A perseguição do século XX e o terceiro segredo de Fátima

A Igreja Perseguida / Reportagens

O século XX pode ser considerado o século com o maior número de mártires de toda a história do cristianismo. Em Fátima, Nossa Senhora já alertava a Igreja sobre a perseguição que se espalharia pelo mundo

Tal como aconteceu no início do Cristianismo, o século XX também pode ser considerado o século dos mártires. Foram milhares de igrejas e conventos destruídos por regimes totalitários e o número de cristãos presos, torturados e mortos por confessarem a fé em Cristo superou os de toda a história.

“No Jubileu do ano 2000, o Papa João Paulo II fez uma celebração para lembrar os mártires do século XX. O Pontífice disse que só este século produziu mais mártires do que toda a história da Igreja”, contou o professor Felipe Aquino, professor de Teologia.

Veja a reportagem sobre a Igreja do século XX

::Tenha este conteúdo no seu dispositivo móvel
:: Curta nossa página no Facebook 
:: Compartilhe no Google+ 

Estes dados estão de acordo com um relatório de 2011 do Centro de Estudos das Novas Religiões (CESNUR) e apresentado em um seminário organizado pela Universidade Pontifícia Lateranense de Roma. Segundo o diretor do estudo, um sociólogo italiano chamado Massimo Introvigne, o número de martírios cristãos, no mundo, chega a 70 milhões, 45 milhões dos quais aconteceram no século XX.

Os regimes totalitários foram os que mais perseguiram o Cristianismo neste tempo. A Revolução Russa (1917), por exemplo, levou à morte cerca de 17 mil sacerdotes e 34 mil religiosos. O Comunismo declarou a religião como subversiva e inimiga do Estado. Igrejas, conventos e seminários foram fechados e destruídos. São incontáveis os números de mártires em países como União Soviética, Lituânia, Romênia, China, Vietnã, Camboja e Cuba.

A Santa Sé, por exemplo, entendeu que as mensagens de Nossa Senhora de Fátima estão profundamente ligadas a esta era dos mártires do século XX. O terceiro segredo – que muito se fantasiava sobre seu conteúdo – faz menção à opressão da Rússia sobre o mundo e sobre o martírio de milhares de padres, bispos e religiosos. (leia a interpretação do segredo feito pela Congregação para a Doutrina da Fé)

A imagem do Terceiro Segredo de Fátima mostra claramente os mártires do século 20, sobretudo os cristãos mortos durante o regime comunista

Assim irmã Lucia descreve o terceiro segredo:

“Vimos ao lado esquerdo de Nossa Senhora, um pouco mais alto, um anjo com uma espada de fogo na mão esquerda; ao centilar, despedia chamas que pareciam incendiar o mundo; mas apagavam-se com o contato do brilho que, da mão direita, expedia Nossa Senhora ao seu encontro. O anjo, apontando com a mão direita para a terra, com voz forte disse: ‘Penitência, Penitência, Penitência!’ E vimos, numa luz imensa que é Deus, ‘algo semelhante a como se veem as pessoas num espelho quando lhe passam por diante”. Um bispo vestido de branco; ‘tivemos o pressentimento de que era o Santo Padre’. Vários outros bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas subiram uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande cruz de troncos toscos, como se fora de sobreiro com a casca. O Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade meia em ruínas e, meio trêmulo, com andar vacilante, acabrunhado de dor e pena, ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho. Chegado ao cimo do monte, prostrado de joelhos aos pés da grande cruz, foi morto por um grupo de soldados que lhe dispararam varios tiros e setas, e, assim mesmo, foram morrendo um atrás outros os bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, e várias pessoas seculares, cavalheiros e senhoras de várias classes e posições. Sob os dois braços da cruz estavam dois anjos, cada um com um regador de cristal na mão; neles recolhiam o sangue dos mártires e com ele regavam as almas que se aproximavam de Deus.”

Irmã Lúcia, durante um encontro com o Cardeal Tarcísio Bertrone, então secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, antes da divulgação do segredo, disse que os segredos contidos na mensagem de Fátima se referem à luta do Comunismo ateu contra a Igreja, os cristãos e os mártires produzidos nesse século.

Veja mais sobre o tema:

O desafio de ser um jovem cristão na modernidade

O martírio dos primeiros cristãos

Como vivem os cristãos perseguidos hoje?

.

Tem algo a dizer sobre o tema? Participe!

 

6 Comments to A perseguição do século XX e o terceiro segredo de Fátima

  1. Evódia Franco's Gravatar Evódia Franco
    January 2, 2013 19:54 Permalink

    Incrível!!!

  2. Terezinha Sobreira's Gravatar Terezinha Sobreira
    January 3, 2013 11:09 Permalink

    Meus parabéns ao autor do texto acima!rnNunca havia entendido direito porque o séc. XX foi a época em que houve maior número de mártires na História da Igreja. rnAgora, compreendi bem, como o deve ter feito inúmeros outros: Rússia comunista e as perseguições… Fato que ninguém pode contestar, pois foram e são divulgados pela imprensa.

  3. ARIVILSON DOURADO RAMIRES's Gravatar ARIVILSON DOURADO RAMIRES
    January 3, 2013 14:32 Permalink

    OLÁ BOA TARDE! MEU NOME É ARIVILSON DOURADO RAMIRES, SOU DA CIDADE DE CORUMBÁ/MS, GOSTARIA DE TER ESSE ASSUNTO EM MEU EMAIL PARA PODER LER, DESCULPE AINDA NÃO ESTOU 100% DE INFORMÁTICA E NÃO ESTOU CONSEGUINDO ENVIAR PARA MEU EMAIL, SRSRSR, DESCULPEM, POR ISSO, PEÇO A GENTILEZA DE ENVIAREM PARA O MEU EMAIL ESSE ASSUNTO E PRINCIPALMENTE A INTERPRETAÇÃO DO SEGREDO FEITO PELA CONGREGAÇÃO DA DOUTRINA DA FÉ. (ramires_dourado@hotmail.com)rn OBRIGADO! QUE DEUS OS ABENÇOE, QUE OS ANJOS OS PROTEJAM E SALVE MARIAAA.

  4. Carlos macmartan's Gravatar Carlos macmartan
    January 3, 2013 14:35 Permalink

    eu não acredito nestas coisas, mas, algo deve ser feito e com urgência pela igreja catolica. A liberdade da humanidade esta nas mãos da igreja catolica. E padres,bispos que hoje vejo,são lentos e lerdos nas atitudes. O padres, tão preparados, e por demais despreparados. Cresce o numero de evangelicos e islamicos e com eles o fundamentalismo nocivo ao homem.

  5. Renata de Cássia Cruz's Gravatar Renata de Cássia Cruz
    January 3, 2013 20:53 Permalink

    No final do ano de 2012 miinha deu um calendario de nossa sennhora de fatima para mim mãe pois ela não segue nehuma religiao,e outra irmã da minha mãe ela vou visitar ela deu uma foto da imagem de nossa senhora de fatima pois tambem não e catolica fiquei muito feliz de elas não jogaram aos calendario e foto de Nossa Senhora de fatima eu acho que um sinal que devemos sempre pedir pela sua intercessãopela nossa igreja por mesmos e por que precisa acreditar na sua intercessão

  6. Maria Djameire Pereira Lira's Gravatar Maria Djameire Pereira Lira
    January 6, 2013 19:57 Permalink

    Jesus ensina-nos a rezar e perserverá.Agradeço muito a Jesus Misericordioso por graças alcançadas e Nossa Senhora mãe de Jesus que com Ela também alcancei muitas graças.Abençoa Senhor a minha família e as do mundo inteiro.Devemos rezar também pela nossa igreja Católica Apostólica Romana.Rezem pela paz do mundo inteiro.