A revolução sexual e suas consequências

reportagens / Transtornos da sexualidade

Houve um tempo em que falar sobre sexo era um verdadeiro tabu, um tema que estava ligado à procriação, à intimidade dos lares e dos esposos. Com a revolução sexual dos anos 60 e a invenção da pílula anticoncepcional, o sexo deixou de ter fins procriativos, foi do “proibido” ao “libera geral”, passou a ser um produto de consumo, algo superestimulado e até mesmo comercializado.

Confira o especial sobre os transtornos da sexualidade

Historicamente, a revolução sexual tem, na sua gênese, o fenômeno ideológico e filosófico da contracultura, cujo principal objetivo é obter mudanças nas relações humanas, caracterizada pelo seu interesse nas drogas, no sexo e rock’n roll. Na base desta ideologia está o filósofo alemão e naturalizado norte-americano Herbert Marcuse, com a ideia de que a livre expressão da sexualidade seria uma arma política contra o sistema capitalista.

Padre Paulo: "A revolução sexual foi uma engenharia de desconstrução social"

Com a sua obra ‘Eros e civilização’, Marcuse injetou na juventude norte-americana do pós-guerra a ideia do sexo livre como o mais alto grito de protesto contra o sistema. Palavras de Marcuse viraram chavões de uma época: “Não faça guerra, faça amor” ou “paz e amor”.

“Com a invenção da pílula anticoncepcional e a propagação cada vez maior do uso da camisinha, as pessoas passaram  - até culturalmente – aceitar a ideia de que sexo nada tem a ver com filho (abertura à vida) ”, diz o sacerdote da Arquidiocese de Cuiabá (MT), padre Paulo Ricardo considerando este fato um dos pilares da revolução sexual.

O grande problema é que, a partir daí, o negócio ‘desceu ladeira abaixo’. Os homens passaram a ter comportamentos cada vez mais femininos como cabelos longos, roupas justas, brincos e até maquiagens. Surgiu a industria pornográfica e a manipulação do sexo pela mídia, numa crescente onda de exposição dos corpos para vender produtos. As mulheres passaram a colocar, no rol dos seus direitos, o sexo livre, o exibicionismo, direitos reprodutivos como aborto, direito sobre o corpo, etc. A proliferação de doenças como AIDS, Sífilis, HPV e outras doenças de cunho sexuais se transformaram em verdadeiras epidemias.

“O feminismo radical, por exemplo, fruto desta revolução sexual, tornou-se o grande inimigo da mulher. As feministas americanas fazem, ainda hoje, passeatas com cartazes escritos ‘It’s nice to be slut’, cuja tradução é: ‘é legal ser uma vadia’. Como pode uma mulher orgulhar-se de ser fútil, ser devassa?”,  diz padre Paulo.

Para o sacerdote existem também forças espirituais que atuam na desconstrução da pessoa e que age na sociedade. “Nós devemos entender que existe uma obra de engenharia que está destruindo a criação. Por trás desta revolução sexual, existe muito mais do que sexo, há também uma revolta do mundo espiritual”, conclui o sacerdote.

Confira abaixo a entrevista na íntegra com padre Paulo Ricardo

Veja mais:

 VIRTUDE, A ALEGRIA SEM OPRESSÃO

A SEXUALIDADE FAZ PARTE DA EDUCAÇÃO INFANTOJUVENIL 

 

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

 

60 Comments to A revolução sexual e suas consequências

  1. ana's Gravatar ana
    September 21, 2012 14:06 Permalink

    Acho que deveriam cuidar com os erros de português no texto e com a imagem escolhida para representar essa época… lamentável !!

    • ana cristina cavalcanti de albuquerque's Gravatar ana cristina cavalcanti de albuquerque
      September 23, 2012 00:40 Permalink

      peço desculpas pelos erros de português minha itenção foi participar de um assunto que me interessa não me leve a mal desculpe

  2. Ronald's Gravatar Ronald
    September 21, 2012 14:24 Permalink

    Perfeito Padre

  3. Chico's Gravatar Chico
    September 21, 2012 15:00 Permalink

    Esse cara é um moralista… Um machista…Acho que ele vive na idade média.Sorte nossa que ninguém liga pra o que esse zé mané tá falando…

    • Flavio's Gravatar Flavio
      September 22, 2012 13:23 Permalink

      Chico, esse cara, esse ‘Zé Mané’ é um padre, e não é somente por sua formação, ele se especializou neste assunto, e isto significa que sua palestra tem muito embasamento. O que você estudou para dizer algo sobre ele? Até mesmo um estudioso no assunto com idéias opostas penaria muito para discutir com ele. Se dê a chance, busque respostas, pesquise, analise, reflita sobre o assunto, antes de dizer algo digamos vindos de fontes ‘alienantes’, e me desculpe a sinceridade, mas se você quis dar uma demonstração de ‘Zé manezisse’, conseguiu!! Quanto ao Padre, ele pediria misericórdia por sua ignorância. Deus lhe abençoe!

    • Flavio's Gravatar Flavio
      September 22, 2012 13:26 Permalink

      Graças a Deus que tem muita gente que liga para ele sim, vivendo a castidade! e sendo curadas. Deus abençoe o Padre!

    • katia's Gravatar katia
      September 24, 2012 10:57 Permalink

      Eu ligo sim, estou com o padre , com Deus e com a igreja.lamentável que ainda existam pessoas com pensamentos e atitudes imaturas e imorais.Que Deus nosso Pai o abencoe muito meu irmão,desejo isso de coração.È sempre na dor que muitos buscam a Deus, desejo que o busque o quanto antes pois ele se interessa muito por você e o quer para perto dele hoje e sempre.Deus te ama muito!!!!!!!!!!!!Fique na paz.

  4. Rosana's Gravatar Rosana
    September 21, 2012 15:08 Permalink

    É lamentável escutar isso de um pastor do povo! Totalmente fora das realidades juvenis! Sua fala é preconceituosa e machista, padre! Fica quietinho vai, e reza mais!

    • Flavio's Gravatar Flavio
      September 22, 2012 13:42 Permalink

      Mas que pastor do povo você quer?! Que povo é este que você está falando?! A comunidade da igreja vive isto, a castidade. Para realidades difíceis, respostas radicais, a fé é uma realidade radical. E digo de fé e conhecimento, que vivem juntos, procure conhecimento, \”conhecereis a verdade e ela vos libertará\”. Totalmente fora mesmo desta \’realidade juvenil\’. Quem lhe disse que a igreja deve se submeter a esta \’realidade\’?! Esta realidade é alienante!! Não se engane, a maior sede da juventude é Deus! E ele não será encontrado caso não decidamos radicalmente por Ele. Espero que você seja humilde e que esta mensagem seja fonte de reflexão, que respondeu tão simples, duramente e superficialmente um assunto que tem um embasamento muito maior do que o tempo permitiu nesta palestra. Busque a Verdade Rosana, não perca tempo com as confusões deste mundo realmente diabólico!

    • Nilson's Gravatar Nilson
      October 11, 2012 03:11 Permalink

      Rosana, não sei de onde você é e como é a sua realidade ai, mas aqui esta pior ainda, a coisa ta muito feia! Se a sua realidade for diferente me avise que quero mudar para o seu mundo….

  5. José's Gravatar José
    September 21, 2012 15:13 Permalink

    Não vou comentar os inúmeros exemplos de preconceito, sobretudo contra as mulheres. Trata-las como prostitutas, como vadias, é ofensivo. Imagino como isso fica na cabeça das adolescentes e jovens, que já sofrem tantas formas de pressão e mesmo de abuso.rnO que me parece mais grave, no entanto, é o argumento central: \”tudo é causa da dissociação entre ato sexual e procriação\”. Essa relação, de fato, era a única possível para a hierarquia católica, antes do Concílio Vaticano II. Com o Concílio, viu-se que a riqueza da relação do casal está justamente na capacidade de associar procriação (coisa que todos os animais fazem, e seríamos iguais a eles se fosse só essa a razão do casamento) e afeto. Tanto é verdade que a Igreja aceita o método natural, que supõe o ato sexual conscientemente feito no momento em que não vai haver (com grande probabilidade) geração. Penso que a Canção Nova deveria entrevistar outros teólogos, com posições mais conformes à doutrina moral católica.

    • chico's Gravatar chico
      September 21, 2012 15:30 Permalink

      JosérnrnEu concordo com seu argumentos sociais e teológicos. Além do mais, fica claro o tom de frustração e de ressentimento que esse padre carrega em sua fala. Uma boa terapia poderá ajudar…

    • Andrei's Gravatar Andrei
      January 10, 2014 19:45 Permalink

      Por gentileza, me mostre em qual documento do concílio vaticano 2 atesta o que você tem defendido?

  6. Roberta's Gravatar Roberta
    September 21, 2012 15:27 Permalink

    Olá galerinha do DESTRAVE, tudo bem? Gostaria de dar um pequeno testemunho acerca desse tema, tão polêmico, complicado, mas de suma importância.rnTudo começou há uns 2 anos e meio atrás quando comecei a namorar um rapaz também da Igreja Católica, que participava junto comigo do grupo jovem e de outras atividades da igreja. Com o tempo, a nossa intimidade foi aumentando, e junto com ela o desejo de ser do outro e de ter o outro mutuamente. Nos deixamos levar, e quando percebemos já havíamos excedido todos os limites: estávamos vivendo em pecado. =( Me afastei da Eucaristia, e isso me matava cada vez mais por dentro, eu sabia que estava errado, que eu havia atropelado o tempo de Deus, mas não tinha forças pra voltar atrás. Por conta disso, vieram as crises no namoro, pois meu ex namorado não entendia a importância nem a necessidade da castidade, não entendia nem aceitava quando eu explicava pra ele. Durante um bom tempo eu ainda tentei lutar sozinha, mas percebi que isso ia muito além de mim, e que eu poderia escolher apenas por mim, e não pelos dois. Optei por terminar o namoro, há cerca de 5 meses, e não me arrependo, pois sei que hoje, aos 20 anos, vivo na vontade de Jesus, vivo na graça! Ainda gosto muito do meu ex (que hoje, graças à Deus entende a importância da castidade, e luta para vive-la), e sei que ele também gosta de mim, mas esperamos o tempo de Deus. Se for da vontade d\’Ele que fiquemos juntos, Jesus nos aproximará novamente, mas dessa vez no momento certo e da forma certa, para vivermos um namoro santo e caminharmos juntos, guiados pelo Espírito. Se não for da vontade de Jesus, Ele me enviará outro \”José\”, e terei em meu coração a certeza de que eu preparei o meu ex para a sua \”Maria\” (rsrsrs). Não nos cabe saber como será nosso futuro, isso cabe apenas ao Bom Deus. Então, permanecemos rezando, confiando e esperando, pois as promessas de Cristo para nós são sempre vivas, e SEMPRE se cumprem! VALE A PENA ESPERAR! =D

    • Flavio's Gravatar Flavio
      September 21, 2012 15:43 Permalink

      Roberta,rn Ótimo testemunho! Parabéns pela perseverança!

      • Roberta's Gravatar Roberta
        September 21, 2012 16:14 Permalink

        Obrigada Flávio! Perseverar não é fácil, mas sei que vale a pena! :) rsrsrs Paz e bem!

      • Roberta's Gravatar Roberta
        September 21, 2012 16:16 Permalink

        Obrigada Flávio! Perseverar não é facil, mas sei que vale a pena! =D

    • Julio's Gravatar Julio
      September 21, 2012 15:50 Permalink

      Olá Roberta que bonito, que lindo exemplo! Parabéns, que seja feita a vontade de Deus na vida de vocês! Deus abençoe, sempre

      • Roberta's Gravatar Roberta
        September 21, 2012 16:18 Permalink

        Amém, Julio, e obrigada! Fico feliz ao perceber que mais pessoas me entendem, respeitam e apoiam a minha decisão! =D Paz e bem!

  7. Auxiliadora de Fátima Camargo Coelho's Gravatar Auxiliadora de Fátima Camargo Coelho
    September 21, 2012 15:30 Permalink

    Sempre quiz saber o que significa este símbolo, que está no começo do vídeo da revolução sexual.rnConcordo com o que foi dito. nasci nessa época,mas, não me deixei contaminar, creio que Deus me protegeu. Agóra passo para minhas filhas e todo jovem que passar pelo meu caminho,que o ato sexual é santo e maravilhoso, pois Deus o quiz. depende de nós, mantê-lo assim.

  8. FRANCISCO MARQUES's Gravatar FRANCISCO MARQUES
    September 21, 2012 15:41 Permalink

    Olá este Simbolo da imagem Esta equivocado sendo mostrado por uma instituição católica…rnÉ uma cruz de cabeça para baixo, também chamada de “pé-de-galinha”. Na década de 60 foi usada pelos hippies; também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa uma árvore de cabeça para baixo. Símbolo hippie da paz, mundialmente conhecido como \”cruz de Nero\” ou \”cruz quebrada\” e um dos muitos símbolos usados pelo movimento ocultista denominado Nova Era.Hoje em dia esse símbolo é adotado por seitas satânicas da nova era e geralmente é visto em shows de rock, além de ser um dos símbolos mais conhecidos do mundo. rnFiquemos atentos:rnNo âmbito religioso misturam também princípios filosóficos e místicos. Alguns instrumentos usados para esses fins são as pirâmides, filosofias orientais, energias cósmicas, cristais energéticos, amuletos, pensamentos positivos, esoterismo (cabala, horóscopo, mantra, mapa astral, Yoga, relaxamento, “ecologia”, aura em harmonia com o corpo, Yin Yang). Acredita-se que a humanidade, assim como todas as coisas, são UM (estão em unidade) com o Cosmos (ou \”Deus\”). Você mesmo assume-se como parte de Deus.rnO oculto, o misterioso, o esoterismo, a astrologia, destino, medicina alternativa com filosofias, estrelas influenciando as nossas atitudes, livros de auto-ajuda… Tudo isso faz parte da Nova Era. Esse movimento se sustenta em 4 pilares (Subestrutura científica, O uso de “doutrinas” das religiões orientais, Nova Psicologia e Astrologia). Dentro do prisma da \”Nova Era\” está a uniformização, principalmente a do sistema econômico, as “leis” da globalização, como percebemos em nossos dias, estão envolvidas nesse processo.rnAlgumas pessoas, principalmente de religiões cristãs, afirmam que o movimento \”Nova Era\” não passa de uma fraude, a qual prepara o terreno para o surgimento do Anticristo, onde serão unificadas as religiões.

  9. Roberta's Gravatar Roberta
    September 21, 2012 16:09 Permalink

    Gente, pelo amor de Deus… Será que NENHUM de vocês ai em cima, além de Ronald, consegui entender claramente o que o padre Paulo Ricardo quis dizer? Eu concordo 100% com ele em TUDO, e não achei nem um pouco machista!! ABRAM OS SEUS OLHOS E OUVIDOS, PELO AMOR!!! O que o padre quis dizer é que antigamente as meninas aprendiam a ser mães desde pequenas, e que infelizmente hoje em dia não são mais educadas para isso… Não é proibido nem errado usar salto, roupas mais modernas, maquiagem ou assessórios como nós mulheres tanto gostamos! Mas o que o padre quis dizer é que HÁ UMA COISA PARA CADA TEMPO!! E eu concordo plenamente quando ele fala das roupas. Acho que crianças devem se vestir como CRIANÇA, e mulheres como ADULTAS, e não como ADÚLTERAS!!! E infelizmente não é isso que acontece na nossa sociedade atual. Eu me sinto muito mais ofendida, enquanto mulher, quando vejo essas menininhas rebolando até o chão, sendo chamadas de \”cachorras, periguetes, novinhas, maça, morango, pera, frutapão, salada de frutas…\”, do que quando ouço um homem falando de forma um pouco machista, apesar de que o padre Paulo não foi NADA machista, NADA!! Acho que ele realmente precisa rezar MUITO, MAS MUITO MESMO, pela juventude e pela humanidade, e principalmente por pessoas que, como vocês, se deixam cegar pela ignorância espiritual e não conseguem perceber a riqueza das palavras desse Padre, e nem conseguem entender a importância de cada vírgula que ele diz! Eu não me senti ofendida sabe por que?? PORQUE NÃO ME VISTO NEM ME COMPORTO DE MANEIRA INADEQUADA, ENTÃO A CARAPUÇA NÃO ME SERVIU!! ;) CUIDADO MENINAS, CUIDADO MENINOS… CUIDADO COM O QUE A SUA CONSCIÊNCIA TE ACUSA… SE A CARAPUÇA SERVIU TÃO BEM, E SE AS PALAVRAS DO PADRE LHE PESARAM TANTO, É HORA DE MUDAR!!! ;) #FicaDica

    • José's Gravatar José
      September 21, 2012 17:41 Permalink

      Vc disse:rnEu me sinto muito mais ofendida, enquanto mulher, quando vejo essas menininhas rebolando até o chão, sendo chamadas de \\”cachorras, periguetes, novinhas, maça, morango, pera, frutapão, salada de frutas…\\”, do que quando ouço um homem falando de forma um pouco machista, apesar de que o padre Paulo não foi NADA machista, NADA!! rnrnUma coisa é criticar o uso das crianças, adultizá-las. Concordo plenamente (vestir criança de padre e freira também tem o mesmo efeito, ainda que piedoso). Outra coisa é dizer que vestir determinadas roupas ou maquear-se caracteriza alguém como \”prostituta\”. Minha mãe é da Canção Nova, ela se maqueia, isso a torna prostituta? Qualquer adolescente ou jovem que use uma mini-saia é vadia? Pe. Paulo foi machista, sim. Por que ele atacou tão veementemente as mulheres? rnA propósito, ninguém está discutindo seu argumento principal, que não é a castidade. Ele questiona o sentido da relação sexual de um casal. E isso está contra a Igreja!

    • Juca's Gravatar Juca
      September 21, 2012 17:44 Permalink

      O maior problema Roberta é ter olhos, ouvidos e coração voltados para somente um ponto de vista. O padre fala de uma única perspectiva, a DELE. Nem a Igreja pensa assim (veja o comentário do José). Por que o ponto de vista DELE e SEU são certos e os outros estão todos errados? O mundo é plural e temos que promover discussões, sem aceitar o que está pronto e imposto como verdade. Somos criativos para construir, mudar nossa realidade e transformar o mundo. Sinceramente, sinto penas de jovens vendados. A vida pode ser muito mais bonita, leve e sincera sem se apegar ao moralismo. Não acredito que existam meninas dessa geração tão fechadas e seguidoras de pontos de vista tão malucos. A fé, a religião e a vida são muito maiores que a opinião de um padre medieval. Vamos usar os meios de comunicação para favorecer diálogo e participação e não impor as próprias crenças #silenciopauloricardo #ficaadica

    • Rosana's Gravatar Rosana
      September 21, 2012 17:46 Permalink

      Que saber Roberta… voce está com saudade de sua vida passada!É a unica explicação para tanta empolgação em responder com tanta energia estas questões! Ele é machista, sim!

    • Juca's Gravatar Juca
      September 21, 2012 17:48 Permalink

      Sua participação foi enviada para nossa equipe. Obrigado!rnO maior problema Roberta é ter olhos, ouvidos e coração voltados para somente um ponto de vista. O padre fala de uma única perspectiva, a DELE. Nem a Igreja pensa assim (veja o comentário do José). Por que o ponto de vista DELE e SEU são certos e os outros estão todos errados? O mundo é plural e temos que promover discussões, sem aceitar o que está pronto e imposto como verdade. Somos criativos para construir, mudar nossa realidade e transformar o mundo. Sinceramente, sinto penas de jovens vendados. A vida pode ser muito mais bonita, leve e sincera sem se apegar ao moralismo. Não acredito que existam meninas dessa geração tão fechadas e seguidoras de pontos de vista tão malucos. A fé, a religião e a vida são muito maiores que a opinião de um padre medieval. Vamos usar os meios de comunicação para favorecer diálogo e participação e não impor as próprias crenças #silenciopauloricardo #ficaadica

  10. Ana's Gravatar Ana
    September 21, 2012 16:38 Permalink

    Imagino q a imagem escolhida é a imagem da q a juventude mais utiliza hj em dia. Q não tem nada a ver.rnQto ao q o padre escreveu concordo com tudo! Os homens hj em dia não respeitam as mulheres, por causa de algumas mulheres q querem ser vadias! Isto não é bom.rnOnde vamos parar com essa desordem! As pessoas viraram papel descartável. Não existe mais compromisso e fidelidade.

  11. Ir. Helena's Gravatar Ir. Helena
    September 21, 2012 17:39 Permalink

    Concordo em tudo com as palavras do Pe. Paulo e penso que alguns dos comentaristas não compreenderam de fato a mensagem.rnEle foi chamado de machista, mas o que o padre expôs aqui já tem sido falado há muito tempo, um exemplo disso é o saudoso Pe. Léo que expunha este tema abertamente também. E não há discordância entre o que ele diz e a Doutrina da Igreja. rnA relação sexual é unitiva e procriativa. O que o padre acusa no vídeo é uma cultura que prega o sexo apenas como satisfação egoísta e não como amor-doação. Enfim, ele não é um frustrado gente! É consciente de sua missão de pastor, de ANUNCIAR E DENUNCIAR!

    • Juca's Gravatar Juca
      September 21, 2012 17:50 Permalink

      Putz… Entrou uma irmã medieval agora…

    • Juca's Gravatar Juca
      September 21, 2012 17:51 Permalink

      #silencioirmahelena

    • chico's Gravatar chico
      September 21, 2012 17:52 Permalink

      Sabe do que Jesus chamaria esse Pe. Paulo Ricardo: de fariseu!

      • chico's Gravatar chico
        September 21, 2012 17:54 Permalink

        A Ir. Helena podia aproveitar o mesmo terapeuta desse padreco medieval!

    • José's Gravatar José
      September 21, 2012 17:56 Permalink

      Ir. Helena, andei pesquisando sobre esse padre Paulo. Fiquei sabendo que ele foi repreendido pelos bispos do Mato Grosso. Dizer que ele prega a doutrina da Igreja é desconhecer o que se fala hoje. Ele não diz uma palavra sobre o sentido do amor cristão, apenas desanda a falar mal das mulheres como um pregador do apocalipse. Será que é esse tipo de padre de que precisamos? Insisto, ninguém está tratando do argumento central. A teologia do padre é lamentável.

      • MARLUCIA's Gravatar MARLUCIA
        September 22, 2012 00:16 Permalink

        LENDO SEUS COMENTÁRIOS, GOSTARIA DE SABER SE VC É CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO?(TIPO: VAI A MISSA TODO DOMINGO, REZA O TERÇO TODOS OS DIAS, LÊ A BIBLIA TODOS OS DIAS,ETC, ETC, ETC, ETC,…)rnCARO, CONHEÇA ESTA IGREJA COM OS OLHOS DE JESUS E AMA-A, MAS VC SÓ CONHECERÁ SE TIVER VERDADEIRA INTIMIDADE COM DEUS, UM ENCONTRO PESSOAL COM ELE.rnESTAMOS SIM NADANDO CONTRA A MARÉ E LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS POR VC ACHAR QUE É MEDIEVAL, ARCAICO, POIS ASSIM SÓ CONFIRMA QUE ESTAMOS NO CAMINHO CERTO.

        • Flavio's Gravatar Flavio
          September 22, 2012 14:09 Permalink

          Muito bem Marlucia!! Amei a sua resposta. Mas a minha esperança, é que estas pessoas deixem de ser orgulhosas e sejam humildes em assumirem seus erros, que tenham sabedoria, que busquem as respostas verdadeiramente. Parece-me que elas ficam rodeando, querendo encontrar motivos pela metade, meias verdades, hora atacam a pessoa do padre, hora atacam suas vestimentas, hora sua história, usam de momentos mal contados. Penso que se nunca tivessem dito nada aqui, ganhariam mais tempo buscando as respostas verdadeiras.

  12. Alex's Gravatar Alex
    September 21, 2012 17:50 Permalink

    Corrigir o pecado não é ser moralista, mas sim ser cristão. Defender a moral não é ser machista, mas sim ser coerente com a doutrina católica. Gostando ou não, a verdade não vai mudar por causa de ninguém, pois ela é una, e já foi revelada.

  13. Juca's Gravatar Juca
    September 21, 2012 17:58 Permalink

    José, Chico e Rosana, de onde vocês são? Temos que conversar mais sobre nossos pontos de vista e conversar mais com esse grupo de \”advogados do Padre Paulo\”.

    • Flavio's Gravatar Flavio
      September 22, 2012 13:56 Permalink

      Estes três devem ser algum digamos, com todo respeito aos Padres, \’padrecos\’ invejosos, da teologia da libertação ou sei lá o que, usando pseudômenos. Não se preocupe Juca, eles são covardes, não vão dar a cara a bater, e ficam soltando palavras desmedidas aqui. Meias palavras, meias verdades têm gerado muita enganação e confusão às pessoas.

  14. Luciane's Gravatar Luciane
    September 21, 2012 18:42 Permalink

    Perfeito Pe.É isso ae.rnA sociedade hj, baniliza toda e qualquer valorização do corpo.rnPoucos tem a conciência que nós somos templo do Espirito Santo, Deus habita em nós.rnNosso corpo é emprestado e estamos de passamos nesse mundo. Para DEUS vale muito o que fazemos e como fazemos para cuidar do que ELE nos da a todo tempo.

  15. Rafael's Gravatar Rafael
    September 21, 2012 19:15 Permalink

    Muito boa a matéria, concordo com tudo que o Padre disse, e fiquei sem entender a revolta de alguns irmãos, deferindo ódio gratuito ao Padre. Parabéns e obrigado Padre Paulo por tudo q tem feito, acompanho suas aulas e seu site tem me ajudado e acrescentado muita informação valiosa e agradeço ao Destrave pela matéria, espero que muitos possam abrir os olhos!!rnrnFiquem com Deus

  16. lobão's Gravatar lobão
    September 21, 2012 19:43 Permalink

    Quando Deus levanta um profeta, a nação treme. É mais ou menos isso o que acontece quando se fala do Padre Paulo Ricardo, é um sacerdote fiel ao papa e à Igreja. O problema é que muitos de nós que levantamos a bandeira do cristianismo, levantamos a ideia de um cristianismo muito light, ou seja, tudo é permitido em nome do politicamente correto. Jesus amou todos os pecadores, porém, Ele foi bem claro dizendo: \”se é sim que seja sim, e, se não que seja não\”, amar não é passar a mão na cabeça, mas é corrigir quem se ama para o seu bem, muitos dizem por aí que se Deus não tomar uma atitude para as situações de pecado que vemos hoje Ele deveria pedir perdão a Sodoma e Gomorra, e por falar em sodoma e gomorra, como será que começou todo o hábito de pecado praticado por elas? Será que caminhamos para algo melhor? Algo diferente? Não sabemos.rnUma coisa é certa, ser cristão é seguir à Cristo, e não há como segui-lo sem viver a radicalidade do Evangelho. rnFora disso acabamos nos tornando fantoches nas mãos de pessoas cruéis que só querem matar a nossa fé, e nos usar para levantar, mesmo sem saber, a bandeira que eles querem: \”Não existe verdade, e, tudo é permitido\”

  17. José Ricardo's Gravatar José Ricardo
    September 22, 2012 01:59 Permalink

    Gostei muito das palavras do Pe, e dos comentários a favor, pois sou cristão, e asim acredito, qanto aos comentários contra, rogo a Deus que tenha misericórdia desses filhos amados pois precisam muito abrir os olhos e que isto aconteça em tempo de serem salvos por Jesus que morreu na cruz pela nossa salvação.

  18. Flavio's Gravatar Flavio
    September 22, 2012 12:05 Permalink

    As palavras são duras, mas é a verdadeira realidade. O Padre citou as mulheres, pois elas são as que mais sofrem com esta sociedade criada sem valores humanos verdadeiros. As mulheres sofrem porque têm filhos, ou porque não os têm, porque têm que usar métodos para não engravidarem, decidirem se devem ou não abortarem seus bebes, são incentivadas a perderem a virgindade de qualquer forma e imaturamente, são cobradas muitas vezes a se dedicarem ao trabalho, ao estudo, e ainda aos afazeres domésticos e compromissos familiares, e todos estes pesos, todos estes fardos para pagar o custos de uma sociedade alienada, apegada a valores ligados a coisas e ao egoísmo, e não ao amor a si próprio e ao próximo, e cito este apego não somente a coisas materiais, mas também ao sucesso profissional e social. Querem saber da realidade, vão estudar conhecer a fundo a realidade e os caminhos realmente diabólicos deste mundo. Precisamos de homens como o Padre, santos, que nos indiquem os caminhos certos. Parabéns Padre pela sua coragem, e que as críticas ferozes o santifiquem!

  19. Flavio's Gravatar Flavio
    September 22, 2012 12:30 Permalink

    José você precisa manter a calma! O radicalismo em chamar pessoas de prostitutas não é exagero, se esta forma soa pouco suave, penso que Jesus também teve palavras duras em momentos cruciais, e o Padre tem conhecimento de sobra e usa exemplos em dizer que a sociedade é alienada. Meu Caro, todos somos bombardeados diariamente por estes valores anticristãos e RADICALMENTE BOMBARDEADOS, a prostituição não está somente no prostíbulo, está na televisão, na internet, nas escolas, nas noites, dentro dos lares, nos homens e nas mulheres. Isto significa que muitos dos costumes que temos hoje, de roupas, etc., que sejam “naturalmente aceitos”, e que fogem muito ou pouco do que seria destruição de valores morais, familiares… são citados ao extremo como forma de alerta (ACORDA, CUIDADO, ESTE MUNDO É ASSIM!!), por isto não se assuste, não se sinta ofendido, o mundo não vai mesmo compreender Jesus, pois esta realidade não é própria Dele. Se todos os padres fossem radicalmente assim ao falarem, talvez as igrejas fossem mais vazias, mas teriam mais qualidade, e não seria qualquer um que teria coragem de dizer que é católico.

    • José's Gravatar José
      September 24, 2012 12:02 Permalink

      Flávio, deixe-me esclarecer minha posição. Como católico, discordo da visão do padre Paulo em relação a sua forma de compreender a moral cristã. É fácil pegar textos ou conceitos e manipulá-los segundo os próprios interesses. Para fazer sucesso, seu discurso é marcado pelas invectivas, pela condenação. Não é um discurso amoroso, mas polemizador. Não constroi a unidade, mas divide para poder reinar. Desculpe-me, mas Jesus não era assim. Se ele falou palavras duras, até palavrões (raças de víboras), foi justamente contra os sacerdotes, escribas e fariseus, os que se achavam conhecedores da lei. Lembremos, \”as prostitutas nos precederão no Reino dos Céus\”. Buscar um mundo melhor, com mais respeito às mulheres, com dignidade da vida, é o que todos queremos.

  20. gi's Gravatar gi
    September 22, 2012 14:14 Permalink

    Eu acho que ele exagera quando diz que antes as meninas brincavam com bonecas semelhantes a bebês e hoje brincam om bonecas do tipo Barbie, tenho 35 anos e brinquei com os dois tipos…ou seja, isso nao é nenhuma novidade, nao tiro dele toda razão, mas acho alguns pontos um pouco exagerados, todavia, acredito que devemos olhar as opiniões diversas e analisar cada ponto, realmente ter que continuar depois de varios partos com o corpo de uma adolescente, ou de uma mulher que nunca teve filhos, sucita uma inclinação crescente a busca de assemelhar-se cada vez mais às adolescentes, visto que a dolescencia é um tempo de transição varivel ede uma cultura para outra estendendo-se hoje até os 25 anos e ser \”velho\” é uma ofensa imperdoavel, realmente, de um modo geral o que se vê é uma tendencia a querer ser e agir com jovem eternamente, porque o contrário causa angustia e disso muito do comportamneto dos adultos vem mudando a ponto de os pais muitas vezes fugirem um pouco de seus papeis como forma de acompanhar as \”exigencias\” do mundo atual, o que as vezes causa uma brecha e custa um alto preço, dai é mais facil romper um relacionamento de anos e começar outro do que tentar renovar um mais antigo, já que hoje só não rejuvenecemos continuamente o corpo fisico ao que ele era na adolescencia porque a mecidina ainda nao chegou la, mas tem tornado-se quase uma obrigação continuar com atitudes e aparencia de jovem ao longo da vida, o que assusta nao é nem a morte em si, mas ficar velho tem sido o maior drama do nosos tempo, de modo crescente, a humanidade ainda nao aprendeu a lidar com isso e vem reagindo de modo cada vez mais combativo a TUDO que pareça velho, seja a aparencia ou os valores, uma coisa puxa outra porque tudo esta interligado e a falta de coerencia esta nos levando para um futuro dificil de ser imaginado, nao so nas relações interpessoais mas em todo o restante.

  21. Eda Maria's Gravatar Eda Maria
    September 22, 2012 15:23 Permalink

    Pe Paulo Ricardo, tú és um santo homem!!!! Feliz de de quem escuta e segue seus ensinamentos.rnObrigada Pe Paulo ricardo em se manifestar sobre esse tema. Parabéns!!!

    • Rosana's Gravatar Rosana
      September 24, 2012 11:53 Permalink

      Minha cara Eda o que voce entende por santidade? Quantas biografias de santos voce já leu? Qual é o princípio básico da santidade…os santos viveram e respiravam o amor e o respeito a Deus e ao próximo! O pe. Paulo respira preconceito e desrespeito, prncipalmente em relação as mulheres! Como comparar padre Paulo com São Francisco, pe. Pio, Santa Faustina, Madre Teresa, papa João Paulo II e tantos outros…pe. Paulo Santo? Por favor Eda!!!

  22. Jhonny Alves's Gravatar Jhonny Alves
    September 22, 2012 15:49 Permalink

    Chico,vc nem ao menos sabe que anonimato é crime,imbecil.Esse cara q vc chama de \”Zé mané\” tem mais cultura que vc e toda sua família junta.Já ouviu falar em Herbert Markuse?Antonio Gramsci?Acho que não né?Então não comente quando no mínimo não sabe-se o que dizer, além de um comentário pejorativo e derivado de alguém que realmente não detém o mínimo de cérebro desenvolvido.Abraço e Tsique tudo bem?Ah não vale jogar essa palavra no Google tradutor mané.

  23. José's Gravatar José
    September 22, 2012 17:30 Permalink

    Gostaria de continuar a provocação, não porque estou com raiva e quero desfazer tudo. Acredito que precisamos discutir, ter a maturidade de analisar os pontos, ver o que está bom, tomar decisões. Queria perguntar, por exemplo, se realmente estamos no pior dos mundos, cheio de pecado, e se gostaríamos de voltar aos \”bons tempos\”. No começo do século passado, as mulheres não podiam vestir calça, tinham que ficar com a cabeça coberta e se sentavam separadas dos homens nas igrejas. Não podiam fazer leituras, não ajudavam no altar, não podiam ler a bíblia, muito menos fazer cursos de teologia. Naquela época, as crianças vestiam roupas de adultos também, as que se usavam na época. Não foi bom que as coisas tenham mudado? Na questão sexual, as mulheres se dividiam em mães de família, para cuidar dos filhos (eram as procriadoras, quase que unicamente) e as mulheres da vida, essas para os prazeres. Não se admitia na relação do casal intimidades, porque isso era coisa de vagabunda (para se fazer com as prostitutas). Será que aquele mundo era, necessariamente melhor que o nosso? Queremos voltar lá? Considero muito válidas as observações sobre o uso da mulher hoje, sobre banalizações etc. Mas

  24. Franciele's Gravatar Franciele
    September 22, 2012 22:00 Permalink

    Siga com sua missão Pe. Paulo Ricardo! Que Deus o abençoe e lhe dê forças. Minhas preces.

  25. Rafaela's Gravatar Rafaela
    September 22, 2012 22:53 Permalink

    A parte que ele se refere sobre \” é legal ser vadia\” – slut em inglês, nada mais é do que ignorância distorcendo os fatos. E não é a primeira vez que vejo esse padre em específico fazendo isso.rnrnA marcha das vadias – Slut walk – nada mais é do que um protesto contra o machismo. Calma, eu explico. Em uma universidade americana um guarda ao orientar as alunas contra o estupro disse a seguinte besteira \” não se vistam como vadias\” – ou seja, culpabilizou as mulheres pela atocidade dos crimes sexuais. O meu conceito de vulgar pode ser muito diferente do seu, do vizinho, de outro país… mas independente da roupa ninguém tem o direito de VIOLAR O CORPO DE NINGUÉM. Roupa não é convite para um ser humano, dotado de inteligência, agir como um animal egoísta que vê o outro como objeto e o toma a força. rnrnA frase \” é legal ser vadia\” – é irônica! É uma frase chamativa para forçar a sociedade a pensar. Avançamos tanto e os homens ainda agem como animais no quesito sexo. Boa parte ao menos. Boa parte de pedófilos no mundo, de desviados sexualmente, de estupradores – e o pior: a sociedade machista APOIA esse comportamento. Apoia quando culpabiliza a criança e a mulher violentada. Estamos sempre tutelando o comportamento feminino, mas ninguém se dá ao trabalho de ensinar os homens a NÃO ESTUPRAR! Sentimos vergonha do comprtamento feminino, mas não falamos NADA do masculino. rnrnTá na hora de pensar, né? Pegar uma frase e jogar ao vento para embasar pensamentos, distorecndo fatos equivale a pegar um versículo bíblico e dizer que só porque leu ele, sabe e pratica a Bíblia inteira.

  26. samara's Gravatar samara
    September 22, 2012 23:30 Permalink

    creio que as mulheres não se valoriza , cheio ao um ponto tão critico que os homem não pensam em casar porque as mulheres só pensam em se comportararem como prostitutas em segundo lugar uma coisa que eu tive observando que a propria midia ensina isto os conteúdo de certos filmes com sensura para maiores 16 anos hoje em dia contém muitas cenas sexo , contém cenas de traição de adultério algumas músicas atuais tem apelação para a sensualidade cade aquelas canções que fala de amor fala da vida do campo hoje em dia não tem o mundo não tem condição moral para se educar um filho moral e etica porque se você não se enbriaga ou vive nas baladas da vida você não tem voz e nei vez não amigos você ser toma uma pessoa cafona cade os principios eticos da nossa sociedade cade os valores morais passado pelo os nossos país , há 10 anos atrás se mãe solteira era o fim do mundo hoje em dia é comum uma mulher ter um filho de cada pai

  27. Patricia's Gravatar Patricia
    September 23, 2012 18:13 Permalink

    Sexo não é só procriação, mas tem de se concordar que, nem que seja um pouquinho, tem a ver com reprodução sim!rnrnNinguém quer voltar ao passado no que ele tinha de pior: separação entre homens e mulheres, mulheres divididas entre procriadoras e vadias. Mas achar que todas as mudanças foram para melhor também não é correto. O modelo de mulher proposto pelo mundo de hoje não é saudável para as próprias mulheres. Os brinquedos infantis não geram os comportamentos, mas são sintomas da mentalidade atual de desqualificar a maternidade e incentivar a aparência de juventude eterna, mesmo a custa da saúde. Porque hoje se acha que criar uma criança toma muito tempo, dinheiro, sono, e estraga o \”corpitcho\”. Então tome plástica. Não é errado fazer plástica, cuidar do corpo ou se maquiar. A atitude egoísta da aparência em primeiro lugar, do viver ao máximo esta vida, e do descartar as pessoas (bebês, namorados, idosos) é que é motivo de crítica. rnrnParabéns ao Pe. Paulo. O seu apostolado é muito importante para provocar a reflexão nas pessoas.

    • José's Gravatar José
      September 24, 2012 12:11 Permalink

      Patrícia, vamos deixar o discurso pronto. Quantas pessoas, católicas e da Canção Nova, têm mais que dois ou três filhos hoje? Acha que isso é porque elas são insensíveis, não querem a vida, estão longe de Deus? Na vida moderna, com suas coisas boas e ruins, não dá mais para pensar em grandes famílias. Então é preciso, e é normal, que haja controle de natalidade. Outro ponto: as mulheres descobrem que sua vida não se resume a ficar em casa, cuidar dos filhos, esperar o marido. Buscam crescer profissionalmente, ser respeitadas, ter outros espaços. Isso representa mudanças. Há exageros, mas não invalida o caminho.

  28. eudes duarte das chagas's Gravatar eudes duarte das chagas
    September 24, 2012 13:36 Permalink

    Amados o padre está certo, a Igreja é a favor da PATERNIDADE RESPONSÁVEL, evite filhos com os metodos naturais, tenha quantos filhos vcs puderem Educar.Nós fomos criados para amar as pessoas e usar as coisas e hoje estamos USANDO AS PESSOAS E AMANDO AS COISAS, que pena depois da ONDA PILULA E CAMISINHA, a mulher não passa de uma máquina de fazer sexo, somente para ser Usada, é uma pena que elas sentem orgulho de serem vadias… Sexo é unitivo e procriativo, viver ele como Deus quer, SOMENTE NO MATRIMONIO, e viver a PATERNIDADE RESPONSÁVEL…Padre Paulo te amamos, sou seu fã, COMO JOVEM CATOLICO DE 28 ANOS, VIVO A CASTIDADE, E TEREI UM CASAMENTO SANTO, graças aos seu ensinamentos, valeu sou seu fâ

  29. Nilson's Gravatar Nilson
    October 11, 2012 03:04 Permalink

    Eu ligo e ligo muito!!!rnPor a caso a sociedade sera melhor fazendo tudo aquilo que ele disse ser errado? nem precisa responder, se continur por esse caminho, num futuro próximo teremos a resposta (muitos já sabem outros precisão de ver para crêr)!

  30. Leonardo's Gravatar Leonardo
    December 19, 2012 00:20 Permalink

    Difícil acolher essa palavra do Padre Paulo?rnÉ o ser humano ainda esforçado em justificar e reivindicar seu \”direito\” de comer do fruto da árvore de ciência do bem e do mal…

  31. Laura's Gravatar Laura
    February 23, 2013 17:51 Permalink

    QUE MERDA DE TEXTO ….me DESCULPA padre mais isso não funciona assim.