 Permalink

    Muito significativo o artigo de Rodrigo Stankevicz. Como é difícil viver as coisas ‘lá do alto’. Temos que lutar todos os dias para nos afeiçoar-mos as coisas do espírito. Só com muita oração, meditação da palavra de Deus, Santa Missa, conseguimos. Como diz o Senhor Jesus ‘Orai continuamente e vigiai, o espírito está pronto mas a carne é fraca’. Só seguindo as palavras do Mestre conseguiremos vencer!!! Parabéns Rodrigo, o seu artigo nos faz refletir! Abraço!

  19. Eloisa Maria's Gravatar Eloisa Maria
    23 de outubro de 2011 00:00 Permalink

    Para mim é muito importante buscar as coisas do alto, pois luto contra a fraquesa da carne e esta muito dificil pois, tenho que dizer nao constantimente para nao pecar ;Gosto de uma pessoa mas nao posso nem chegar perto pois meu corpo me trai ,e com isso sinto que minha luta é para sempre ,amo muito a Deus e quero ser fiel a Ele ao meu OG aos adolecente com quem busco aprender a levar a palavra ade Deus atraves da musica e sou observada o tempo pelas pessoas…Orem por mim que o Senhor vos cubram de bençaos.A paz boa noite!

  20. Eloisa Maria's Gravatar Eloisa Maria
    23 de outubro de 2011 00:05 Permalink

    È`muito rico realmente esta é a verdade que devemos viver,buscando as coisa do alto…parabens me deu forças para lutar.

  21. Maria Graciane Clemente de Melo's Gravatar Maria Graciane Clemente de Melo
    24 de outubro de 2011 00:15 Permalink

    Essa batalha espiritual para estarmos na presença do Senhor, às vezes parece solitária, pois nos deparamos constantemente com o olhar atravessado, inclusive dos mais próximos. Só a oração para nos fortalecer e, em família, enfrentarmos o desafio de “remar contra a maré” e buscarmos a santidade. “Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos”. Que Deus nos dê sabedoria!!!

  22. juliano ramos prado's Gravatar juliano ramos prado
    24 de outubro de 2011 11:16 Permalink

    otimo artigo, me ajudou muito em um momento de muita precisão, que DEUS abençoe quem o fez, e que continue inpirando essa pessoa, obrigado

  23. Celia.'s Gravatar Celia.
    24 de outubro de 2011 13:48 Permalink

    acho que devemos sim olhar as coisas do alto , porem o equilibro é necessario nas relaçoes amorosas entre os parceiros. Amar tem diferentes posturas .o ser humano tem que ser respeitado porem Deus esta em 1º lugar. Para seguir o que foi escrito no texto apresentado e´preciso cautela .Compreendo que para o os que seguirem oo sacerdosio a postura naõ pode ser fldexivel .

    • Celia.'s Gravatar Celia.
      24 de outubro de 2011 13:59 Permalink

      E´UM PRAZER falar sobre Deus .ESTE E MEU TEMA FAVORITO. Estou sempre seguindo a CançÃo nova ,mas eu filtro para seguir meus caminhos.

      Paz e Amor em Cristo.

  24. fatima regina's Gravatar fatima regina
    24 de outubro de 2011 14:13 Permalink

    Sou apaixonada por JESUS… Senhor quero ouvir sempre mais e mais a sua voz, falando ao meu coração. Quem obedece nunca erra.
    Mt, lindo!!!

  25. Livia de Toledo Cesar jorge's Gravatar Livia de Toledo Cesar jorge
    24 de outubro de 2011 14:20 Permalink

    Uma reflexão muito objetiva e significativa para o nosso dia a dia. É muito bom meditarmos sempre a palavra de Deus para ficarmos sempre atentos e pecarmos menos. Orar e vigiar sempre! Temos que ser perseverantes na oração,senão rolaremos encosta abaixo e fica mais difícil a retomada da vida a caminho da santidade ,que é o que buscamos.

  26. adriene dantas's Gravatar adriene dantas
    24 de outubro de 2011 17:26 Permalink

    Nunca é demais …. temos que buscar constantemente!!!!
    somos atacados pelo mal o dia inteiro e temos que estar fortalecidos para não cairmos nas armadilhas… com Deus tudo é mais facil pois ficamos mais fortes e confiantes!!!!

  27. Roseli Ferreira's Gravatar Roseli Ferreira
    29 de outubro de 2011 11:54 Permalink

    Gostei muito dessa reflexão.Gostaria de recebe-la por email,para envia-la para meus amigos.
    Afeiçoai-vos ás coisas lá em cima

  28. Robson da Silva Soares's Gravatar Robson da Silva Soares
    30 de novembro de 2011 11:45 Permalink

    Buscar as coisas celestes e não as terrenas, pois somos estrangeiros aqui o céu é o nosso lugar. Nossa missão aqui na terra é ser santo e para ser santo é necessario renuncia e sacrificio. Não se preocupar com nossas necessidades é sim com as necessidades do proximo, pois Cristo sabe de nossas necessidades.

    A Paz de Cristo e amor de Maria.

  29. Ednea's Gravatar Ednea
    25 de janeiro de 2012 12:31 Permalink

    Estou precisando me entregar a Deus..seguir te o seu caminho…esse texto veio a me orientar…

  30. elizabeth's Gravatar elizabeth
    25 de janeiro de 2012 15:35 Permalink

    obrigada Rodrigo, artigos fantasticos com certeza inspiraçao de Deus, te fazendo instrumento na evangelizaçao.
    Deus te abençoe e te ilumine sempre

  31. maria do carmode faria bessa's Gravatar maria do carmode faria bessa
    21 de maio de 2012 21:48 Permalink

    Adorei o tema,copiei colei no meu face,li comentei com amigas e irmãs,compartilhei o máximo póis coisas boas tem que ser compartilhadas,fiquei muito feliz pois na internete encontra-se realmente tudo que se procura,eu particularmente procuro somente as coisas do alto e me sinto honrada por isso.abraços.

  32. josecarlos's Gravatar josecarlos
    27 de julho de 2012 00:55 Permalink

    valeu,mesmo ter interessado em ler esta página.aprende algo,obrigado.

  33. ALESSANDRA's Gravatar ALESSANDRA
    20 de fevereiro de 2013 23:00 Permalink

    ESTE ARTIGO ME LEVA A REFLETIR SOBRE AS ATITUDES DA CARNE E QUE TODOS NÓS PASSAMOS POR DORES CAUSADAS POR ESTAS ATITUDES CARNAIS QUE SUFOCAM A NOSSA COMUNHÃO COM O SENHOR E LANÇAM SEMENTES DE DUREZA E APOSTASIA EM NOSSOS CORAÇÕES, SE SURPEENDERMOS A NÓS MESMOS COM ESTAS ATITUDES DEVEMOS NOS MORTIFICAR COM O JEJUM, A ORAÇÃO, COMUNHÃO , LEITURA DA PALAVRA E CONFISSÃO SE SÃO ESTAS ATITUDES COMETIDAS POR PESSOAS PRÓXIMAS A NÓS DEVEMOS NOS RESGUADAR NO CORAÇÃO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO