A viagem da vida

artigos

Conteúdo enviado pelo internauta Roberta Almeida

Li o artigo “A beleza de viver o hoje” e fiquei pensando, refletindo como a vida é passageira e como nós, seres humanos, muitas vezes não vivemos, mas passamos pela vida. Na correria do dia a dia não percebemos nossa condição de seres limitados; nossos afazeres, por vezes, não nos possibilitam esta reflexão. Planejamos,trabalhamos, estudamos, dedicamo-nos diariamente a inúmeras coisas, mas deixamos de ter em mente algo que pode mudar nossas atitudes, comportamentos e decisões; esquecemos que o presente (que se chama hoje) é para ser vivido da melhor maneira possível, amando, compartilhando, ajudando, pois poderemos não ter o amanhã, ou pior, não termos no amanhã as pessoas que mais amamos.

Gostaria de compartilhar um momento vivido que me fez refletir sobre o que agora escrevo. Fui a uma Missa que celebrava o trigésimo dia de falecimento de uma pessoa amiga da minha família. Ao término da celebração, algumas pessoas fizeram homenagens a ela. Em uma dessas homenagens foi lida uma mensagem em que se comparava a vida a uma viagem de trem. Fique extremamente tocada com a mensagem, pois, de maneira simples e ao mesmo tempo profunda, refletia-se sobre a vida.

Realmente nossa vida é como uma viagem de trem com embarques e desembarques. Mas nós é que escolhemos em que vagão viajaremos e como faremos a viagem. Fiquei pensando em como é passageira esta viagem [a vida] e, por vezes, somos surpreendidos com o desembarque de alguém que tanto amamos. Mas o trem volta a trilhar o caminho, e, mesmo depois do desembarque, temos que seguir, pois a viagem continua e não sabemos em que estação vamos desembarcar.

“Nossa vida é como uma viagem de trem com embarques e desembarques”

A mensagem me tocou, pois no corre-corre da vida, de agendas lotadas, compromissos aos milhares, deixamos de perceber a importância do dia de hoje. Devemos arranjar um tempo para vivermos as coisas simples da vida que nos fazem felizes, para estarmos ao lado das pessoas que nos amam e que amamos. Precisamos viver a vida amando, perdoando, fazendo o bem, de bom humor, sem nos deixar abater por coisas que não merecem importância. Tirando das críticas e dificuldades força para seguir em frente. Tirando dos obstáculos e sofrimentos ensinamentos que nos fazem amadurecer e seguir mais fortes. E sem nos esquecer de que nessa viagem, Deus está ao nosso lado e nunca nos abandonará.

Roberta Almeida

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

 

26 Comments to A viagem da vida

  1. JAQUELINE's Gravatar JAQUELINE
    November 4, 2011 17:09 Permalink

    ARRASOU!!! É POR ESSAS E OUTRAS QUE A CADA DIA QUE PASSA EU ME TORNO AINDA MAIS TUA FÃ!
    TU ÉS ESPECIAL DEMAIS PRA MIM E PRA O MUNDO Q TEM O PRAZER DE AINDA ESTAR NUM DESSES VAGOES DA VIDA CONTIGO!
    TE AMO DE CORÇÃO… UM ABRAÇO BEM APERTADINHO! PARABÉNS PELO SIMPLES FATO DE QUE VOCE EXISTE! E À SEUS PAIS QUE ORGULHOSOS SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA ESTRELA QUE É VOCE!

  2. jaqueline's Gravatar jaqueline
    November 5, 2011 00:02 Permalink

    como sempre voce arrasa, por isso és uma estrela que brilha! Quero estar sempre por perto de um vagao que voce esteja cantando e tocando dentro dele e de nossos corocoes! te amo…
    um bejuuu

  3. dafne's Gravatar dafne
    November 6, 2011 19:15 Permalink

    Amei a mensagem! Realmente diante da correria e dos compromissos do dia-a-dia nos esquecemos de viver o que realmente importa:o Hoje. Que Deus nos dê a graça de enxergar as coisas simples e boas da vida! Jesus, eu confio em Vós!

  4. fatima regina's Gravatar fatima regina
    November 10, 2011 16:42 Permalink

    Linda mensagem!!! Como o nosso DEUS, é maravilhoso usa pessoas especias para tocar o nosso coração. Obrigada Jesus poe estar ao meu lado em cada vagão da minha vida… e por estar aqui nesse dia que se chama HOJE.
    BJOS, na paz.

  5. Isis Rocha's Gravatar Isis Rocha
    November 21, 2011 14:12 Permalink

    Como o desembarque é duro e triste, mas viagem continua e nela é possível ver belas paisagens…

  6. Rejane Coelho Alzamora's Gravatar Rejane Coelho Alzamora
    November 21, 2011 14:13 Permalink

    Concordo com a Roberta. Por motivos de alguns acontecimentos em minha vida, tive que aprender a viver o dia de hoje, para conseguir chegar ao final do ano com uma saúde mental boa e viver o Natal como tem que ser vivido. Ao mudar a minha rotina, para buscar energia e conseguir chegar ao final do dia com alegria, senti que dentro de mim mudou também e estou me tornando uma pessoa melhor.

  7. KATIA PALES's Gravatar KATIA PALES
    November 21, 2011 15:17 Permalink

    NOSSA MUITO LINDO E REFLEXIVO…
    AS VEZES TEMOS QUE LEMBRAR DE FAZER UMA FACHINA COMPLETA NOS VAGÕES VAZIOS DE NOSSA VIDA.
    E COMPLETARMOS COM AMOR, NOSSA PRÓPRIA VIDA E LEMBRARMOS QUE É ÚNICA E PASSAGEIRA… VIVER E LEVAR O AMOR DE DEUS TODOS OS DIAS NOS ALIVIARÁ NESSA VIAGEM.

  8. rosely vidotto's Gravatar rosely vidotto
    November 21, 2011 15:39 Permalink

    maravilhoso…
    não tenho nem palavras p/ dizer o quanto me tocou sua mensagem…

  9. Adair Rossatto Commodo's Gravatar Adair Rossatto Commodo
    November 21, 2011 15:39 Permalink

    Primeiramente gostaria de agradecer pela profundidade do assunto que nos coloca a refletir.

    Embarques e desembarques… trem… o importante é saber qual o melhor combustível para colocarmos na caldeira sem cairmos no esquecimento dos trilhos que passaram e buscando sempre aprender para com maior sabedoria entender os “trilhos” que virão.

    Obrigado, que Deus te abençoe!

  10. Demetilde (Cuiabá)'s Gravatar Demetilde (Cuiabá)
    November 21, 2011 16:29 Permalink

    LINDA MENSAGEM, AMEI, PARABÉNS.

  11. Carol's Gravatar Carol
    November 21, 2011 16:30 Permalink

    O Tema realmente é muito profundo e de grande importância pra nossas vidas. Mesmo pensando assim não consigo sair de uma situação que vivo a alguns meses. Sofro com a indiferença do meu esposo e não consigo acordar para a vida. E por este motivo estou simplesmente vendo a vida passar. Ajude-me a sair deste marasmo em que me encontro. Preciso muito perdoá-lo e aceitá-lo do jeito que é. Às vezes penso que ele não me ama mais e penso em deisitir de tudo, mesmo após 27 anos de casada.
    Paz e bem!

  12. Luiza's Gravatar Luiza
    November 21, 2011 19:06 Permalink

    Realmente nossa vida é assim mesmo. Estes desembarques inesperados nos assustam… Como seria bom se só houvesse embarque. Parabéns. Beijos!

  13. jose roberto's Gravatar jose roberto
    November 21, 2011 19:45 Permalink

    tamos embarcando nesse trem

  14. jose roberto's Gravatar jose roberto
    November 21, 2011 19:51 Permalink

    tamos nsse trem minlha querida

  15. Márcia Reis's Gravatar Márcia Reis
    November 21, 2011 20:10 Permalink

    Deus escolhe cada um segundo sua vontade, você sem duvida é instrumento de Deus, parabéns pela reflexão! Abraço!Me ajudou muito!

  16. Thaisa's Gravatar Thaisa
    November 21, 2011 22:04 Permalink

    Amei esse texto!

  17. ANA MARIA MELO NOGER's Gravatar ANA MARIA MELO NOGER
    November 22, 2011 01:21 Permalink

    E o trem segue seu percurso!
    Numa parada refletimos :qual o sentido dessa viagem longe da presença mais importante da minha vida?
    Quantas lembranças vão ficando ,sem ao menos notar!
    Pessoas ,parentes ,amigos que já empreenderam essa viagem sem volta!
    Sabemos que não somos eternos e que quem nos espera do outro lado da estação das nossas vidas é a presença maior ,aquela na parada quando sentimos o vazio!
    Nosso Divino Pai Eterno,de braços abertos ,nos acolhendo com seu
    amor misericordioso e perdoador ao lado de jesus de sua mãe e nossa,com os anjos e santos !
    Todos teremos muitas viagens ida e volta!Essa é definitiva!
    Bênçãos a todos!
    Grata!

  18. simone's Gravatar simone
    November 22, 2011 12:13 Permalink

    PERFEITA ESSA MENSAGEM;Realmente diante da correria e dos compromissos do dia-a-dia nos esquecemos de viver o que realmente importa:o Hoje. Que Deus nos dê a graça de enxergar as coisas simples e boas da vida! Jesus, eu confio em Vós!

  19. Lucia Sardenberg's Gravatar Lucia Sardenberg
    November 22, 2011 12:34 Permalink

    Há momentos na viagem, no trem da vida que precisamos olhar para fora ver o belo da natureza, o descanso do verde; a luz do dia; o estrelar da noite, enfim, encantar-se com o Belo da Criação! e no corre-corre esquecemos de dar descanso a nossa alma com esta contemplação do Belo! Encantar-se com a vida sagrada do Irmão! Com a música; com os sons da natureza.
    Mas, há momentos em que precisamos não olhar pela janela da vida, mas olharmos para dentro para o nosso templo sagrado e nele encontrar-se com Deus e se fazer UM com Ele. A intimidade, a comunhão, a unidade nutre o nosso ser, prepara para os momentos que haverá certamente desembarques…
    às vezes passamos pela vida e não vivemos, agonizamos, ou estamos indiferentes a tanta beleza, a tanta maravilha que nos foi dado de “graça”. Não percebemos as mensagens de Deus através de pequenos sinais de amor que dão gozo para nossa alma.
    A vida é para ser vivida intensamente no Amor de Deus e dos Irmãos, assim ela terá mais sabor e sabor de vida eterna.
    “Eu vim para que tenham VIDA e Vida em abundância” disse Jesus.

  20. VANESSA SOUZA DE OLIVEIRA's Gravatar VANESSA SOUZA DE OLIVEIRA
    November 22, 2011 13:07 Permalink

    Posso testemunhar que aprendi essa lição de amar e perdoar depois de muitos tombos,mas como Deus não desite de nós ele sempre me dava uma nova oportunidade de amar meus pais e minha filha,porem confesso que amar e perdoar as pessoas de fora para mim é muito difcil mas todos os dias eu me decido que com agraça de Deus e a intercessão da Nossa Mãe Virgem Maria eu hei conseguir pois ai consiste o maior de todos os mandamentos.

  21. Dany's Gravatar Dany
    December 9, 2011 12:52 Permalink

    Eu amei…. essa minha amiga é d+++++

  22. maria margarida da s. arruda's Gravatar maria margarida da s. arruda
    January 4, 2012 11:20 Permalink

    REALMENTE E UMA VIAGEM DE TREM < EU ME PERGUNTO COMO EU ESTOU ME CONDUZINDO NESTA VIAGEM; Abraços

  23. maria margarida da s. arruda's Gravatar maria margarida da s. arruda
    January 5, 2012 05:34 Permalink

    GOSTEL REAMENTE A NOSSA VIDA EUMA VIAGEM PODE SER DETREM PRA VIAJAR NOS TEMOS Q CARREGAR AS NOSSAS BUGINGAGA DE USSO PESSOAL SERA QUESTOU CARREGANDO O SFICIENTE PRA QUANDO EU DECER DESTE TREM OS MEUS UTENCILIOS SAO SUFICIENTE PRA ME FASER FELIS NA MINHA ETERNIDADE>>> BJOS GOSTEI

  24. carlos puck's Gravatar carlos puck
    March 27, 2012 00:26 Permalink

    Rico texto. Belo texto.

  25. Sileide's Gravatar Sileide
    March 30, 2012 00:20 Permalink

    Bela reflexao! rnPenso sobre o trem da vida – o trem da chegada e da partida – o vagão dos embarques e desembarques. Nele precisamos estar firmes, para suportar a saudade que deixa cada desembarque; devemos nos preparar para o momento do nosso desembarque. Precisamos deixar algo no coração dos que continuarão a viagem. e enquanto permanecemos no vagão, devemos comemorar os novos embarques. bjus

  26. CONCEIÇÃO NORONHA's Gravatar CONCEIÇÃO NORONHA
    September 3, 2013 15:38 Permalink

    É TRISTE EM SABERMOS QUE UM DIA VAMOS DEIXAR ESTE MUNDO MARAVILHOSO, QUE DEUS ESCOLHEU PARA NÓS,MAS COM CERTEZA EXISTI OUTRO MELHOR.TEM COISA MAIS LINDA DO QUE VOCÊ VER O SOL BRILHAR PELA MANHÃ? O ANOITECER,A CHUVA,AS CRIANÇAS BRINCANDO,O MUNDO É MARAVILHOSO E LINDO…